O que é um hemocomponente?

Perguntado por: Henrique Davi de Faria  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

Hemocomponentes são os produtos gerados em serviços de hemoterapia através de técnicas de centrifugação que permitem o fracionamento da bolsa de sangue total em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.

Quais são os principais hemocomponentes?

Hemocomponentes
  • Sangue total (ST) O sangue total é classificado em fresco e estocado. ...
  • Concentrado de hemácias (CH) ...
  • Plasma fresco congelado (PFC) ...
  • Concentrado de plaquetas (CP) ...
  • Crioprecipitado (CRIO) ...
  • Indicações de uso dos hemocomponentes.

O que são hemocomponentes?

Obtido após o fracionamento do sangue total. Deve ser congelado até 8 horas após a coleta e armazenado a temperatura de, no mínimo, 20º C negativos.

O que é Hemoderivado e hemocomponentes?

Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químicos são denominados hemoderivados. A Figura 1 apresen‑ ta os produtos originados a partir do sangue total. Existem duas formas para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total.

Qual é o conceito de hemotransfusão?

Inicialmente precisamos entender o que é a hemotransfusão. É a transferência de sangue ou de um hemocomponente (componente do sangue) de um indivíduo (doador) a outro (receptor).

O que são hemocomponentes

41 questões relacionadas encontradas

O que é crio no sangue?

Crioprecipitado (CRIO) – é um precipitado originado do descongelamento do PFC em temperatura de 4° C, rico em fator VIII, fator XIII e fibrinogênio. É utilizado em pacientes com deficiência de fatores de coagulação (fibrinogênio e outros).

Quais são as reações transfusionais?

Os principais sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas são: dor torácica, dor no local de infusão, dor no abdome e flancos, hipotensão grave, febre, tremor (que pode ser intenso), prurido, urticária, placas eritematosas, edema de glote, broncoespasmo, choque anafilático, dor nas costas, dispneia, ...

Quais os hemocomponentes e derivados?

Assim, a partir do sangue total retirado do doador, a hemoterapia produz quatro componentes separados a partir de processos físicos de centrifugação e congelamento: hemácias (glóbulos vermelhos), plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Quais são os tipos de hemoderivados?

A albumina, as imunoglobulinas, os complexos protrombínicos e os fatores de coagulação são alguns exemplos de hemoderivados.

Quais são as indicações para uso de hemocomponentes?

É indicado nas seguintes situações: Politransfundidos; Renais crônicos*; Hemoglobinopatias e outras Anemias Hemolíticas Hereditárias; Duas reações febris não hemolíticas prévias; Imunodeficiências congênitas; Candidatos a transplantes e transplantados de medula óssea (TMO) e órgãos sólidos; Patologias onco- ...

Como é obtido os hemocomponentes?

Hemocomponente obtido por centrifugação de bolsa de sangue total com posterior congelamento. Consiste na porção líquida do sangue, que contém água, proteínas e íons, dentre outros. É conservado a temperatura inferior a -20º C e contém todas as proteínas (fatores) da coagulação sanguínea em níveis hemostáticos.

Quais são os produtos derivados do sangue?

Derivados do sangue
  • Glóbulos vermelhos.
  • Plaquetas.
  • Plasma.
  • Glóbulos brancos.

Como são obtidos os hemocomponentes?

Existem duas formas possíveis de obtenção de hemocomponentes, a mais comum é por meio da coleta de sangue total, e a outra mais específica é pela aférese (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

Quantas unidades tem uma bolsa de plaquetas?

Por aférese: 1 unidade terapêutica para um adulto corresponde a um número igual ou maior que 3,0 x 10¹¹ plaquetas em uma bolsa com volume plasmático de 250 a 300 ml. Esta unidade terapêutica por aférese corresponde em média a 6 a 8 unidades de plaquetas randômicas; • Validade máxima de 5 dias a 22°C.

Quais os 4 componentes que o sangue transporta no nosso organismo?

Componentes do sangue
  • Plasma.
  • Glóbulos vermelhos.
  • Glóbulos brancos.
  • Plaquetas.

O que são hemocomponentes e hemoderivados Fale um pouco de cada um quais são quando são usados?

Hemocomponentes são produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação e congelamento) – incluem concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado.

O QUE É medicamentos hemoderivados?

Medicamentos hemoderivados são produtos farmacêuticos obtidos a partir do plasma humano, submetidos a processo de industrialização e normatização que lhes conferem qualidade, estabilidade e especificidade (2; 3).

Para que servem os hemoderivados?

O sangue total pode oferecer melhor capacidade de transporte de oxigênio, expansão de volume e reposição dos fatores de coagulação, tendo sido recomendado para a perda maciça e rápida de sangue.

Quando é indicado a hemotransfusão?

A transfusão de sangue só pode ser feita quando o tipo de sangue entre o doador e o paciente é compatível, sendo indicada em situações em que há grande perda e sangue ou líquidos ou quando há alteração no processo de produção das células sanguíneas ou componentes do sangue, como fatores de coagulação, por exemplo.

Quais são os tipos de transfusão de sangue?

Existem dois tipos de transfusão de sangue: transfusão alogênica, que usa sangue doado por outras pessoas, e transfusão autóloga, que usa o sangue da própria pessoa.

Qual a reação transfusional mais comum?

REAÇÃO FEBRIL: Reação mais comum na prática hemoterápica está geralmente associada à presença de anticorpos contra os antígenos HLA dos leucócitos e plaquetas do doador. Esta reação geralmente ocorre no final ou 1 a 2 horas após a transfusão. Apresenta febre e ou calafrios.

Quais são as reações transfusionais tardias?

Reação hemolítica tardia (RHT) pode ocorrer em um período que pode variar de 24 horas até cerca de 3 semanas depois da transfusão sanguínea. Essa reação é caracterizada pela hemólise das hemácias transfundidas, tal fato ocorre devido à presença de aloanticorpos que não são detectados nos testes pré-transfusionais.

Quais as reações transfusionais hemolíticas causado por uma incompatibilidade sanguínea?

Os sinais de reação hemolítica transfusional são sudorese, febre, dor torácica ou abdominal, náuseas, vômitos, dispneia, urticária (tabela 3). Entretanto, tais sintomas podem estar mascarados em um paciente anestesiado.

O que é o sangue total?

Sangue total é a bolsa de sangue coletada do doador, antes de ser submetida ao fracionamento. Apresenta todos os componentes sanguíneos, tendo aproximadamente 450 ml.

O que significa fracionamento do sangue?

a) Fracionamento: É a separação do sangue em seus componentes para transfusão (hemocomponentes). Nessa etapa o sangue total é fracionado em Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado.

Artigo anterior
Qual a diferença entre tubo de concreto pa1 e pa2?
Artigo seguinte
Qual valor do casamento no civil 2021?