O que é um estudo primário?

Perguntado por: Leandro Lourenço Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Estudos primários correspondem a investigações originais, que constituem a maioria das publicações encontradas nos periódicos médicos. Estudos secundários são os que procu- ram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com o registro resumido de achados que são comuns a eles.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Quais são os estudos secundários?

Logo, um estudo secundário pode ser definido como uma compilação de estudos primários, visando um objetivo ou uma pergunta de pesquisa específica. Dentre estudos secundários, podemos citar: meta-análises, surveys, revisões e mapeamentos sistemáticos e revisões bibliográficas.

Quais os tipos de estudos longitudinais?

Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.

O que são estudos originais?

São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

Setores da economia | primário, secundário e terciário

16 questões relacionadas encontradas

O que é estudo prospectivo e retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

O que é um estudo observacional retrospectivo?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

O que é um estudo coorte prospectivo?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

O que é um estudo paralelo?

Os estudos do tipo paralelo são ensaios clínicos longitudinais, prospec- tivos, aleatorizados e com mascaramento, sendo considerados como padrão ouro para evidenciar a eficácia da intervenção em investigações na área mé- dica (3, 5). Esse tipo de desenho experimental é o mais comumente utilizado nos ensaios clínicos.

O que é um estudo piloto?

O estudo piloto, também citado como projeto piloto, é definido como um instrumento em pequena escala capaz de reproduzir os meios e métodos planejados para um dado estudo que serão encontrados na coleta de dados definitiva (MACKEY; GASS, 2005; SILVA; OLIVEIRA, 2015).

Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

O que é um estudo longitudinal?

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.

O que são estudos transversais e longitudinais?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

O que é um estudo epidemiológico longitudinal?

O que é um estudo longitudinal? Da mesma forma que o estudo transversal, um estudo observacional em que os dados da mesma amostra são coletados repetidamente durante um período prolongado de tempo. O estudo longitudinal pode durar alguns anos, chegando até décadas, dependendo do tipo de dados que se deseja coletar.

O que significa estudo secundário?

Significado de Secundário

Diz-se do ensino, escola ou instrução de grau intermediário, entre o primário e o superior. substantivo masculino Curso secundário ou ginasial; ensino médio.

Quais são os principais tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Quais os tipos de estudos observacionais?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

O que é um estudo descritivo e analítico?

De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Como estudar?

10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas
  1. #1 Impeça a “curva do esquecimento” ...
  2. #2 Utilize material impresso. ...
  3. #4 Estude quando estiver cansado – e descanse em seguida. ...
  4. #5 Não releia, relembre. ...
  5. #6 Use o sistema Leitner. ...
  6. #7 Pense sobre o pensar. ...
  7. #8 Varie o conteúdo. ...
  8. #10 Assuma o papel de “professor”

O que é um estudo observacional?

Estudos observacionais permitem estudos que não podem ser realizados com outros métodos de pesquisa. Ao executar este método de estudo, o pesquisador evita problemas relacionados à ética ou às dificuldades apresentadas por um grande projeto.

O que é um teste duplo cego?

Estudo duplo-cego ou ensaio clínico em dupla ocultação é um método de ensaio clínico realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.

O que é um estudo aberto?

Ensaio Clínico Aberto: estudo em que tanto o investigador como o doente sabem qual a medicação que está a ser administrada. ... Ensaio Clínico Aleatorizado: estudo em que todos os doentes são distribuídos ao acaso por dois ou mais grupos de tratamento.

Como fazer um estudo Ecologico?

Em estudos ecológicos a unidade de observação é a população ou comunidade. As taxas, proporções ou medidas síntese de interesse (desfechos - em geral, a doença em estudo) e as medidas de exposições pertinentes são medidas em cada população de interesse. A relação entre a exposição e o desfecho é, então, examinada.

O que é uma pesquisa de coorte?

A pesquisa de coorte é definida como uma forma de pesquisa observacional, longitudinal e analítica que objetiva estabelecer um nexo causal entre os eventos a que o grupo foi exposto e o desfecho da saúde final dessas pessoas. A pesquisa de coorte pode ser prospectiva ou retrospectiva.

Como é feito o estudo de coorte?

O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:
  1. Definição dos objetivos da pesquisa. ...
  2. Seleção dos participantes. ...
  3. Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
  4. Seleção do grupo de comparação. ...
  5. Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
  6. Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.

Artigo anterior
Quais as vantagens e desvantagens da paletização?
Artigo seguinte
O que significa proteína de alta qualidade?