O que é um estudo ecológico?

Perguntado por: Jaime Nelson Cruz Lourenço  |  Última atualização: 23. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Os estudos ecológicos (também chamados correlacionados) usam dados sobre populações inteiras ou grupos de pessoas para comparar as frequências da doença ou outro efeito entre diferentes grupos durante um mesmo período de tempo ou na mesma população em diferentes pontos do tempo.

Qual o objetivo do estudo ecológico?

Nos estudos ecológicos, compara-se a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde e a exposição de interesse entre agregados de indivíduos (populações de países, regiões ou municípios, por exemplo) para verificar a possível existência de associação entre elas.

O que é uma pesquisa ecológica?

Estudos ecológicos são uma área de pesquisa que busca compreender as interações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

O que é um estudo ecológico de série temporal?

Em estudos de séries temporais pretende-se analisar associações ecológicas entre doença e exposição(ões) tendo em conta as suas alterações ao longo do tempo, num mesmo local.

Epidemiologia : Estudos ecológicos

38 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre estudo transversal e Ecologico?

Estudo transversal – também conhecido como estudo de prevalência, a exposição e o efeito são medidos no mesmo momento. Metanálise – estudo que resume os resultados encontrados em outros estudos sobre o mesmo tema. Estudos ecológicos – ou estudos de dados agregados, utiliza dados já coletados de grupos populacionais.

Quais temas abordados pelos estudos ecológicos como conceitos?

Fatores bióticos e abióticos, população, comunidade, ecossistema, cadeia alimentar, sucessão ecológica, habitat, nicho ecológico e relações ecológicas são alguns dos principais conceitos dessa disciplina.

O que é estudo ecológico epidemiologia?

Estudo do tipo Demográfico (ecológico)

Através de variáveis ambientais (características físicas do ambiente) e globais (características do grupo) verifica se hipóteses existentes são viáveis ou se existem novas hipóteses a serem consideradas.

Quais são os 5 tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos observacionais descritivos
  • Relato de caso e Série de casos. Ambos os estudos analisam de forma detalhada o diagnóstico clínico de indivíduos. ...
  • Transversal. ...
  • Longitudinal. ...
  • Coorte. ...
  • Caso-controle. ...
  • Ensaios clínicos. ...
  • Ensaios de Campo. ...
  • Ensaios de Intervenção Comunitária.

Quais são os métodos de estudo mais eficientes?

Os 10 métodos de estudo mais eficientes
  • Mapa mental. O mapa mental é um ótimo método para quem aprende de forma mais visual. ...
  • Resumos e fichamentos. ...
  • Técnica Pomodoro. ...
  • Mnemônica. ...
  • Intercalação de matérias. ...
  • Testes práticos. ...
  • O pensamento difuso. ...
  • Método Robinson (EPL2R)

Quais são os estudos ecológicos?

Alguns autores classificam os estudos ecológicos em dois subgrupos: transversais e longitudinais (FREIRE & PATTUSSI, 2018). Os estudos transversais indicam a frequência com que a determinada doença ou outro efeito de interesse ocorrem em uma determinada população ou área geográfica num determinado momento.

Quais são os tipos de ecologia?

Tipos de ecologia: Ecologia de populações, Ecologia descritiva, Ecologia vegetal, ecologia animal, Ecologia urbana, Ecologia ecossistêmica, Sinecologia e Autoecologia. A ecologia aplicada busca transformar conceitos estudados na ecologia em ciência aplicada.

Por que ser ecológico?

Ser ecológico vai muito além de apenas apagar as luzes quando você sai da sala ou separa o lixo para reciclagem – é sobre mudar o propósito de como você vive. Os produtos ecológicos promovem uma vida ecológica que ajuda a economizar energia e também evita a poluição do ar, da água e do ruído.

Quais são os tipos de estudos científicos?

Se fizermos uma divisão extremamente simplista, podemos dividir os estudos em:
  • Observacionais (coorte) – observamos o que acontece ao longo do tempo, são os estudos que determinam incidência ou risco. ...
  • Experimentais (ensaios) – para saber se um tratamento é superior ao outro nada melhor que um experimento.

Qual a importância do estudo da ecologia na escola?

Nesse sentido, ainda que o termo tenha se redirecionado em diferentes áreas, o ensino da Ecologia tem um papel de extrema relevância, contribuindo para a formação de cidadãos que compreendam as diversas formas pelas quais a vida se manifesta ao seu redor.

Qual é o estudo mais comum em epidemiologia?

Os principais estudos descritivos incluem série de casos (descrição de uma série de pacientes) ou relatos de caso (descrições de pacientes individuais), são especialmente úteis em situações de detecção de epidemias, descrição de características de novas doenças, formulação de hipóteses sobre possíveis causas para ...

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

São objetivos da epidemiologia: Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.

Qual é o objetivo da epidemiologia?

O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.

O que são estudos observacionais analíticos do tipo ecológicos?

Nos estudos observacionais analíticos, cabe analisar se a unidade de avaliação é o indivíduo ou grupos de indivíduos. Se for um grupo de pessoas, são denominados ecológicos, caso seja o indivíduo, analisa-se a direção temporal do estudo.

Quais os dois tipos de epidemiologia?

De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Quais são os estudos da epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Quais são os princípios básicos da ecologia?

São estes, então, alguns dos princípios da ecologia - interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade, diversidade e, como conseqüência de todos estes, sustentabilidade.

Qual é a diferença entre ecologia e meio ambiente?

Portanto, enquanto a ECOLOGIA é a ciência que aborda o assunto, e o MEIO AMBIENTE é o objeto do estudo ou da abordagem que se realiza. Existem várias significados para o termo meio ambiente.

Artigo anterior
O que é barman?
Artigo seguinte
Qual a quantidade ideal de fibras por dia?