O que é um estudo descritivo transversal?

Perguntado por: Fábio Denis Assunção de Gonçalves  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

O que é o estudo descritivo?

Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

O que é um estudo transversal artigo?

Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.

O que é um estudo longitudinal e transversal?

Diferença entre estudo transversal e longitudinal

Se o método transversal é sobre o que está acontecendo em um dado momento, os estudos longitudinais são sobre períodos longos.

Estudos Transversais, Longitudinais, Retrospectivos e Prospectivos.

19 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?

Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.

Quais são os estudos longitudinais?

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

O que é modelo transversal?

Estudo transversal e longitudinal são técnicas utilizadas para análises mais aprofundadas de dados em uma pesquisa. O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo.

O que é um estudo epidemiológico transversal?

O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é estudo transversal Uniasselvi?

O Estudo Transversal é uma disciplina 100% on-line e você poderá estudar de acordo com seu cronograma de estudos. Estas disciplinas foram criadas visando desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a sua formação pessoal e profissional, preparando-o para o mercado de trabalho.

Quais as limitações de um estudo transversal?

Em contrapartida, os estudos transversais apresentam também algumas limitações im- portantes como, por exemplo, a dificuldade para investigar condições de baixa prevalência, já que isto implicaria o estudo de uma amostra relativamente grande.

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

O que é estudo transversal de base populacional?

Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo. Uma das suas vantagens é a possibilidade de examinar associações entre exposição e doença/condição relacionada na coletividade.

São características de Estudos descritivos?

A principal característica de um estudo descritivo é a ausência de um grupo de comparação, ou seja, o objetivo é a descrição de um fato médico. O estudo de casos consiste na cuidadosa e minuciosa descrição, por um ou mais médicos, do diagnóstico e evolução da doença de um pequeno número de pacientes.

O que é uma pesquisa descritiva e qualitativa?

Estudo para compreensão de objetos “em profundidade”, sendo-lhe atribuída a análise qualitativa das informações. O estudo qualitativo é realizado a partir de entrevistas individuais ou de discussões de grupos e, sua análise, é verticalizada em relação ao objeto de estudo.

É um estudo descritivo uma pesquisa que avalia a eficácia de uma medicação?

Estudos analíticos experimentais, como ensaios clínicos, têm por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção ou de um tratamento. ... O estudo ideal para testar intervenções, como por exemplo, uma medicação para uma determinada doença, é o ensaio clínico randomizado controlado.

Qual a finalidade dos estudos epidemiológicos?

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

O que é um estudo longitudinal?

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.

Quais os tipos de estudos observacionais?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

O que é delineamento longitudinal?

O delineamento longitudinal é aquele em que a mesma amostra de indivíduos é medida em mais de um momento ao longo do tempo.

Como é um corte longitudinal?

O corte longitudinal é um processo de fabricação industrial que consiste no cisalhamento (corte) de uma bobina metálica em várias tiras com larguras menores, no mesmo sentido do fluxo de processamento da bobina. Estas tiras serão rebobinadas, formando vários rolos com larguras menores..

Para que serve um corte longitudinal?

Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.

Qual a função do corte transversal?

Corte transversal (AA)

O corte transversal é aquele que atravessa a planta baixa de um lado para o outro. Para facilitar o seu entendimento, vamos fazer um exercício de imaginação: visualize agora a entrada principal da sua casa.

O que é o estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

Quais os fatores necessários para o estudo de uma população de risco?

Para que seja possível monitorar os comportamentos de risco que levam a população a desenvolver DCNTs, é necessário conhecer o perfil de exposição populacional aos seus fatores de risco, ou seja, estilos de vida, hábitos, exposições e comorbidades.

Artigo anterior
Para quê acidificar o cabelo?
Artigo seguinte
O que diz o MEC sobre reprovação em 2021?