O que é um estímulo discriminativo?

Perguntado por: Rodrigo Fernando de Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

O estímulo discriminativo é a ocasião em que uma determinada resposta, e não outra, é contingentemente seguida de um evento reforçador.

O que é estímulo discriminativo análise do comportamento?

Sd (estímulo discriminativo): sinaliza a disponibilidade de reforço e estabelece a ocasião para a ocorrência de respostas que produzam reforçadores.

O que é estímulo discriminativo e Delta?

Os contextos onde existe probabilidade de uma determinada resposta ser reforçada são chamados estímulos discriminativos, ou SD; os contextos onde não existe a probabilidade da resposta ser reforçada, são chamados estímulos delta, ou S∆.

Como ocorre um treino discriminativo?

O treino discriminativo tem como objetivo colocar um comportamento sob o controle de um estímulo, no caso desse experimento o estímulo foi o som e o comportamento a pressão à barra. Logo após os experimentadores colocaram em extinção a pressão a barra.

O que é um treino discriminativo?

Aprendemos a discriminar os estímulos, pois passamos por um processo chamado treino discriminativo, no qual consiste em reforçar um comportamento na presença de um Sd e extinguir na presença de um S.

O que é estímulo discriminativo?

44 questões relacionadas encontradas

Porque aprendemos a discriminar estímulos?

Isso acontece devido ao que chamamos de discriminação operante que gera operantes discriminados, isto é, quando o contexto apresenta estímulos discriminativos a probabilidade de que o comportamento (operante discriminado) ocorra aumenta, pois em situações semelhantes no passado este levou a apresentação de reforçador.

O que é punição negativa?

Punição negativa (penalidade) (também chamada de "punição por retirada contingente") ocorre quando um comportamento (resposta) é seguido pela remoção de um estímulo. Exemplo: tirar o brinquedo de uma criança seguindo um comportamento indesejado por ele, o que resultaria em uma diminuição do comportamento indesejável.

Como ocorre o processo de condicionamento respondente?

No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.

Como é caracterizado o comportamento respondente?

Comportamento respondente é uma relação fidedigna na qual um determinado es- tímulo produz uma resposta específica em um organismo fisicamente sadio. O respon- dente não se define nem pelo estímulo nem pela resposta, mas sim pela relação entre ambos.

O que é reforço negativo exemplo?

Na hora do jantar, uma criança faz beicinho e se recusa a comer cada um dos vegetais no seu prato. Seus pais rapidamente tiram os legumes ofensivos para longe. Uma vez que o comportamento (pirraça) levou à remoção do estímulo aversivo (os legumes), este é um exemplo de reforço negativo.

O que é um estímulo Eliciador?

Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo anteriormente neutro. É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo).

O que é estímulo aversivo exemplo?

Estímulo aversivo: Serão definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem (estímulos reforçadores negativos). Um estímulo só pode ser classificado como aversivo se a sua apresentação for seguida por uma resposta de evitação, esquiva ou fuga.

Quais os tipos de operações motivadoras?

Michael (1993, 2000) também classifica as operações motivadoras condicionadas em três tipos: substitutas, reflexivas e transitivas, sendo abordada no presente artigo apenas esta última, dado seus objetivos.

O que é SD em análise do comportamento?

O estímulo discriminativo (SD) é um termo da análise do comportamento para um estímulo que sinaliza a resposta a ser emitida. Esse ensino e altamente eficaz, com base em evidencias nas pesquisas como já mencionado, e, por isso, amplamente utilizado na Terapia ABA.

Como funciona a análise do comportamento?

A análise comportamental é uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações. A maioria dos testes comportamentais se baseia em perfis.

Quais são os processos comportamentais?

Tudo aquilo que um experimentador faz durante o estudo do comportamento pode ser chamado de operação experimental; as mudanças no comportamento que ocorrem após essas operações podem ser denominadas processos comportamentais.

O que caracteriza o comportamento reflexo ou respondente na teoria comportamental?

O que é o comportamento reflexo? Também conhecido como respondente, o comportamento reflexo é o tipo de ação que chamamos de involuntária, ou seja, são atitudes e reações que executamos sem o nosso próprio controle e de forma automática. Ele obedece a uma associação bastante conhecida como estímulo e resposta.

O que é comportamento respondente Skinner?

No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.

O que caracteriza o comportamento social?

O que é comportamento social? O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro.

Como ocorre o processo de condicionamento operante?

O condicionamento operante (por vezes referido como condicionamento instrumental) é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento.

Para que serve o condicionamento respondente?

Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Segundo Pavlov, o condicionamento é um processo básico da aprendizagem. Existe um estímulo a condicionar e seu reforço e respostas reflexas. Para estar estabilizado é necessário que haja uma relação de estímulo-resposta a 100%.

Qual é a respondente?

Que ou pessoa que responde às perguntas que em exame ou em juízo lhe são dirigidas.

O que é punição positiva e negativa?

Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.

Qual a diferença entre punição e reforço negativo?

O reforço negativo procura promover um comportamento desejável por remoção de um estímulo aversivo enquanto punição positiva vai parar um comportamento indesejável por aplicação de um estímulo aversivo.

Quais os tipos de punição?

Há dois tipo de punição: positiva (onde se apresenta um estímulo desagradável.
...
Punição
  • Reforçamento, característica do.
  • lítio.
  • Comportamento Verbal.
  • comportamento caótico.
  • Operação Estabelecedora.

Artigo anterior
Quais são os cinco tipos básicos de vivências afetivas?
Artigo seguinte
O que é o passivo no balanço patrimonial?