O que é um estatuto E o que deve constar nele?

Perguntado por: Diogo David Nascimento de Santos  |  Última atualização: 20. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

O Estatuto é um documento de extrema importância para a empresa, pois nele estão definidas as normas e regras que regem o seu funcionamento. Ele estabelece, por exemplo, as regras para a realização de assembleias, a forma como serão tomadas as decisões, a distribuição dos lucros, entre outras questões.

O que precisa constar em um estatuto?

Logo no começo do estatuto social, é preciso constar os dados da sociedade com a devida denominação, prazo de duração, a existência de autonomia administrativa e financeira, o fundo social, o nome e a individualização dos instituidores e diretores e o endereço da sede.

O que é um estatuto e para que serve?

Função: Trata-se do documento constitutivo básico da pessoa jurídica, que estabelece todas as regras para o seu regular funcionamento.

Quais as características de um estatuto?

O estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, garantindo assim uma convivência harmônica e democrática na sociedade como um todo.

Qual é o objetivo de um estatuto?

As suas funções básicas, entre outras, são as seguintes: Regular o funcionamento da entidade frente a terceiros (por exemplo, normas para a tomada de decisões, representantes, etc.). Regular os direitos e obrigações dos membros e das relações entre eles.

Conceito do Estatuto

21 questões relacionadas encontradas

Quem pode criar um estatuto?

Qualquer instituição do terceiro setor precisa criar um estatuto social e na prática ele pode ser entendido como o conjunto de princípios e regras vitais que regulamentam o funcionamento e a organização de uma associação.

Qual a diferença entre leis e estatutos?

A diferença é que a lei faz parte do estatuto, e todas regem a sociedade através das normas jurídicas.

Quais são os tipos de estatuto?

A grosso modo, podemos dividi-los em: Estatutos Sociais e Estatutos Legislativos.

Quais os itens mínimos que deverá constar no estatuto social conforme determina a lei 5.764 71?

I - o nome, idade, estado civil, nacionalidade, profissão e residência do associado; II - a data de sua admissão e, quando for o caso, de sua demissão a pedido, eliminação ou exclusão; III - a conta corrente das respectivas quotas-partes do capital social.

Como são a estrutura e a linguagem de um estatuto?

Os estatutos, assim como outros textos que expressam leis e regras, obedecem a orientações de formulação que determinam sua organização e linguagem. Devem seguir uma ordem lógica e empregar linguagem clara e precisa. São divulgados em documentos oficiais, livros da área jurídica e sites de órgãos públicos.

Quantos estatutos existem?

Um estatuto é um regulamento ou código com significado e valor de lei ou de norma. No Brasil há 4 estatutos, sendo os mais conhecidos o da Criança e do Adolescente (ECA) e o do Idoso.

Qual a diferença de estatuto e regimento interno?

O estatuto refere-se a um documento que tem por objetivo regular direitos e obrigações internos e externos de uma organização. Por sua vez, o regimento interno está restrito aos assuntos internos da mesma.

Quem precisa assinar estatuto social?

Recomendações para o registro da constituição de uma sociedade simples: 1) O contrato social deve estar assinado por todos os sócios. OBS.: As assinaturas podem ser feitas a caneta (com reconhecimento de firma) ou eletronicamente (com certificado digital ICP-Brasil).

Onde é registrado um estatuto?

Certidão de Pessoa Jurídica

O cartório onde está registrada a pessoa jurídica pode emitir certidões para vários fins: comprovar a existência e o registro da pessoa jurídica; seus estatutos ou contrato social; sua regularidade formal; seus representantes legais.

Onde registrar um estatuto?

Passo 1 – Registro no cartório de títulos e documentos e registro civil de pessoa jurídica. Para a realização desse registro você deverá apresentar no cartório os seguintes documentos: Requerimento assinado pelo representante legal da associação (Lei 6.015/73, art.

Qual a Lei que rege as associações?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a Lei 14.341/22, que regulamenta o funcionamento das associações de municípios, permitindo a elas representarem seus associados perante a Justiça e outros organismos em assuntos de interesse comum.

Como elaborar um estatuto de uma associação?

Estatuto de uma associação deve trazer quais os órgãos integram a associação, como eles são instituídos e quais são as suas competências e formas de funcionamento. O Código Civil não traz regras específicas acerca da constituição e funcionamento dos órgãos das associações.

Qual é a importância de um estatuto para a vida em sociedade?

Ele estabelece, por exemplo, as regras para a realização de assembleias, a forma como serão tomadas as decisões, a distribuição dos lucros, entre outras questões. Além disso, o Estatuto é um documento que fornece segurança jurídica para a empresa e seus sócios, pois define as suas responsabilidades e obrigações.

O que deve conter no estatuto social de uma cooperativa?

No estatuto social de cooperativa ficam estabelecidas as responsabilidades e os responsáveis por cada atribuição para operação da organização. Em resumo, o estatuto é um conjunto de regras que indicam como a sociedade deve atuar. A elaboração do estatuto pode ser feita a partir das diretrizes da Lei.

Quais são os três tipos de lei?

Você conhece os tipos de lei?
  • Lei Ordinária. É o tipo de norma mais comum e que abrange a população como um todo. ...
  • Leis Complementares. ...
  • Medida Provisória. ...
  • Emendas Constitucionais. ...
  • Decretos Legislativos. ...
  • Resoluções.

Qual é a ordem da hierarquia das leis?

Assim, a Constituição Federal está no topo da pirâmide normativa, seguida pelas leis e, por fim, pelos atos administrativos, que são a base desta.

Qual é a linguagem utilizada nas leis e estatutos?

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões.

Precisa de advogado para fazer estatuto?

Sim, o Estatuto Social deve ser assinado por um advogado inscrito regularmente na OAB. Por força do Estatuto da Advocacia em seu em seu art. 1º, § 2º, os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados.

Quando um estatuto pode ser alterado?

Para que se possa alterar o estatuto de fundação é necessário somente que a reforma seja aprovada pelo órgão do Ministério Público, e, caso este a denegue, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

O que é criar um estatuto?

Assim como a certidão de nascimento, o estatuto social é um dos primeiros documentos oficiais que atestam a criação de uma organização. Por ser um ato jurídico, é preciso que seja registrado em um Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial do Estado.

Artigo anterior
Que aconteceu com a Medrado?
Artigo seguinte
Onde foi criada a primeira máquina térmica?