Como saber se o meu piercing está inflamado?

Perguntado por: Telmo António Gomes Vicente  |  Última atualização: 29. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

Como saber se o piercing está inflamado
  1. Vermelhidão ou inchaço que não melhoram em 3 dias;
  2. Aumento da área vermelha e inchada para a pele ao redor;
  3. Dor muito intensa ou insuportável;
  4. Presença de pus, com secreção branca, amarelada ou esverdeada, ou sangue no local;
  5. Presença de febre ou mal estar.

Como saber se a cicatrização do piercing está boa?

Abaixo estão os sinais que indicam que o piercing está cicatrizando adequadamente:
  1. Sinais de que o piercing está cicatrizando:
  2. Ausência de vermelhidão e inchaço prolongados.
  3. Ausência de dor intensa.
  4. Limitação da região vermelha ao local do piercing.
  5. Ausência de secreção esverdeada ou amarela.
  6. Ausência de febre e mal-estar.

O que é bom para passar no piercing inflamado?

Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada.

Quanto tempo dura o processo inflamatório do piercing?

1 – Fase inflamatória:

Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

Quando se preocupar com o piercing?

Se o inchaço for grande e já durar mais de 24 horas, ou se for acompanhado de secreção, procure um pronto-atendimento.

MEU PIERCING ESTA INFLAMADO - COMO SABER

25 questões relacionadas encontradas

Tem que tirar o piercing quando inflama?

Em caso de inflamação, deve ser retirado o piercing e avaliar o uso de antibiótico com o seu médico.

Quando o piercing infecciona tem que tirar?

se nã estou com piercing (helix) inflamado e saindo pus, gostaria de saber se pode tirar ele ou não? se não eu puder tirar, o que é necessário fazer? Olá, se você está com a possibilidade de infecção no piercing, o ideal é retirá-lo e medicar , se necessário, com algum tratamento tópico antimicrobiano.

Quais são as 4 fases da cicatrização?

A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. A epitelização ocorre precocemente.

O que é normal na cicatrização do piercing?

Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias. Nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco para evitar uma infecção e também garantir que a cicatrização acontece da melhor forma possível.

O que fazer para acelerar a cicatrização de piercing?

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Pode passar álcool 70 no piercing inflamado?

Deve-se manter a higiene e observação. Caso haja outros sinais de infecção, como febre e vermelhidão, deve-se imediatamente procurar um atendimento médico. Caso não, utilizar o álcool a 70 para higienização da área e cobrir com gaze para que seja absorvido o exsudato (pus).

Pode colocar gelo no piercing inflamado?

Sim, pode utilizar gelo no local, mas o ideal é procurar atendimento medico para realizar uma reavaliação e avaliar se existe necessidade de utilizar outros medicamentos.

Pode tirar o piercing para limpar?

Após a cicatrização, você pode tirar o piercing e lavá-lo de tempos em tempos. Quem se arrepender de colocar o piercing, é só tirar o brinco que o furo fecha sozinho. Se a pessoa tiver alargadores na orelha, é feito um procedimento cirúrgico que se assemelha com o da orelha rasgada.

Qual o piercing que mais demora para cicatrizar?

TEMPO NECESSÁRIO PARA O PIERCING CICATRIZAR

Além de variar de pessoa para pessoa, depende da área do corpo perfurada. Por exemplo, o lóbulo da orelha demora cerca de três meses, e outras partes da orelha costumam demorar mais que seis.

Como saber se o corpo está rejeitando o piercing?

Alguns sintomas incluem pele vermelha ou inchada, sensibilidade ou febre local e uma secreção verde ou amarelada. Vá ao hospital se você tiver sinais de uma infecção séria. Caso o piercing fique muito infeccionado, é importante procurar um pronto socorro na hora.

Como saber se é quelóide ou não?

Quais os sintomas de um queloide? Um queloide se manifesta em cicatrizes com relevo e muda a tonalidade da pele no local afetado para vermelho ou castanho. Em alguns casos, pode se transformar em um nódulo na pele, similar a um calombo.

O que pode inflamar o piercing?

A má esterilização do material e a falta de cuidados após a aplicação do metal podem causar inflamação, lesões dermatológicas e transmissão de doenças. O piercing é uma forma de modificação do corpo humano através de furos na pele com a aplicação posterior de metais e joias.

É normal inflamar o piercing?

Possíveis riscos. A dermatologista alerta ainda que, mesmo que pareça comum, é preciso estar atento aos sinais para não haver maiores complicações: — A massinha de mau cheiro e as casquinhas podem indicar risco de inflamação ou infecção na área do piercing ou furo de brinco.

Para que serve o soro fisiológico no piercing?

No local onde foi feito o piercing é necessário hidratação para que o processo de cicatrização ocorra bem. O soro fisiológico pode te ajudar. Não esqueça de, após o banho, deixar o local bem sequinho.

Quanto tempo dura a fase inflamatória da cicatrização?

Fase inflamatória

Essa fase tem um período de duração entre um a quatro dias, sendo que é preciso levar em conta a extensão do ferimento. Ocorre a presença de secreção (exsudato). Além disso, acontece a coagulação sanguínea durante esse estágio, que é formada pelo rompimento de vasos sanguíneos.

Quais os fatores que aceleram o processo de cicatrização?

Existem vários fatores que influenciam no reparo total do tecido. Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.

Como saber se a ferida está sarando?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Qual a chance de um piercing infeccionar?

— Cerca de 20% dos casos de piercing tem algum tipo de complicação, e os maiores riscos são na boca e na região genital devido à umidade e ao grande numero de bactérias nos locais. No caso de problemas, o ideal é procurar ajuda médica para tratamento imediato — afirma a especialista.

O que significa quando o piercing começa a coçar?

Quando os vasos sanguíneos se expandem, os fluídos podem dispersar-se no tecido circundante, causando inchaço. Simultaneamente, as substâncias químicas libertadas durante o processo podem desencadear resposta dos recetores, levando ao aparecimento da comichão.

Tem uma bolinha no meu piercing?

“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.”

Artigo anterior
Qual tipo de aveia solta o intestino?
Artigo seguinte
Como crescer na carreira de vigilante?