O que é um emprego temporário?

Perguntado por: Mariana Mariana Alves Gomes  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Quanto tempo é um trabalho temporário?

Normalmente, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias. Diante disso, a empresa deve comprovar a causa da prorrogação, para que seja avaliada a necessidade.

Qual o prazo máximo do contrato de trabalho temporário?

Prazo Normal do Contrato: 180 dias, consecutivos ou não (período máximo); Prazo de Prorrogação: Mais 90 dias, consecutivos ou não (período máximo).

O que é uma empresa de trabalho temporário?

Empresa de trabalho temporário é a pessoa jurídica, devidamente registrada no Ministério do Trabalho e Previdência, responsável pela colocação de trabalhadores à disposição de outras empresas temporariamente, nos termos do art. 4° da Lei n° 6.019/74.

Quais são os direitos de um trabalhador temporário?

Isso inclui pagamento de horas extras, adicional noturno, vale transporte, descanso semanal remunerado, 13º salário proporcional ao tempo de serviço e férias, também proporcionais ao período trabalhado. O trabalhador temporário não tem direito a seguro desemprego, aviso prévio, 40% do FGTS e férias.

TRABALHO TEMPORÁRIO VALE A PENA?

40 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha como temporário tem direito a seguro desemprego?

O trabalhador temporário não tem direito ao seguro-desemprego, bem como não tem direito a aviso-prévio, 40% do FGTS e férias integrais.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a FGTS?

Na modalidade de mão de obra temporária o trabalhador NÃO TEM direito a multa sobre o FGTS. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo predeterminado de até 180 dias de forma flexível, o empregador não fica obrigado a pagar multa sobre o FGTS.

Quem paga o salário do trabalhador temporário?

Quem paga o trabalhador temporário? A Utilizadora. Ainda que a contratação seja intermediada por uma Agência, é a empresa Utilizadora quem remunera e dirige os trabalhadores temporários. A Agência é responsável por elaborar folha especial dos temporários e repassar a remuneração para o trabalhador mensalmente.

Qual a vantagem do contrato temporário?

Os encargos são mais baixos do que na contratação pela CLT. Além disso, por se tratar de uma modalidade com prazo de duração definido, extingue a necessidade do aviso prévio. As agências de trabalho temporário são especializadas neste tipo de contratação.

Qual o prazo do contrato de trabalho temporário explique?

Prazo. ... Ou seja, o prazo máximo, nessas condições, é de 270 dias, após o qual o trabalhador temporário só poderá ser colocado à disposição da mesma tomadora de serviços depois de 90 dias. Se a nova contratação ocorrer antes desse prazo, fica caracterizado o vínculo empregatício.

Qual a lei do contrato temporário?

Começando pelo artigo 02ª da Lei nº 6.019/1974, o contrato de trabalho temporário ocorre quando um trabalhador (pessoa física) é contratado por empresa específica de trabalho temporário que coloca essa mão-de-obra disponível em favor de outras empresas (tomadoras dos serviços e contratadas) para “substituição ...

Quais são os prazos dos contratos de trabalho?

Duração: no máximo de dois anos. Prorrogação: O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos, o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. Intervalo para o novo contrato: Mínimo de 6 meses para ser renovado o contrato.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40 do FGTS?

Não. A multa de 40% sobre o FGTS é prevista em lei somente nos casos de dispensa sem justa causa. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo flexível, limitado a 180 dias, não há depósito da multa sobre o FGTS.

Quais as vantagens e desvantagens do trabalho temporário?

É precário: ou seja, não confere segurança ou estabilidade financeira ao trabalhador; Sem regalias: neste tipo de trabalhos, não são oferecidas as regalias habituais; Os salários são, habitualmente, mais baixos: por norma, os salários pagos neste tipo de trabalho são mais baixos do que o habitual.

Porque aceitar uma vaga temporária?

Os principais motivos pelos quais as empresas estão abrindo mais vagas temporárias estão relacionados com a necessidade de maior flexibilidade de recursos, contar com habilidades e especialidades que não estão disponíveis na empresa e também aumentar a capacidade de produção em projetos específicos.

Quanto ganha um temporário?

Hoje quem trabalha como Temporário ganha em média um salário de R$ 1.588,00.

Como funciona a rescisão de contrato temporário?

No caso de rescisão de contrato de trabalho temporário, o empregado tem direito ao FGTS, depositado na conta vinculada do FGTS, com direito a saque, 1/3 sobre as férias proporcionais, férias proporcionais aos dias trabalhados, e décimo terceiro proporcional aos meses trabalhados.

Quem trabalha temporário tem direito a décimo terceiro?

- Verbas rescisórias - em caso de encerramento do contrato de trabalho por dispensa sem justa causa, pedido de demissão ou término normal do período o trabalhador fará jus ao recebimento do saldo de salário, férias proporcionais, saque do FGTS, décimo terceiro.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a décimo terceiro?

Assim, os servidores temporários têm direito ao recebimento do décimo terceiro salário e das férias acrescidas de um terço se houver previsão em lei ou no contrato de trabalho, bem como se o ente público renova ou prorroga a contratação do servidor vez que admitido para atender à necessidade temporária e excepcional da ...

Como sacar FGTS contrato temporário?

Quando o vínculo empregatício é temporário (até três meses), o empregado também tem direito a sacar o Fundo de Garantia quando o contrato se encerra. Documentos adicionais necessários: – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; – Carteira de trabalho com cópia das páginas de identificação.

Quando o trabalhador temporário poderá sacar o FGTS?

Também é possível sacar a grana ao término de um contrato temporário de trabalho, ao se aposentar e ao atingir 70 anos de idade. Outra situação em que o acesso ao dinheiro é permitido é quando o funcionário perde o emprego por causa de falência da empresa ou morte do empregador individual.

Quem trabalha por contrato perde o seguro desemprego?

Quem trabalha de carteira assinada e é dispensado sem justa causa tem o direito de receber o seguro-desemprego. ... Assim, quando ele inicia um contrato temporário, o seu seguro-desemprego fica suspenso. Com o final do contrato temporário, ele passa a receber novamente os meses faltantes."

Quem trabalha temporário tem direito a multa rescisória?

Tanto no contrato por prazo determinado quanto no contrato temporário, se o empregador rescindir o contrato sem justa causa antes do termo pré-fixado, deverá pagar ao empregado as verbas rescisórias legais (saldo de salário, 13º salário proporcional e férias + 1/3 vencidas e/ou proporcionais), além da multa de 40% do ...

Quem trabalha por contrato tem direito a indenização?

De acordo com o art. 479 da CLT, nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, demitir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.

Qual o prazo para pagamento de rescisão de contrato temporário?

O pagamento da rescisão do trabalhador temporário será até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato, de acordo com a alínea "a" do § 6° do art. 477 da CLT, pois o término do contrato acontece ao final dos três meses ou ao final dos seis meses, nos casos de prorrogação.

Artigo anterior
Como é a organização foliar?
Artigo seguinte
Quais os 4 passos da logística para garantir o sucesso de uma empresa?