Como é a organização foliar?

Perguntado por: Duarte Tomé Miranda Vicente Jesus  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

A base foliar é a porção terminal do pecíolo que, em algumas famílias vegetais, encontra-se bem desenvolvida. Sua provável função é a de proteger as gemas axilares do caule. Em muitas monocotiledôneas a base é grande e muito bem desenvolvida (por ex. nas Poaceae).

Como é a estrutura da folha?

As folhas possuem três estruturas diferentes:
  • Bainha - estrutura que liga a folha ao caule;
  • Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e.
  • Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.

Quais são os tipos de limbo foliar?

Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.
...
Quanto à superfície:
  • Glabra: não há a presença de tricomas (células epidérmicas especializadas);
  • Pilosa: a superfície apresenta-se revestida de tricomas, semelhantes a pelos;
  • Lisa: apresenta o limbo liso;
  • Rugosa: o limbo apresenta-se enrugado.

Qual é a estrutura onde se prendem as folhas?

O limbo é a folha em si, e o pecíolo e a bainha são estruturas pela qual a folha se prende ao caule.

O que é anatomia foliar?

Anatomia da folha vegetal

A folha apresenta duas faces, a face adaxial (parte superior) e a face abaxial (parte inferior). Ambas as faces são recobertas pela epiderme, a qual se caracteriza por ser contínua por toda a folha. ... Estas ramificam-se pelo mesofilo, que constitui o sistema fundamental da folha.

Adubação foliar - Como funciona?

34 questões relacionadas encontradas

Quais as estruturas foliares?

As folhas podem apresentar quatro partes: limbo, pecíolo, bainha e estípulas. O limbo, também chamado de lamina foliar, é a folha em si; e o pecíolo é a estrutura pela qual o limbo se prende ao caule. As folhas que não têm pecíolo são chamadas de sésseis.

O que é tecido lacunoso?

Parênquima lacunoso é um dos tecidos foliares de preenchimento, caracterizado por células isodiamétricas ou braciformes, com poucos cloroplastos, dispostas frouxamente.

Qual o nome da estrutura que serve de inserção das folhas no caule?

Nó: local de inserção das folhas ao caule, onde também está presente a gema lateral.

Qual é a função do limbo?

Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.

Como se originam as folhas?

As folhas originam-se a partir de protuberâncias formadas por divisões periclinais das células nas camadas mais superficiais localizadas próximas ao meristema apical caulinar. Estas protuberâncias dão origem aos primórdios foliares, os quais têm, assim, origem exógena.

Quais os tipos de divisão do limbo?

De acordo com a configuração geral do limbo as folhas classificam-se em Simples e Compostas. Simples: Apresenta o limbo único e contínuo, não dividido em lâminas menores. Composta: possui o limbo dividido em lâminas menores, denominadas folíolos.

Quais são os apêndices foliares?

As estípulas são apêndices foliares, que ocorrem geralmente em par na base da folhas para proteção das gemas. Com grande variação em forma e tamanho, podem ser bastante desenvolvidas como na ervilha (Pisum sativum Fabaceae), ou até transformadas em espinhos, como na coroa-de-cristo (Eupjorbia milii Eyphorbiaceae).

Quais são os tipos das folhas?

As folhas inicialmente podem ser classificadas em completas, quando possuem todas as estruturas foliares (bainha, limbo e pecíolo), ou em incompletas, quando não apresentam alguma das estruturas. Podem ainda serem classificadas quanto a quantidade de limbo que possuem.

Qual é a estrutura do caule?

As principais estruturas do caule são: gemas, zona de alongamento, nós e entrenós (Figura 1). As gemas são responsáveis por originar novos ramos, folhas e flores. Estão localizadas no ápice ou nas laterais dos ramos.

Quais as camadas de uma folha?

Os tecidos que compõem a estrutura da folha são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema (Figura 1).

Qual é a diferença da folha simples e compostas?

As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.

Qual é a função do caule?

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.

Onde fica o limbo?

Conceito católico

O limbo na Igreja Católica Apostólica Romana, é "um lugar fora dos limites do céu, onde se vive de forma esquecida e sem a visão plena da eternidade e privado da visão beatificada de Deus", não descartando a felicidade suprema e eterna.

Qual é a função da raiz?

Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. ... A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.

Quais são os nomes das estruturas que formam uma folha *?

As folhas podem ser formadas por 4 partes (limbo, pecíolo, estípula e bainha). Isso quer dizer que, embora existam 4 partes, nem todas as folhas apresentam a mesma estrutura: Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita.

Qual é a diferença entre xilema e floema?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

O que é mono e dicotiledôneas?

Qual a diferença entre monocotiledôneas e dicotiledôneas? As monocotiledôneas são uma classe de plantas que têm apenas um cotilédone em sua semente. Já as dicotiledôneas são uma classe de plantas que se caracteriza pela presença de dois cotilédones laterais em cada semente.

Qual a função do parênquima lacunoso?

Já o parênquima lacunoso é composto de células mais arredondadas e possui muitos espaços entre elas células, possibilitando grande circulação de gases como o oxigênio, o dióxido de carbono e o vapor de água.

Para que serve o parênquima lacunoso?

O parênquima aerífero armazena ar nos espaços intercelulares e é encontrado em plantas aquáticas. O parênquima aquífero, por sua vez, encontrado em plantas suculentas, tem por função armazenar água.

Quais as principais funções dos parênquimas?

O parênquima aqüífero tem a função de armazenar água para reserva. Ocorre principalmente em plantas que vivem em ambientes secos (Cactos). Parênquima aerífero ou aerênquima é tecido de reserva de ar. Ocorrendo principalmente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuação e algumas vezes na respiração.

Artigo anterior
Estou com a CNH suspensa e levei multa?
Artigo seguinte
O que é um emprego temporário?