O que é um edema quais são seus tipos?

Perguntado por: Emanuel Artur Gomes  |  Última atualização: 22. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano. Existem diferentes tipos de edema, sendo que alguns podem ser mais graves, como o edema cerebral.

Quais são os tipos de edema?

Conheça os vários tipos de edema
  • Idiopático - não tem causa conhecida;
  • Localizado - o acúmulo de líquido se dá em determinada área do corpo. ...
  • Generalizado - pode acometer todo o corpo;
  • Cerebral - os fluidos se concentram no cérebro, devido a alguma doença como a meningite;

Como é classificado o edema explique cada um?

O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se limita a uma região. Ele pode ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, sendo comum na região de pernas e pés. Em alguns casos, o edema pode ocorrer nos pulmões, fígado e cérebro, sendo mais grave nessas ocasiões.

Como classifica o edema?

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) ( ...

Qual a diferença entre edema e inchaço?

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Edema? Quais as suas Causas?! | Gabi Tuller

23 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de edema?

EDEMAS LOCALIZADOS
  • Inflamatório.
  • Linfedema.
  • Insuficiência vascular.
  • Angioedema.

O que causa o edema e quais são as diferentes formas do edema?

O edema acontece quando existe acúmulo líquido para debaixo de pele, que normalmente aparece devido a infecções ou consumo excessivo de sal, mas também pode surgir em casos de inflamações, intoxicações e hipóxia, que é quando falta oxigênio em determinada parte do corpo, além de doença nos rins, coração ou sistema ...

O que é um edema inflamatório?

Já o edema inflamatório surge pelo aumento da permeabilidade capilar, por meio de citocinas lideradas pelo processo inflamatório, de reação a substâncias alergênicas e por toxinas bacterianas.

O que é edema duro?

O edema dos membros inferiores divide-se, basicamente, em mole ou duro. O mole é facilmente depressível e possui tecido infiltrado de água. Já o edema duro gera maior resistência ao ser pressionado com os dedos e é causado por questões fibroblásticas, gerando surtos inflamatórios repetidos.

Como avaliar o grau de edema?

Após a identificação do tipo de edema o profissional deve avaliar as caracterísitcas da pele por meio da inspeção e palpação. A digitopressão deve ser preferencialmente realizada com o dedo indicador ou o polegar sobre uma proeminência óssea, por um tempo mínimo de cinco segundos.

Quando um edema é preocupante?

Edema que se desenvolve lentamente, generalizado, sugere doença crônica do coração, dos rins ou fígado. Embora essas doenças também sejam potencialmente fatais, as complicações tendem a levar muito mais tempo para se desenvolver.

O que fazer para desinchar um edema?

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema
  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

O que o edema pode causar?

Além do inchaço, o edema também pode causar descoloração da pele, deixar temporariamente a marca de um dedo quando pressionado, deixar a área afetada dolorida, causar rigidez articular, aumento ou perda de peso, aumento da pressão arterial e da pulsação.

Como é formado o edema?

Já as principais causas de edema generalizado são: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão pulmonar, cirrose, doenças renais (síndrome nefrótica, síndrome nefrítica aguda, doença renal crônica), gestação (edema fisiológico e edema toxêmico), hipotireoidismo/ mixedema, desnutrição, edema iatrogênico (reposição ...

O que é edema fisiológico?

O edema fisiológico resulta da retenção de sódio induzida por hormônio. Também pode ocorrer edema quando o útero aumentado comprime intermitentemente a veia cava inferior em decúbito dorsal, obstruindo a via de saída de ambas as veias femorais.

O que é edema é perigoso?

Embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, é mais comum nos membros inferiores, como resultado de problemas de circulação, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou lesão nos tecidos. Quando o edema é grave ou crônico, pode levar a complicações graves, incluindo úlceras, infecções e problemas de mobilidade.

O que é um edema vascular?

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Como é o edema de origem cardíaca?

O edema de origem cardiológica em geral inicia de forma incidiosa podendo na época de sua manifestação já representar cerca de 3 a 5 kilos a mais no peso corporal do paciente.

O que é um edema intersticial?

O edema é definido como um inchaço palpável produzido por expansão do volume intersticial.

Qual o melhor Anti-inflamatório para edema?

De acordo com esses autores, a combinação de metilprednisolona e ibuprofeno proporcionou melhores resultados em minimizar edema, e, principalmente, redução de dor (menor consumo de analgésico opioide).

Onde se localiza o edema?

Primeiramente, edema é definido como acúmulo de líquidos no corpo. A maioria dos casos ocorre no LEC, porém pode haver no líquido intracelular (LIC).

Qual Anti-inflamatório para edema?

Medicamentos Busca: Para Edema x
  • Dermotil Fusid Creme Glenmark 10g. ...
  • Perivasc 450mg + 50mg Eurofarma 30 comprimidos revestidos. ...
  • Diamox 250mg União Química 25 Comprimidos. ...
  • Diacqua 50mcg Eurofarma 30 Comprimidos. ...
  • Vecasten 30 Comprimidos Revestidos. ...
  • Aldazida 50mg Pfizer 30 Comprimidos. ...
  • Diacqua 25mcg Eurofarma 30 Comprimidos.

Como diferenciar edema de linfedema?

Linfedema é edema de um membro em decorrência de hipoplasia linfática (primária) ou por causa de obstrução ou rompimento (secundário) dos vasos linfáticos. Os sinais e sintomas são edemas acastanhados, fibrosos não compressíveis em um ou mais membros. O diagnóstico é por exame físico.

Qual o médico que cuida de inchaço no corpo?

Pessoas com inchaço pelo corpo fazem parte de um público que visita o Cirurgião Vascular com frequência. Mãos, rosto, barriga e principalmente as pernas causam bastante desconforto quando estão inchados.

O que é um edema no músculo?

O edema muscular corresponde ao aumento desse volume dentro do ventre muscular, que pode fazer-se presente devido aos níveis de carga mecânica imposta a esse tecido.

Artigo anterior
Como desativar a acessibilidade para aplicativos desconhecidos?
Artigo seguinte
O que se entende por risco de liquidez?