O que e um edema?

Perguntado por: Jaime Rafael de Henriques  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (57 avaliações)

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

O que pode causar um edema?

Além do inchaço, o edema também pode causar descoloração da pele, deixar temporariamente a marca de um dedo quando pressionado, deixar a área afetada dolorida, causar rigidez articular, aumento ou perda de peso, aumento da pressão arterial e da pulsação.

Quais são os tipos de edema?

Existem três tipos de edema: o edema comum, o linfedema e o mixedema.

O que é o edema inflamatório?

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

Como descrever um edema?

Edema é o intumescimento de tecidos moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática.

Edemas: O que é, Causas e Tratamentos - Você Bonita (16/01/17)

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as 5 fases da inflamação?

São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função.

O que é bom para diminuir edema?

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema
  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

Como é a formação de um edema?

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar.

O que é edema e como tratar?

O edema, conhecido popularmente por inchaço, acontece quando existe acúmulo líquido para debaixo de pele, que normalmente aparece devido a infecções ou consumo excessivo de sal, mas também pode surgir em casos de inflamações, intoxicações e hipóxia, que é quando falta oxigênio em determinada parte do corpo, além de ...

O que é um edema no cérebro?

O edema cerebral é uma resposta do corpo a vários tipos de injúria, também é considerado um inchaço de uma região cerebral ou de todo o cérebro que resulta do acúmulo de líquidos no tecido aumentando o volume e consequentemente a pressão intracraniana.

O que causa o edema no tecido conjuntivo?

O edema ocorre quando os pequenos vasos sanguíneos do corpo extravasam líquido e o fluido acumula-se nos tecidos circundantes, conduzindo ao inchamento. Outras vezes o edema se deve a uma obstrução mecânica da circulação venosa e/ou linfática.

Como diagnosticar um edema?

O edema unilateral, ou assimétrico, leva à possibilidade do diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP). O achado mais característico do diagnóstico de TVP é uma diferença maior que 3,0cm entre os dois membros inferiores, com a medida sendo realizada 10cm abaixo da tuberosidade tibial.

Quais são os sintomas do edema cerebral?

Os sintomas variam com base na localização e extensão do edema e geralmente incluem dores de cabeça, náuseas, vômitos, convulsões, sonolência, distúrbios visuais, tonturas e, em casos graves, coma e morte.

O que é edema corporal?

Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos). Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja composição é variável. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se pelo edema generalizado (anasarca).

O que causa edema duro?

Entre as causas mais comuns de edema estão a Insuficiência venosa, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, baixa concentração de albumina, doenças do fígado, trombose venosa profunda, alguns medicamentos e linfedema.

O que é um edema no estômago?

Edema, em qualquer região do corpo, significa que o tecido está inchado, ou seja com infiltração de líquidos. Isto pode representar o primeiro passo de um processo inflamatório, o que no caso específico, o início de uma gastrite.

Qual a fisiopatologia de edema celular?

O termo edema significa um acúmulo anormal de líquido no espaço localizado entre as nossas células, conhecido como interstício. Esse líquido é composto pela água e sais minerais do plasma sanguíneo, ou seja, é um ultrafiltrado do plasma, já que esse é composto por outras substâncias.

O que fazer para diminuir edema após cirurgia?

5 dicas para melhorar edemas no período pós-operatório
  1. Utilize roupas confortáveis. ...
  2. Utilize malhas compressivas. ...
  3. Não tome remédio por conta própria. ...
  4. Procure uma fisioterapia orientada pelo seu cirurgião. ...
  5. Opte por uma drenagem linfática.

O que é bom para desinchar a bochecha?

O que fazer para desinchar o rosto
  1. Aplicar água fria e gelo. Lavar o rosto com água gelada é uma estratégia simples mas bastante eficaz. ...
  2. Beber água e fazer exercício. ...
  3. Fazer uma drenagem linfática no rosto. ...
  4. Tomar um remédio diurético.

O que fazer para desinchar em 24 horas?

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas
  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Quais os processos da inflamação?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Quais são os sinais cardinais de uma inflamação?

Sinais Cardinais da Inflamação
  • Tumor: edema;
  • Calor e rubor: hiperemia arterial, alto fluxo sanguíneo;
  • Dor: compressão de fibras nervosas e mediadores inflamatórios que as hipersensibilizam, estimulam;
  • Perda de função.

Quais são os tipos de inflamação?

Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.

Quais as consequências do edema cerebral?

Traumatismos cranioencefálicos (pancadas, traumas na cabeça). O edema cerebral leva a um agravamento dos sintomas neurológicos do paciente devido a um aumento da pressão intracraniana, proporcionando um maior déficit neurológico, o coma ou mesmo a morte cerebral, dependendo da intensidade do edema.

Quanto tempo pode durar um edema no cérebro?

O período do inchaço é variável. Pode ser de 2 a 3 dias, ou até mais.

Artigo anterior
Quais foram os termos do Tratado de Versalhes?
Artigo seguinte
Onde fica o martelo no jogo Granny?