O que é um discurso indireto?
Perguntado por: Gaspar Ribeiro | Última atualização: 14. Januar 2025Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma a citar o nome de quem fez a fala ou fazer algum tipo de referência.
O que é o discurso indireto exemplo?
O discurso indireto é a forma de dizer caracterizada por uma intervenção do autor que interfere na fala ao usar suas próprias palavras para referenciar as de outrem. Ele também é utilizado na literatura e em nosso cotidiano. Exemplo: Esses dias minha mãe me disse para ir trabalhar.
Quando é um discurso indireto?
No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.
Para que serve discurso indireto?
O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.
O que é discurso direto e indireto de exemplos?
Quando estamos lendo um livro, por exemplo, e temos um diálogo entre personagens, o discurso direto aparece quando a personagem fala por conta própria, com suas próprias palavras. Já o discurso indireto aparece não quando a personagem fala por conta própria, mas, sim, quando o narrador fala pela personagem.
O que é Discurso? Discurso Direto? Discurso Indireto? Discurso Indireto Livre? - RÁPIDO E FÁCIL
Como identificar discurso direto e indireto no texto?
Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.
Como ocorre o discurso indireto livre?
No discurso indireto livre, o narrador fala sobre a personagem e assume o pensamento da personagem, falando por ela. É um narrador onisciente. E, por meio dessa onisciência, transmite o sentido do discurso da personagem dentro do seu próprio discurso, como em Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Qual a principal característica do discurso indireto?
Características do discurso indireto
ª pessoa; Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
Como trabalhar discurso direto e indireto em sala de aula?
Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.
Como as falas em discurso direto são?
No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi.
Como se faz um discurso?
- Mostre um exemplo interessante sobre o tema;
- Cite estatísticas notáveis;
- Faça uma pergunta retórica;
- Seja ousado e fale uma frase impactante;
- Conte uma história;
- Não tenha medo de utilizar o humor;
- Cite outra pessoa.
O que é discurso indireto Wikipédia?
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma a citar o nome de quem fez a fala ou fazer algum tipo de referência.
Como transformar o discurso direto e indireto?
- A primeira pessoa passa para a terceira;
- Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”;
- Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.
O que é discurso exemplo?
É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas, em geral, aparecem como orações subordinadas substantivas. Exemplo: Perguntou-lhe porque chegara tão tarde.
Qual é a função de um discurso?
O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.
Qual é a estrutura de um discurso?
Um discurso tem por norma três fases: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em public speaking devem existir mais duas: abertura e impacto final.
São exemplos de discurso direto?
Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.
Como saber se o objeto é direto ou indireto?
O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.
Qual é a fala do narrador?
fala do narrador + verbo de elocução + conjunção + fala da personagem pelas palavras do narrador. No discurso indireto o narrador é o responsável por falar na vez da personagem, utilizando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.
O que é uma linguagem direta?
É discurso Direto aquele em que o autor ao narrar uma história, repete a fala do personagem com as mesmas palavras que ele usou, e geralmente vem precedida por dois pontos e travessão.
Quando é direto e indireto?
Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.
Como identificar indireto?
— note como a preposição “de” ajuda a completar o sentido da frase. Para identificar, perguntamos ao verbo: “Gosta de que?” e a resposta é o complemento verbal objeto indireto. Elisangela acredita em Deus — o objeto indireto aqui se liga ao verbo acreditar, porque a crença se deposita em algo ou em alguma coisa.
O que é uma decoração provençal?
Qual a forma mais barata de fazer uma parede?