O que é um decreto do Executivo?

Perguntado por: Luís Cardoso de Tavares  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

Os decretos funcionam como atos elaborados pelo chefe do Executivo com a intenção de complementar ou regulamentar alguma normativa jurídica existente, ou de reestruturar a administração pública por meio da extinção, ou criação de novos cargos, entre outros. Esses atos passam a vigorar imediatamente após a promulgação.

Quais são os três tipos de decretos?

  • 1 - decretos singulares. Fazem parte deste grupo os decretos de nomeação, de aposentadoria, de abertura de crédito, de desapropriação, de cessão de uso de imóvel, de indulto de perda de nacionalidade, entre outros. ...
  • 2 - decretos regulamentares. ...
  • 3 - decretos autônomos.

Qual a diferença entre decreto legislativo e decreto Executivo?

Os decretos emitidos pelo Executivo, funcionam de maneira diferente dos do Legislativo. Eles estão dentro do grupo dos atos administrativos, que, por sua vez, estão abaixo da lei ordinária.

O que é um decreto do presidente?

Brasil. No sistema jurídico brasileiro, os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos).

Qual é a força de um decreto?

Têm força de lei e foram expedidos por Presidentes da República em dois períodos: de 1937 a 1946 e de 1965 a 1988. Nossa atual Constituição não prevê essa possibilidade. Alguns Decretos-Leis ainda permanecem em vigor.

Diferença entre DECRETO EXECUTIVO e DECRETO AUTÔNOMO!!!

28 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de decreto?

Ato de natureza administrativa cuja competência é privativa do presidente da República. Podem ser singulares, quando tratam de assuntos como nomeação, desapropriação, indulto; ou regulamentares, para executar normas instituídas por lei ordinária.

O que é maior lei ou decreto?

A lei, por sua vez, é superior ao decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade. É o princípio genérico da legalidade, previsto expressamente no artigo 5.º, inciso II, da Constituição Federal, segundo o qual "ninguém será obrigado a fazer ou deixar alguma coisa senão em virtude de lei".

Quem pode derrubar um decreto do presidente?

“Não é prerrogativa da Câmara derrubar decreto. Só o prefeito, o governador e o presidente da república podem emitir decreto. Nós não temos autonomia para derrubar ou estabelecer decreto”, explicou o parlamentar.

Qual o poder de um decreto presidencial?

Editados pelo Presidente da República, regulamentam as leis e dispõem sobre a organização da administração pública.

Quando um decreto vira lei?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação.

Quantos votos precisa para derrubar decreto presidencial?

A maioria absoluta é definida como o primeiro número inteiro superior à metade. No caso do Senado, são 81 senadores, a metade é 40,5; portanto, o primeiro número superior é 41. A rejeição de veto presidencial também exige o voto da maioria absoluta dos deputados e senadores (em sessão conjunta).

O que tem mais força decreto ou resolução?

O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.

O que acontece quando o Congresso derruba veto do presidente?

Por fim, caso o veto seja rejeitado, as partes correspondentes do projeto apreciado são encaminhadas à promulgação pelo Presidente da República em até 48 horas ou, na omissão deste, pelo Presidente ou Vice-Presidente do Senado, em igual prazo (art. 66, §7º, CF).

Qual é a diferença entre lei e decreto?

No que concerne ao decreto, trata-se de um ato normativo secundário, abaixo da lei, que não pode ir contra a Constituição Federal e tem como fonte principal de inspiração as leis. Ele é um mandado expedido por via judicial por autoridade competente.

Como é formado um decreto?

Ele somente pode ser elaborado pelo chefe do Executivo. No caso do âmbito federal, essa competência é do presidente da República, assim como acontece com a medida provisória. Seu objetivo não é criar regras novas, mas detalhar regras já existentes em uma lei. Após ser promulgado, entra em vigor imediatamente.

Qual é a ordem da hierarquia das leis?

Assim, a Constituição Federal está no topo da pirâmide normativa, seguida pelas leis e, por fim, pelos atos administrativos, que são a base desta.

Quem autoriza um decreto?

São aqueles editados pelo Chefe do Poder Executivo em razão de autorização direta do texto constitucional. No caso existe uma partilha do poder normativo entre o Executivo e o Legislativo.

Quem expede os decretos?

Só lhe cabe explicitar a lei, dentro dos limites por lei traçados." O veículo de manifestação do Presidente da República é o decreto. Por meio deste instrumento é que o chefe do Executivo exercita suas principais funções jurídicas. O art.

Pode alterar lei por decreto?

Decreto Não Pode Modificar Lei | Jusbrasil.

Qual o prazo de validade de um decreto?

Produz efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso, mas depende de aprovação da Câmara e do Senado para que seja transformada definitivamente em lei.

Por que o STF pode legislar?

Agora, cumpre-se avaliar a possibilidade de o STF legislar por Súmulas Vinculantes sob dois aspectos: o ético/moral/deontológico e o jurídico. Deontologicamente falando, o Supremo pode legislar por meio da Súmula Vinculante, em razão do papel de Tribunal Constitucional.

O que acontece se o presidente decretar estado de defesa?

§ 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

Como um decreto vira lei?

Se o presidente sancionar (ratificar) o projeto, ele se torna lei e é publicado no Diário Oficial da União. Mas o presidente pode vetar uma parte do projeto ou todo ele. Se vetar alguns trechos, a parte sancionada vira lei, e os vetos voltam para análise do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado).

Quem tem mais poder lei ou decreto?

Os decretos são decisões de uma autoridade superior, com força de lei, para disciplinar um fato ou uma situação particular. interpretá-la, respeitados os seus fundamentos, objetivos e alcance.

Quem pode editar um decreto?

No Brasil, cabe tradicionalmente aos Chefes do Poder Executivo a atribuição constitucional de expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis, conforme estabelece o art. 84, IV, da Constituição da República.

Artigo anterior
Qual a diferença entre a laje H8 e H12?
Artigo seguinte
O que é o agregado familiar IRS?