O que é um cristal semicondutor?

Perguntado por: Valentim Carvalho de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

O conceito de semicondutor intrínseco está relacionado ao cristal que, não-intencionalmente, possui não mais de um átomo de elemento químico estranho para cada um bilhão de átomos do material escolhido. O teor de impureza, neste caso, é chamado 1 ppb, ou uma parte por bilhão.

Como se forma um cristal semicondutor?

Quando o processo de dopagem introduz na estrutura cristalina uma quantidade de átomos com mais de quatro elétrons na última camada, como o fósforo (P), pentavalente, forma-se uma nova estrutura cristalina denominada cristal N.

Porque dopar semicondutores?

Em um cristal semicondutor a dopagem é geralmente realizada para alterar suas propriedades elétricas.

O que é um cristal do tipo N?

Tipo N - Na dopagem tipo N, o fósforo ou o arsênico é adicionado ao silício em pequenas quantidades. O fósforo e o arsênico possuem cinco elétrons externos cada um, de forma que ficam fora de posição quando entram no reticulado de silício. O quinto elétron não tem a que se ligar, ganhando liberdade de movimento.

O que é um elemento pentavalente?

Átomos pentavalentes são chamados átomos doadores • Exemplos de impurezas doadoras: arsênio, o antimônio e o fósforo. Cada átomo trivalente está cercado por quatro vizinhos • Sete elétrons se encontrarão nas suas órbitas de valência. – Aparece uma lacuna em cada átomo trivalente.

Diodo e o Cristal Semicondutor tipo P - Curso de Eletrônica - Eletrônica Fácil

19 questões relacionadas encontradas

O que é átomo trivalente?

Que tem capacidade de se combinar com três átomos de hidrogénio. Que tem três valências.

O que ocorre quando um átomo de silício perde um elétron da sua camada de valência?

Como o B possui apenas 3 elétrons na camada de valência, falta um elétron para completar a ligação com um dos átomos de Si. Este “buraco” resultante é chamado de lacuna, e corresponde à ausência de um elétron esperado na ligação covalente -> semicondutor está dopado positivamente, e é chamado de semicondutor do tipo P.

O que é um material tipo N?

Semicondutores do tipo n

Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos de doadores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo n, porque a maioria dos portadores de carga no cristal são elétrons negativos.

Como é feito um cristal tipo N?

N: ocorre com a adição de fósforo ou arsênico ao silício. Tanto o arsênico quanto o fósforo possuem cinco elétrons na camada de valência.

O que é uma impureza trivalente?

Corresponde aos elementos químicos que possuem três elétrons na última camada, que se colocados na estrutura do semicondutor, terão três elétrons envolvidos em ligações covalentes (falta um, o que implica na formação de um buraco).

Como dopar um semicondutor?

O processo de dopagem de semicondutores refere-se à adição, ao cristal intrínseco, de pequena quantidade de impureza, com propriedades adequadas, de forma a afetar o comportamento elétrico do semicondutor da maneira desejada.

O que é um semicondutor dopado?

Um semicondutor extrínseco , ou semicondutor dopado , é um semicondutor que foi dopado intencionalmente com o objetivo de modular suas propriedades elétricas, ópticas e estruturais.

Quais são os fatores que influenciam na condutividade de semicondutores?

Já a condutividade elétrica dos materiais semicondutores varia de acordo com as condições ambientais ou de estado elétrico. A condutividade dos semicondutores pode ser modificada por meio da variação da temperatura ou pelo processo de dopagem, que consiste na adição de uma substância diferente do silício.

O que é um material semicondutor?

São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado.

Como ocorre a formação da camada de depleção?

A região em torno da junção onde se encontram esses íons é chamada de camada de depleção. A passagem de elétrons do lado N para o lado P e de lacunas no sentido contrário é chamada de difusão através da junção. ... Diz-se então que está se formando uma barreira contra a difusão de elétrons e lacunas através da junção.

Como agem as lacunas?

As lacunas agem como se fossem cargas positivas: indicadas com o sinal mais. elétrons de valência até a banda de condução.

Qual a diferença do diodo de germânio para o de silício?

Os diodos de germânio são melhor usados em circuitos de baixa potência. ... Os diodos de silício são excelentes para uso geral e podem ser usados em praticamente todos circuitos elétricos em que um diodo é necessário. Eles são mais duráveis que os diodos de germânio e muito mais fáceis de se obter.

O que ocorre imediatamente após a formação de uma junção pn?

Logo após a formação da junção pn, alguns elétrons livres se difundem do semicondutor tipo n para o semicondutor tipo p. O mesmo processo ocorre com algumas lacunas existentes no semicondutor tipo p que difundem para o semicondutor tipo n.

Como funciona semicondutores tipo N?

Tipo N – São adicionados ao silício átomos de fósforo ou arsênio. Esses elementos possuem cinco elétrons na sua camada de valência, porém, ao serem acrescentados à rede cristalina do silício, não é possível que todos esses elétrons estabeleçam ligações.

O que caracteriza os materiais semicondutores tipo N ou P?

Estes tipos de materiais (tipo P) são caracterizados pela grande falta de elétrons, ou seja, pelo número excessivo de lacunas. Neste caso, as lacunas são chamadas de portadores majoritários e os elétrons de portadores minoritários.

O que é um material intrínseco?

Os semicondutores intrínsecos são aqueles nos quais o comportamento elétrico está baseado na estrutura eletrônica inerente do material puro, mas quando as características elétricas são determinadas por átomos de impurezas, o semicondutor é extrínseco.

O que acontece com o átomo de silício quando ele perde todos os elétrons que orbitam na camada mais externa?

Se um átomo perder um ou mais elétrons da sua camada mais externa, o número de prótons supera o número de elétrons e o átomo passa a conter uma carga elétrica efetiva positiva. Nessas condições, o átomo é chamado de íon positivo.

Quantos elétrons de Valencia tem um átomo de silício?

O silício e o germânio são átomos tetravalentes, pois possuem quatro elétrons na camada de valência.

O que significa dizer que o átomo de carbono é tetravalente?

Ligações do carbono: O carbono, sendo tetravalente, pode realizar quatro ligações, com quatro outros átomos, ou ligações duplas e triplas, até que se complete a valência.

Artigo anterior
O que diz o artigo 22 do Código Penal?
Artigo seguinte
Quais são as medidas antropométricas mais utilizadas para a aferição do crescimento de desenvolvimento?