Quais são os tipos de eletrocirurgia?

Perguntado por: Bruna Júlia Amaral Oliveira Torres  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

Eletrocirurgia é um termo usado para descrever múltiplas modalidades que usam eletricidade para causar destruição térmica do tecido através da desidratação, coagulação ou vaporização. Os dois tipos de eletrocirurgia mais comumente utilizados são eletrocirurgia de alta frequência e eletrocautério.

Quais os tipos de bisturis existentes?

O bisturi tradicional pode ser encontrado no tamanho número 3, que é associado ao cabo do instrumento. O cabo de bisturi 3 utiliza lâminas menores e é destinado a procedimentos cirúrgicos mais delicados. Já o cabo 4, utiliza lâminas maiores para atos cirúrgicos gerais.

Quais são os três efeitos Eletrocirurgicos?

A eletrocirurgia ou diatermia tem sido largamente utilizada em procedimentos cirúrgicos, com sucesso.
...
Temos cinco efeitos que condicionam a passagem da corrente elétrica em tecidos vivos:
  • Intensidade;
  • Duração;
  • Frequência;
  • Densidade;
  • Caminho percorrido pela corrente.

O que é Cauterio monopolar?

Bisturi Monopolar

No sistema monopolar, o eletrodo neutro está distante do eletrodo ativo, de forma que a corrente elétrica deve atravessar o corpo humano. O eletrodo ativo é utilizado no tecido-alvo, enquanto o eletrodo neutro fica em contato com a pele do paciente.

O que é corrente monopolar?

Na eletrocirurgia, a corrente elétrica é produzida por um gerador, chega no corpo do paciente por um eletrodo ativo, agindo nos tecidos-alvo, e sai através do eletrodo neutro. ... Quando o eletrodo neutro está distante do eletrodo ativo, sob a forma de uma placa, temos o sistema monopolar.

Eletrocirurgia

39 questões relacionadas encontradas

O que é monopolar Bipolar e Tripolar?

Existem alguns tipos específicos de disjuntores indicados para cada instalação elétrica. Os disjuntores unipolares, bipolares e tripolares, por exemplo, são, ao mesmo tempo, disjuntores para circuitos elétricos monofásicos (com uma única fase), bifásicos (com duas fases) e trifásicos (com três fases).

Quais são as vantagens de uma eletrocirurgia?

Vantagens: técnica mais segura do que a monopolar, pois não envolve riscos de queimaduras nem de electrocussão. É a técnica que se deve utilizar em pacientes com pacemakers. Desvantagem: não é apropriada para a dessecação de grandes quantidades de tecido.

O que é placa Eletrocirurgica?

As placas eletrocirúrgicas são eletrodos neutros, dispersivos descartáveis, não estéreis, com ou sem fio pré- fixado e disponíveis em uma ampla variedade de formas e tamanhos (adultos e pediátricos). São conhecidas como eletrodo de placa, eletrodo de placa, passivo, de retorno ou dispersivo.

Como é feita a eletrocirurgia?

Como funciona o procedimento de eletrocirurgia? A corrente elétrica é obtida com o uso de um gerador que chega ao corpo do paciente em um eletrodo ativo. A corrente sai através de um eletrodo neutro, que é uma placa colocada junto ao corpo da pessoa que está sendo tratada.

O que é placa de cautério?

As placas eletrocirúrgicas são conhecidas como eletrodo neutro, placa neutra, placa terra, eletrodo passivo, eletrodo de retorno ou eletrodo dispersivo de um Bisturi Elétrico ou Bisturi Cautério.

O que é placa dispersiva?

A Placa Dispersiva é utilizada como eletrodo dispersivo em conjunto com aplicadores e também em aplicações fixas no equipamento Tecare da HTM. Indicadas para tratamentos estéticos como gordura localizada, celulite, entre outros.

Quais cuidados devemos ter com o bisturi elétrico?

Deve-se evitar superfícies com cicatrizes e tatuagens, pelos e proeminências ósseas; também é necessário retirar todo adorno metálico (9). Outro cuidado essencial é com o posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, pois o contato do paciente com a superfície metálica da mesa também pode causar lesões.

Quais efeitos o bisturi elétrico faz no corpo humano?

Dependendo do grau de intensidade, da potência e a forma de onda selecionada, o Bisturi Eletrônico Microprocessado, pode produzir os seguintes efeitos: Dessecação, Corte Eletrocirúrgico, Fulguração e Corte Misto (Blend).

Quais os tipos de lâminas de bisturi?

Lâminas de bisturi descartáveis:
  • Lâmina de bisturi número 11: Utilizado em incisões incisais e drenagem abscesso.
  • Lâmina número 12: Utilizada para realizar o corte em áreas distais ou áreas de difícil acesso cirúrgico. ...
  • Lâmina de bisturi número 15: usado em todos os tipos de incisão.

Quais os tamanhos de bisturi?

Os bisturis tradicionais são encontrados nos tamanhos nº 3 e nº 4. No caso do primeiro, a lâmina é menor e mais destinada aos procedimentos cirúrgicos delicados, enquanto que o segundo se encaixa melhor para atos cirúrgicos mais gerais.

Quais são as lâminas de bisturi?

Lâminas de Bisturis: Tipos e Indicações
  • Lâmina nº10. É reta na parte superior e convexa na borda cortante. ...
  • Lâmina nº11. Possui forma triangular e ponta bastante afiada, sendo utilizada em pequenas incisões e na drenagem de abscessos.
  • Lâmina nº12. ...
  • Lâmina nº15. ...
  • Lâmina nº20 ao 22. ...
  • Lâmina nº23.

Quais cuidados com eletrocautério?

Deve-se evitar que a corrente elétrica do eletrocautério interfira no marca-passo do paciente. Em algumas instituições, existe um profissional técnico que monitoriza a programação do marca-passo e, ao término do procedimento cirúrgico, o reprograma garantindo o retorno às condições iniciais de funcionamento.

O que significa eletrocirurgia?

Eletrocirurgia é um termo utilizado em Medicina para descrever aqueles procedimentos cirúrgicos em que existe passagem de corrente elétrica pelos tecidos, com finalidades curativas. Também é chamada de cirurgia por radiofrequência.

O que é uma unidade de eletrocirurgia?

A unidade de eletrocirurgia é um aparelho eletrônico que tem como objetivo promover a eletrocoagulação e a eletrodissecção.

O que é placa neutra e qual a sua função?

A placa Neutro (eletrodo dispersivo), é colocada no paciente em qualquer parte do seu corpo, de modo que esta corrente elétrica fluirá a partir do gerador de energia por meio do eletrodo ativo passando através do tecido biológico alvo, e o retorno se dará por meio da placa neutro (eletrodo passivo).

Qual a real importância da placa Eletrocirúrgica 3m durante o ato cirúrgico?

- Fornecem um trajeto de retorno seguro para a corrente eletrocirúrgica; ... - É uma placa bipartida, portanto utilizar quando o gerador eletrocirúrgico possuir um Sistema de Monitorização da Qualidade de contato (REM, ARM, NESSY);

Onde colocar a placa de Cauterio?

O local da placa dispersiva é geralmente ditado pelo sítio cirúrgico, deve ser posicionada o mais próximo possível do campo operatório, preferencialmente em pele limpa e seca, em área bem vascularizada e com maior massa muscular.

Qual é a vantagem do bisturi elétrico?

Algumas vantagens da utilização de um Bisturi Elétrico são as incisões rápidas e precisas, não havendo a necessidade de exercer pressão demasiada sobre os tecidos. ... Controle da hemorragia, possibilitando o contorno dos tecidos e a arquitetura gengival normal podem ser restaurados com maior facilidade.

Como funciona um Eletrocauterio?

Como funciona o eletrocautério? A corrente contínua ou alternada do eletrocautério é passada por um fio resistente de metal, gerando calor. O eletrodo aquecido é aplicado ao tecido para que haja hemostasia e destruição dos tecidos em vários graus.

Como funciona um disjuntor bipolar?

Disjuntor Bipolar: O que é? O disjuntor é um dispositivo elétrico que tem a função de proteger a instalação elétrica quando acontece uma sobrecarga, um pico de energia ou um curto circuito. O disjuntor bipolar em nada difere dessa definição, somente realiza essa proteção monitorando as duas fases que passam por ele.

Artigo anterior
Qual o limite se saque no caixa 24 horas?
Artigo seguinte
Pode correr na areia sem tênis?