O que é um contrato aleatório de exemplos?

Perguntado por: Eva Catarina Neto Andrade Gonçalves  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Exemplo disto é a venda de colheita futura, como já apresentado anteriormente, independente da existência da safra ou não existir, em que o comprador deve assumir o risco da completa frustração da safra, ou seja, sua não existência, salvo se o risco cumprir-se por dolo ou culpa do vendedor.

São considerados contratos aleatórios?

São aleatórios os contratos em que a prestação de uma das partes não é precisamente conhecida e suscetível de estimativa prévia, inexistindo equivalência com a da outra parte. Além disto, ficam dependentes de um acontecimento incerto.

Como a doutrina classifica os contratos aleatórios de exemplos?

Contratos aleatórios por natureza

É que a perda ou o lucro dependem de um fato futuro e imprevisível. Ex: contratos de jogo, aposta e seguro. O contrato de seguro é comutativo porque o segurado o celebra para se acobertar contra qualquer risco.

O que é contrato comutativo ou aleatório?

Os contratos comutativos apresentam grande semelhança com os contratos bilaterais. ... O aleatório, por sua vez, é o contrato em que as prestações de uma ou de ambas as partes são incertas, por que sua quantidade ou extensão está na dependência de um fato futuro e imprevisível e pode redundar em perda ou lucro.

O que é contrato preliminar exemplo?

O contrato preliminar bilateral faz com que ambas as partes tenham obrigações, sendo recíproco seu consentimento, como, por exemplo, no compromisso de compra e venda. ... No contrato unilateral, cabe apenas uma das partes exigir o cumprimento, e a outra parte cumpri-lo, como, por exemplo, no contrato de doação.

AULA 18 - DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS

25 questões relacionadas encontradas

O que é um contrato preliminar?

Também conhecido como pactum de contrahendo ou contrato promessa, o contrato preliminar é aquele que tem por objetivo garantir a realização de um contrato definitivo.

Quando um contrato será preliminar?

1-Conceito de contrato preliminar

É aquele em que ambas as partes ou uma delas se compromete a celebrar mais tarde outro contrato, que será o contrato principal.

Porque o contrato de seguro é aleatório?

Aleatório: É um contrato aleatório porque não há equivalência entre as prestações de serviços. A Companhia de Seguros assume o compromisso e obrigação de indenizar seu cliente, o Segurado, por um risco que pode ou não ocorrer.

Como podem ser classificados os contratos?

Em linhas gerais, os contratos podem ser classificados da seguinte forma: Típicos, Atípicos e Mistos.

Pode-se classificar os contratos aleatórios como bilaterais e onerosos?

Admite-se que o objeto do contrato seja coisa futura. ... Nos contratos aleatórios existe equivalência entre as prestações e contraprestações avençadas. E. Pode-se classificar os contratos aleatórios como bilaterais e onerosos.

São exemplos de contratos unilaterais?

Contrato Unilateral é aquele em que, no momento da sua formação, só uma das partes assume obrigação em face da outra. Exemplos: doação, mandato, depósito, etc.

Quais são os tipos de contratos aleatórios?

Existem duas modalidades de contratos aleatórios então, aqueles que se referem a coisas futuras e aqueles que versam sobre coisas já existentes mas que estão sujeitas a riscos futuros, como colocado por ROPPO (1988).

É vedado estabelecer o contrato de forma aleatória?

Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, terá o outro direito de receber integralmente o que lhe foi prometido, desde que de sua parte não tenha havido dolo ou culpa, ainda que nada do avençado venha a existir.

Quais são os contratos de adesão?

A lei 8078/90, em seu artigo 54, traz em seu bojo: "Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo".

Qual a finalidade da classificação dos contratos?

Em relação ao sacrifício patrimonial das partes contratantes, os contratos se classificam em gratuitos (benéficos) ou onerosos. Nessa classificação leva-se em conta a vantagem ou o objetivo visado pelas partes. No entanto, o contrato poder ser classificado como oneroso e gratuito.

Quais são os contratos?

Podemos ter o contrato de compra e venda, com caráter bilateral e consensual; o contrato de troca ou permuta, no qual a troca de bens de valores desiguais é anulável, se não houver expresso consentimento entre as partes envolvidas; o contrato estimatório, no qual as partes envolvidas são o consignante (quem entrega a ...

Qual a natureza jurídica do contrato de seguro?

O contrato de seguro tem natureza onerosa porque uma das partes sofre um prejuízo patrimonial que corresponda a uma vantagem que pleiteia. O segurado paga um prêmio para se garantir contra riscos futuros.

O que caracteriza o contrato de seguro?

“O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra( segurado),mediante pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros previstos no contrato”.

Quais são as características do contrato de seguro?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

O que é uma negociação preliminar?

Negociações preliminares – Consistem nas conversações prévias, sondagens e estudos sobre os interesses de cada contratante, tendo em vista o contrato futuro, sem que haja qualquer vinculação jurídica entre os participantes, embora excepcionalmente surja responsabilidade civil no campo da culpa aquiliana1.

O que acontece quando uma das partes descumpre o contrato preliminar?

No artigo 465, o legislador civil preceitua que: Art. 465. Se o estipulante não der execução ao contrato preliminar, poderá a outra parte considerá-lo desfeito, e pedir perdas e danos.

O que é contrato preliminar de compra e venda?

- do contrato preliminar de compra e venda resulta ao promitente comprador dois direitos: um de caráter obrigacional, que, uma vez quitado o preço e, não havendo cláusula de arrependimento ou não exercida essa pelo promitente vendedor no momento oportuno, quer dizer, antes de quitado integralmente o preço, assegura o ...

O que é um contrato definitivo é preliminar?

a) Preliminar (ou compromisso, pré-contrato, promessa de contrato) são aqueles firmados com o fim de tornar obrigatória a celebração de um contrato futuro, que será o definitivo. ... b) Definitivo é o contrato que é celebrado de forma plena e acabada, gerando deveres e obrigações para uma ou para ambas as partes.

O que é um contrato impessoal?

O contrato impessoal é aquele que não leva em conta exclusivamente o estado pessoal de certo contratante. O contrato individual diz respeito ao interesse de apenas uma pessoa. Exemplo: na compra e venda, uma pessoa pode contratar outra.

Qual a diferença entre contrato pessoal e contrato impessoal?

Contratos pessoais e impessoais

Nos contratos impessoais, as partes não especificam quem irá cumprir a obrigação. Para o credor da obrigação, a pessoa que cumprirá o contrato é fungível, desde que haja o adimplemento contratual.

Artigo anterior
Qual foi o legado de João Cândido?
Artigo seguinte
Quem tem silicone pode apertar?