Quem avalia o servidor em estágio Probatorio?

Perguntado por: Eva Soares Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Durante o estágio probatório, a Administração avalia o servidor quanto à assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. O servidor que não for aprovado poderá ser exonerado do cargo, deixando o serviço público ou sendo reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

Quem avalia estágio probatório?

O estágio probatório é um período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores. A avaliação começa justamente após a posse e o começo do trabalho.

Quem deve avaliar o desempenho do servidor em estágio probatório?

Uma das novidades, é a realização da avaliação somente pelo superior imediato, gestor que acompanha diretamente o desempenho do servidor, o que simplifica o procedimento e favorece o diálogo e o feedback. A avaliação passa a ser realizada a cada 180 dias de efetivo exercício, favorecendo sua efetividade.

Como avaliar estágio Probatorio?

Comumente, os critérios de avaliação que deverão constar de processo específico são:
  1. Assiduidade: Frequência de comparecimento ao trabalho, pontualidade e saídas antecipadas.
  2. Disciplina: Respeito às leis, às normas e às disposições regulamentares; aos deveres de cidadão e de servidor público.

Como funciona o estágio Probatorio?

O estágio probatório é um intervalo de tempo no qual o servidor é analisado por seus superiores. Este processo começa logo que acontece o ingresso no serviço público. Existem casos nos quais o servidor veterano tem de passar por outro estágio probatório. No entanto, isso só ocorre se ele mudar de cargo.

Estagio probatório no serviço público

31 questões relacionadas encontradas

O que não pode acontecer no estágio Probatorio?

“Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.” Portanto, após a avaliação no estágio probatório, caso a opinião da chefia seja pela exoneração, o servidor deve ser ouvido para apresentar sua defesa.

Qual o prazo do estágio probatório?

O estágio probatório tem a duração de 3 anos após iniciar as atividades na administração pública. No entanto, nem sempre foi esse prazo, porque houve uma certa confusão entre a lei 8.112/1990 que previa 2 anos, mas a EC 19/1998 alterou para 3 anos.

Que pontos são observados no período de avaliação no estágio probatório?

1) Durante o período de estágio probatório serão avaliadas a aptidão e a capacidade do servidor para o exercício do cargo, observados os fatores: responsabilidade, organização/planejamento, iniciativa/decisão, disciplina, qualidade do trabalho, relacionamento/comunicação, racionalização, confiabilidade, cooperação, ...

O que deve ser avaliado no estágio?

O servidor em estágio probatório deve ser constantemente observado, avaliado, orientado pela chefia imediata, principalmente com relação aos aspectos de ASSIDUIDADE, CAPACIDADE DE INICIATIVA, DISCIPLINA, PRODUTIVIDADE E RESPONSABILIDADE.

Quantas avaliação de estágio probatório?

Sendo estabelecido o prazo máximo de 32 (trinta e dois) meses, após a posse, para a conclusão da sua avaliação de desempenho e 4 (quatro) meses restantes para a finalização do processo de estágio probatório, conforme art. 8, § 1º e 2º da Resolução CONSUNI nº 18/2017.

Quem está em estágio probatório pode assumir cargo comissionado?

O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em Comissão do Grupo-Direção e ...

É correto afirmar que durante o estágio probatório o cargo ocupado pelo servidor poderá ser extinto?

41, caput, CF). Esses estudiosos usam como principal fundamento o teor da Súmula nº 22 do STF: “O estágio probatório não protege o funcionário contra a extinção do cargo”.

O que significa desempenho de mandato classista?

É o afastamento concedido ao servidor para o desempenho de mandato em Confederação, Federação, Associação de Classe de âmbito nacional, Sindicato representativo da categoria ou Entidade fiscalizadora da profissão.

Estou em estágio probatório pode pedir afastamento?

Durante o cumprimento do estágio probatório o agente não poderá requerer licença para tratar de assuntos particulares. O servidor também não poderá requerer afastamento para participação em programa de pós-graduação no país ou no exterior.

Quem está em estágio probatório pode pedir remoção?

Já no âmbito federal, no Estatuto dos servidores civis federais (Lei nº 8.112/90) não há nenhum artigo que proíba expressamente a remoção de servidor público em estágio probatório.

Qual a diferença entre estágio probatório e estabilidade?

Em primeiro lugar, deve ser ressaltado que o estágio probatório não pode ser confundido com a estabilidade. São institutos distintos, pois enquanto o estágio probatório refere-se ao cargo, assim, a cada novo cargo efetivo, o servidor está sujeito a um novo estágio, a estabilidade está relacionado com o serviço público.

Como fazer uma auto avaliação de estágio?

Demonstrei iniciativa, segurança e interesse pelas atividades do estágio. Procurei realizar meu trabalho da melhor maneira possível, dedicando-me a todas as atividades propostas. Colaborei com novas ideias e propostas para o serviço de estágio. Fui organizado e respeitei os compromissos assumidos e cumpri prazos.

Como fazer avaliação de estágio supervisionado?

A avaliação do aluno em campo prático de estágio é realizada por meio da utilização de um instrumento denominado “Ficha de Avaliação de Desempenho do Aluno em Estágio Supervisionado” (ANEXO A).

Como fazer um parecer de um estagiário?

No relatório de estágio você precisa falar sobre a importância dessa experiência em sua vida acadêmica. Faça isso expressando de forma geral e objetiva todas as informações. Portanto, o conteúdo precisa ressaltar como a experiência tem contribuído para você entender como funciona a profissão.

Quais são os critérios de avaliação?

A ideia de critérios de avaliação é usada na área da educação para designar um quadro de referência tomado pelos docentes na hora de avaliar o rendimento académico dos seus alunos. Estes critérios aludem aos conhecimentos que os estudantes devem adquirir e àquilo que têm de aprender a fazer com esses conhecimentos.

Quais são os critérios da avaliação de desempenho do servidor público?

Institui cinco critérios que se subdividem em considerações a serem observadas dentro de cada grupo: (1) Comportamento no trabalho; (2) Qualidade no trabalho; (3) Iniciativa; (4) Eficiência; e (5) Responsabilidade.

O que significa período Probatorio?

Estágio probatório é o período em que o servidor público terá seu desempenho avaliado, onde será verificado se ele possui aptidão e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por força de concurso público.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

"Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

O que é exigido no estágio probatório?

É um período de avaliação durante o qual deverá demonstrar aptidão e capacidade para o exercício do cargo, observados os fatores: assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; e responsabilidade.

Tem duração de dois anos conforme previsto na Lei 8112 90?

O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

Artigo anterior
Como pagar licenciamento pelo PIX?
Artigo seguinte
Qual a desvantagem do C6 Bank?