O que é um ativo fiscal diferido?

Perguntado por: Ariana Soraia de Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

19.2.2.6 – Ativos Fiscais Diferidos são os valores dos tributos a recuperar em exercícios futuros sobre lucros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis; b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados, observada a base de cálculo de cada tributo.

O que são ativos fiscais diferidos?

No contexto do Brasil, os ativos fiscais diferidos, ou também denomi- nados créditos tributários, são ativos de natureza tributária advindos de diferenças temporárias, de prejuízos fiscais e de bases negativas, que podem ser registrados contabilmente, de acordo com a legislação vigente.

O que é um passivo fiscal diferido?

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Como contabilizar ativo fiscal diferido?

Um ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...

Como contabilizar passivo fiscal diferido?

De acordo com o item 61A, o tributo diferido deve ser debitado diretamente no valor contábil do componente de patrimônio líquido. De acordo com o item 58, mudanças subsequentes no passivo fiscal diferido devem ser reconhecidas no resultado como despesa (receita) de tributo diferido.

Lucro Real - Ativo Fiscal Diferido - Como Calcular e contabilizar?

39 questões relacionadas encontradas

Como reconhecer impostos diferidos?

Como o imposto diferido funciona

Por exemplo, supondo que uma empresa venda a sua sala comercial em 24 vezes no mês de janeiro de 2020. Para o imposto de renda deste ano, a venda deverá ser contabilizada para fins tributários como ativo diferido ou despesa pré-operacional.

O que é um passivo fiscal?

Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.

O que é o diferimento?

O diferimento é a modalidade de substituição tributária que o contribuinte substituto tributário é responsável pelo recolhimento do ICMS referente as operações que já aconteceram, também conhecida como substituição tributária “para trás”.

O que é uma receita diferida?

A receita diferida também é conhecida como não receita não auferida. É o pagamento recebido por uma empresa antecipadamente por serviços que ainda não prestou ou mercadorias que ainda não entregou. Esse dinheiro não foi auferido e, portanto, não pode ser relatado na demonstração do resultado.

O que é um ativo fiscal?

O que são Ativos Fiscais

Ativos Fiscais, ou Ativos Fiscais Diferidos, são valores de tributos recuperáveis em exercícios futuros sobre os lucros relacionados a diferenças temporárias e compensação futura de prejuízos fiscais ou créditos fiscais.

Quando reconhecer um passivo diferido?

No caso de a empresa ter iminente liquidação de ativo prevista, por exemplo — ato que gera exigibilidade de pagamento maior de impostos em relação à atualidade — é necessário reconhecer um passivo fiscal diferido na contabilidade.

Como lançar ICMS diferido?

Diferido: quando o ICMS é calculado e diferido. É calculado o valor do ICMS próprio e o valor do ICMS diferido de acordo com o valor no campo “Perc. ICM DIF”. Assim, o diferimento é pago na próxima operação.

Qual a diferença entre receita antecipada e receita diferida?

A receita diferida, também conhecida como receita não auferida, refere-se a pagamentos antecipados que uma empresa recebe por produtos ou serviços que serão entregues ou realizados no futuro. A empresa que recebe a antecipação registra o valor como receita diferida, um passivo, em seu balanço patrimonial.

O que é uma receita antecipada?

As receitas antecipadas são decorrentes do recebimento antecipado de receitas relacionadas com períodos de competência subsequentes, como por exemplo, adiantamentos de clientes, aluguéis ativos a vencer, etc.

O que são receitas a realizar?

Assim, a "receita a realizar" deverá sempre corresponder a um valor líquido dos custos já incorridos ou a incorrer e da respectiva parcela de impostos aplicáveis, inclusive aqueles sobre a renda.

O que é o diferimento do ICMS?

Assim, no diferimento, o pagamento do ICMS é postergado para o momento da comercialização da mercadoria. Ou seja, ocorre o fato gerador, mas não o lançamento, por isso não há a cobrança do ICMS de imediato. Posto isso, podemos dizer que se trata de uma espécie de benefício fiscal aplicado na importação do produto.

Quando se aplica o diferimento?

O contribuinte deverá recolher o imposto diferido caso: - a mercadoria seja destinada ao ativo permanente ou ao uso ou consumo; - ocorra qualquer saída ou evento que impossibilite a ocorrência do fato determinante do pagamento do imposto.

Quem paga o imposto diferido?

- Encerrada a fase do diferimento, o imposto diferido será recolhido integralmente pelo adquirente ou destinatário da mercadoria, na qualidade de contribuinte substituto, sendo que o valor do imposto diferido a ser recolhido pelo contribuinte substituto, será igual aquele que o contribuinte originário ( que fez a ...

O que são diferenças temporárias?

19.2.2.7 – Diferenças Temporárias são as diferenças entre a base fiscal de um ativo ou passivo e seu valor contábil no balanço patrimonial, que afetem ou possam vir a afetar a apuração dos tributos sobre os lucros.

São exemplos de diferenças temporárias tributáveis que resultam em passivo fiscal diferido?

A seguir, apresentam-se exemplos de diferenças desse tipo que são diferenças temporárias tributáveis e, portanto, resultam em obrigações fiscais diferidas: a) a depreciação considerada na determinação do resultado tributável pode ser diferente daquela que é considerada na determinação do resultado contábil.

Como contabilizar impostos sobre vendas?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Como fazer lançamento de compensação de impostos?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Como é feita a provisão para o Imposto de Renda?

Provisão para o Imposto de Renda

b) provisão para Imposto de Renda sobre lucros deferidos: a contabilização é feita mediante débito da conta de Apuração do Resultado do Exercício e crédito de Provisão para Imposto de Renda sobre Lucros Diferidos, no Passivo Exigível a Longo Prazo.

Porque a receita antecipada ou adiantamento não pode ser considerada como receita do exercício?

Uma receita recebida antecipadamente não é considerada uma receita, mas uma dívida, porque não foi ganha. Uma receita recebida antecipadamente é considerada um direito que deve ser registrado no passivo.

Artigo anterior
Quais os objetivos da análise físico-química do leite?
Artigo seguinte
Onde o Zanetti treina?