O que é um aterramento temporário?

Perguntado por: Yara Beatriz Pinheiro Gonçalves Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para proteção dos eletricistas durante os trabalhos em redes desenergizadas, cuja finalidade é curto-circuitar e aterrar a rede de distribuição de energia elétrica, contra uma eventual energização acidental.

Quando deve ser utilizado o aterramento temporário?

Aterramento temporário independe dos valores de tensão. Deve ser utilizado em todas as intervenções com eletricidade mesmo que seja em quadros elétricos de 127/220 Volts.

Qual é a importância do aterramento temporário?

O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para segurança de profissionais do setor elétrico durante trabalhos em instalações desenergizadas, os protegendo contra eventuais reenergizações acidentais.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

O que precede a instalação do aterramento temporário no SEP?

O aterramento deve ser feito antes e depois do ponto de intervenção do circuito e derivações se houver, salvo quando a intervenção ocorrer no final do trecho. Ou seja, o ponto de trabalho deve ficar isolado.

Para que serve o Aterramento Temporário ? Trabalhos Desenergizados, O que a NR10 Nos Fala ?!

29 questões relacionadas encontradas

Qual é o primeiro passo a se instalar um aterramento temporário?

A instalação do conjunto de aterramento deve obedecer aos procedimentos abaixo:
  1. A haste de cobre deve ser ligada firmemente à terra (aterrada). ...
  2. Na retirada, após a conclusão dos trabalhos, deve se desligar em primeiro lugar as “garras” presas em cada condutor do circuito e, em seguida, a extremidade ligada a terra;

O que é aterramento temporário NR-10?

Aterramento Temporário: é uma ligação elétrica de baixa impedância realizada entre a rede elétrica sob manutenção e o terra.

Quais são os tipos de aterramento?

Quais são os tipos de aterramento
  • A – Sistema TN-S : O neutro é aterrado logo na saída do transformador e levado até a carga . ...
  • B – Sistema TN-C: O sistema TN-C é normalizado, porém não é aconselhável, já que o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. ...
  • C – Sistema TT :

Quais são os 3 tipos de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Qual o sistema de aterramento mais utilizado?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Porque o aterramento é tão importante?

Através do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Qual a finalidade de um aterramento?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Qual função do aterramento temporário e Equipotencialização das fases de um sistema elétrico?

Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ... A proteção por aterramento é a união de todas as partes que não fazem parte do circuito, mas que, devido a ocorrências de falhas de isolação, poderão tornar-se condutoras com a terra.

Qual a NR que fala de aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

Qual é o objetivo da norma NBR 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

Qual a distância máxima entre dois conjuntos de aterramento temporário instalado na rede?

A prática que tem sido aplicada é instalar o aterramento em pontos onde os cabos estejam desprotegidos ou preparados com estribos para receber o aterramento, porém, isso pode ocorrer em distâncias de até 300 m, ou ainda se realizar o decape do condutor onde se deve aplicar a conexão do aterramento temporário.

Quais os 3 tipos de aterramento usados para segurança em residências qualidade de energia e proteção em procedimentos?

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

O que é sistema de aterramento TN-S?

Esquema de aterramento TN

O esquema TN possui um ponto diretamente aterrado, sendo as massas ligadas ao ponto de alimentação aterrado, de maneira com que o ponto de alimentação aterrado normalmente é o ponto neutro.

O que é aterramento it?

No esquema IT não é realizada nenhuma conexão intencional entre o ponto neutro da fonte e a terra, além disso, todas as partes condutoras expostas e estranhas à instalação são ligadas ao eletrodo de terra. Todo circuito tem uma impedância de fuga para a terra, uma vez que nenhuma isolação é perfeita.

Qual é o melhor tipo de aterramento?

Tipo de aterramento TT com neutro aterrado

Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.

Qual grampo de aterramento deve ser instalado primeiro as fases ou neutro terra )?

Com o auxílio da vara de manobra, instalar o primeiro grampo na fase do lado da haste de aterramento, o segundo na fase do meio e o terceiro na outra fase; Nota: o eletricista não devera tocar o cabo de aterramento durante esse processo.

Quais as etapas necessárias para uma desenergização segura?

Primeiros passos da desenergização
  1. Seccionamento. ...
  2. Impedimento de reenergização. ...
  3. Constatação da ausência de tensão. ...
  4. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ...
  5. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Qual a distância do aterramento do padrão?

A distância entre as hastes deve ser de 3 metros de distância, conforme imagem abaixo: Clique aqui e assista o vídeo com mais informações sobre aterramento!

O que é equipotencialização do aterramento?

A equipotencialização é o ato de tomar-se medidas para fazer com que dois ou mais corpos condutores de eletricidade possuam a menor diferença de potencial elétrico entre eles.

Artigo anterior
Quem cuida da reciclagem no Brasil?
Artigo seguinte
O que significa gerenciamento de rede?