Como faço para processar o banco Itaú?

Perguntado por: Artur Daniel Fonseca Andrade  |  Última atualização: 30. Juni 2025
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Procurar os Juizados Especiais Cíveis Nos casos em que você tentou resolver administrativamente seus problemas com o Banco Itaú e não conseguiu uma solução, você poderá recorrer à Justiça. Um alternativa judicial simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível.

Onde posso reclamar do Banco Itaú?

falar com a gente nunca foi tão fácil. Converse com a gente a qualquer hora, todos os dias. Pra tirar suas dúvidas e resolver o que precisar. Salve o número (11) 4004 4828 no seu celular.

Como falar com o jurídico do Banco Itaú?

  1. Sac. 0800 728 0728.
  2. Ouvidoria. 0800 570 0011.
  3. Denúncia.
  4. Envie sua mensagem.

Como processar uma instituição financeira?

Em caso de conflito com uma instituição, procure:
  1. O local do atendimento ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição;
  2. A ouvidoria da instituição (Consulte os dados de contato);
  3. Os órgãos de defesa do consumidor (Procon do seu estado).

Como reclamar do Itaú no Banco Central?

Tire suas dúvidas com o Banco Central ou faça reclamação contra bancos e instituições financeiras pelo telefone 145. De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h (custo de ligação local).

Indenização contra o banco, O QUE VOCÊ PRECISA SABER...

36 questões relacionadas encontradas

Como abrir uma reclamação contra um banco?

Pelo telefone 145 (de segunda a sexta, das 08h às 20h - custo de ligação local). Presencial : Atendimento presencial suspenso.

O que acontece quando fazemos uma reclamação no Banco Central?

Nesse sentido, todas as reclamações recebidas no Banco Central do Brasil (BCB) são analisadas e utilizadas como importante subsídio para a fiscalização das instituições supervisionadas pela Instituição. Essa fiscalização ocorre no contexto da supervisão de conduta.

Em que casos posso processar o banco?

Quando entra com ações contra bancos?
  1. Tarifas abusivas ou indevidas. Cobrar tarifas é uma das principais receitas de um banco, motivo pelo qual não existe nenhum problema, pois se você está utilizando o serviço, é jus pagar por tal. ...
  2. Juros abusivos. ...
  3. Cobranças Indevidas. ...
  4. Inscrição indevida no cadastro de maus pagadores.

Qual o valor de uma indenização por danos morais contra banco?

"Se o consumidor tiver o nome negativado [em cadastros de proteção ao crédito], o Poder Judiciário normalmente condenará o banco ao pagamento de indenização por danos morais", afirma Caroline Dinucci. O valor dessa indenização também tem sido fixado entre R$ 3.000 e R$ 10 mil em São Paulo.

É possível processar o banco?

Sim, é possível processar o banco requerendo a indenização por danos morais, desde que concomitantemente se comprove: (1) as movimentações em sequência, anormais e fora do padrão do consumidor, decorrentes de transações fraudulentas, e (2) existência de uma repercussão extraordinária ou vexatória, como a perda da ...

Como falar com o SAC do Itaú?

  1. Sac. 0800 728 0728.
  2. Ouvidoria. 0800 570 0011.
  3. Denúncia.
  4. Envie sua mensagem.

Qual o número do SAC do Banco Itaú?

4020 2227 - capitais e regiões metropolitanas. 0800 030 2227 - demais localidades.

Qual é o E-mail do Banco Itaú?

Atendimento automático por e-mail dedicado somente para informe de rendimentos, atualização cadastral e pesquisa (consulta de posição acionária). Para realizar sua solicitação, basta enviar um e-mail para a caixa PreAtendimentoEscritural@itau-unibanco.com.br com o #tema desejado no campo assunto.

Como resolver problemas com Itaú?

SAC Itaú: 0800 728 0728, todos os dias, 24h. Deficientes auditivos ou de fala: 0800 722 1722, todos os dias, 24h. Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011, das 9h às 18h (em dias úteis).

Como recuperar dinheiro do Itaú?

Você pode solicitar o resgate pelo app Itaú no seu celular, internet banking, central de atendimento ou ir até a agência mais próxima. O crédito do valor do resgate acontecerá em até 5 dias úteis.

Para que serve Ouvidoria Itaú?

"A ouvidoria é a última instância de atendimento ao cliente dentro da instituição, é para onde ele é direcionado se os contatos anteriores não resolveram seu problema", informa Claudia Biasetto, superintendente de ouvidoria do Itaú Unibanco.

Qual advogado para processar banco?

Aqui é interessante lembrar que um advogado bancário pode ajudar a averiguar se algo está errado, por exemplo: caso o banco esteja cobrando juros indevidos, é interessante contratar um escritório de advocacia especialista em Direito do Consumidor Bancário para analisar a cobrança de juros dos últimos 10 anos.

Quanto tempo demora uma ação judicial contra um banco?

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

Quanto posso ganhar em um processo por danos morais?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.

Qual banco tem mais processo?

O Banco do Brasil encabeça o ranking, figurando como parte em 969 processos no TST. Em relação aos bancos, o TST levou em conta na estatística as incorporações de outras instituições bancárias.

Como processar o banco no Procon?

As orientações do Banco Central e do Procon-SP para o cliente com problemas são as mesmas: o primeiro passo é procurar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do banco. Se não resolver, o caminho é buscar a ouvidoria do próprio banco.

Pode reclamar de banco no Procon?

Caso o consumidor verifique algum problema com sua conta, como uma cobrança indevida, ele deverá fazer uma reclamação junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de seu banco. Nesse caso, o consumidor terá direito a devolução em dobro do valor pago indevidamente.

O que o Bacen resolve?

O que o BACEN resolve? O Banco Central realiza a supervisão e fiscalização de diversas instituições financeiras com objetivo de garantir a estabilidade e integridade do setor. A instituição dispõe do BACEN resolve, um serviço oferecido para receber reclamações contra instituições financeiras fiscalizadas pelo banco.

Qual é o órgão que fiscaliza os bancos?

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) opera sob regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para garantir a eficiência da intermediação de recursos e promover a estabilidade financeira.

Como abrir uma reclamação no banco pela internet?

No site do Bacen (http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp) consumidor poderá enviar sua reclamação, que será registrada e remetida ao banco reclamado, o qual terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar resposta ao consumidor, com cópia ao Bacen.

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