Como contestar uma dívida que não fiz?

Perguntado por: Irina Gaspar Barros  |  Última atualização: 23. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

Como contestar uma dívida que não fiz? Resposta: O consumidor deve entrar em contato com a empresa responsável pela negativação e contestar tal dívida, é importante o consumidor guardar o protocolo da reclamação, para comprovar que a dívida foi contestada e a empresa permaneceu inerte.

Como contestar uma dívida que não é minha?

Caso a cobrança indevida tenha sido paga, guarde os comprovantes desse pagamento. Tudo isso são provas importantes para pedir o ressarcimento. Depois disso, entre em contato com a empresa nos canais de comunicação que ela disponibiliza. O importante aqui é detalhar o problema e solicitar uma solução.

O que fazer quando não se reconhece uma dívida?

Seja em canais de contato como SAC, ou até mesmo Ouvidoria - pedindo as devidas providências, guardando, sempre, os prints e números de protocolo. Ainda, é recomendável que abra uma reclamação nos canais de proteção e defesa ao consumidor, como o PROCON, e também no site consumidor.gov.br.

Tem uma dívida no meu nome que não é minha?

Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos. Para boa defesa dos seus direitos, procure um (a) advogado (a) da sua confiança!

Como provar que não fiz uma compra?

Como provar que não fiz uma compra? Consumidor deve entrar em contato com o banco e registrar boletim de ocorrência. Imagine ser surpreendido ao receber uma notificação do banco ou ao olhar a fatura do cartão de crédito e perceber uma compra que você não efetuou.

FIZERAM DÍVIDA EM SEU NOME? CONSULTOU A SERASA E APARECEU DÉBITO DESCONHECIDO? SAIBA O QUE FAZER

15 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para contestar uma compra não reconhecida?

Para compras nacionais, a contestação pode ser realizada em até 90 dias da data da compra/saque. Para compras internacionais, até 90 dias a partir do dia de vencimento da fatura mensal na qual a despesa foi lançada. Contestações abertas fora dos prazos acima mencionados não serão acatadas.

Qual o valor de uma indenização por danos morais de uma cobrança indevida?

As alterações na CLT fixaram que a indenização será de até três vezes o último salário contratual do ofendido nos casos de ofensa de natureza leve. Para ofensas de natureza média, o valor pode chegar a cinco vezes o último salário. Se o dano moral tiver natureza grave, o trabalhador poderá receber até 20 vezes.

Fizeram uma dívida no meu CPF O que fazer?

“A primeira atitude assim que você souber que tem uma dívida que você não reconhece é procurar a instituição financeira. Pode ser o banco, a companhia de telefone ou loja”, afirma. Caso você esteja negativado, a dica do professor é pedir que a empresa retire o registro das listas de inadimplente.

O que fazer quando alguém compra algo em seu nome e não paga?

Acione o SPC e o Serasa

Como um recurso mais rigoroso, se o devedor não quer pagar, informar a inadimplência aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pode ser efetivo. Essa medida costuma ser adotada após tentativas amigáveis de cobrança e pode incentivar o devedor a regularizar sua situação.

Como saber se meu CPF está sendo usado por terceiros?

No SPC Brasil, para o consumidor acompanhar o seu CPF ou nota de score (pontuação de crédito do consumidor), ele pode acessar o aplicativo SPC Consumidor, disponível na Apple Store e Play Store para download gratuito.

Como provar cobrança indevida?

Reúna todas as evidências disponíveis, como faturas, extratos bancários e contratos, para comprovar a cobrança indevida. É aconselhável também consultar um advogado especializado em direito do consumidor para obter orientação jurídica adequada e, se necessário, iniciar uma ação judicial contra a empresa.

Quanto vale um processo por cobrança indevida?

Qual o valor de danos morais por cobrança indevida? Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.

Como pedir danos morais por cobrança indevida?

Procure resolver o problema de forma amigável, entrando em contato com a empresa credora que efetuou a cobrança. Deixe bem claro o não reconhecimento da dívida. Informe também que não aceitará que seu nome seja negativado sem justa causa.

É crime dever e não pagar?

Já com relação à segunda pergunta, a resposta é NÃO. O fato de uma pessoa não pagar uma dívida que contraiu NÃO é considerado crime no Brasil.

Quando a cobrança indevida gera dano moral?

A cobrança indevida de dívidas gera dano moral quando a empresa promove a cobrança excessiva de valor não devido pelo consumidor. A indenização por danos morais deve ser fixada de acordo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

Qual a Lei que protege o devedor?

Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. 'Art. 54-A. Este Capítulo dispõe sobre a prevenção do superendividamento da pessoa natural, sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira do consumidor.

Qual o crime para quem compra e não paga?

Qual o crime para quem compra e não paga? O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Tem como processar alguém por dívida?

Tem como processar alguém que está te devendo? Isso pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo.

Como processar uma pessoa que usou meu nome?

Como processar empresa que negativou meu nome? As empresas não podem cobrar o consumidor após a prescrição das dívidas. Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos.

É possível bloquear um CPF por causa de uma dívida?

Qual tipo de dívida pode bloquear conta corrente? O bloqueio pode ser realizado pelos seguintes motivos: CPF irregular, Ordem judicial, Suspeita de lavagem de dinheiro, Comprovação da origem do dinheiro, Atividade Ilegal e Sonegação de Impostos.

Fizeram um boleto em meu nome o que fazer?

O que fazer em caso de cobrança indevida

Caso a empresa não resolva o problema, o consumidor pode procurar o órgão do Procon do seu município e ingressar com uma reclamação. Pode também tentar resolver o caso judicialmente.

Pode bloquear o CPF por dívida?

Sim, o CPF pode ser bloqueado por dívidas ou por algum desencontro entre pessoa física e instituição financeira ou empresa na hora de pagar o valor devido, o que geralmente acarreta em inconsistências no pagamento. Primeiro, a pessoa inadimplente fica com o seu nome sujo junto ao Serasa.

Como acionar o Procon por cobrança indevida?

Como reclamar no Procon sobre cobrança indevida? Para registrar a reclamação no Procon, o consumidor deve levar documentos pessoais, as faturas de cobrança, nota fiscal, print de contatos pela internet, contrato, nota fiscal, entre outros.

O que diz o Código Civil sobre cobrança indevida?

"Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.

Qual o valor máximo pago por danos morais?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.

Artigo anterior
Pode dar banho no cachorro à noite?
Artigo seguinte
O que significa quando um processo está em execução?