O que e um argumento?

Perguntado por: Gil Wilson Melo  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento.

O que é um argumento exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”. Será que essa afirmação é verdadeira?

Qual conceito de argumento?

1 Raciocínio, razão ou arrazoado por meio do qual se pretende provar ou refutar a procedência ou veracidade de uma afirmação. 2 Aquilo que atesta a veracidade de alguma coisa; demonstração, indício, prova. 3 Cin , Teat , TV Resumo, tema ou enredo de uma obra literária, de uma peça teatral ou de um filme.

O que é Argumentar exemplo?

Argumentar: significa apresentar dados, ideias, provas que fundamentem um ponto de vista sobre o tema, ou seja, defender uma tese.

O que pode ser um argumento?

Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialético).

O que é um argumento?

37 questões relacionadas encontradas

Como se faz um argumento?

Para isso, há uma estrutura simples que pode ser seguida:
  1. Apresente os fatos: mostre o que será analisado;
  2. Coloque sua opinião: apresente a primeira ideia do seu ponto de vista;
  3. Posicione a sua tese: coloque o seu ponto de vista;
  4. Argumente sua tese: defenda a sua tese com fatos, dados e análises.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais são os 7 tipos de argumentação?

Quais são os 7 tipos de argumentação?
  • Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
  • Argumentação histórica. ...
  • Constatação. ...
  • Comparação. ...
  • Testemunho e argumento de autoridade. ...
  • Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
  • Argumento por raciocínio lógico. ...
  • Argumento por consenso.

Como explicar argumentação?

A argumentação pode ser conceituada como o ato de discutir, de apresentar propostas, pontos de vista. Conduzir o diálogo de forma organizada com o objetivo de persuadir ou influenciar. Dentro da língua portuguesa, esse recurso é utilizado na construção dos textos argumentativos, muito comuns nos vestibulares.

Quais são os tipos de argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O que não é um argumento?

Crenças e opiniões não são argumentos. Mais precisamente, crenças diferem de opiniões, que diferem de fatos, que diferem de argumentos. Um fato é algo que pode ser provado verdadeiro. Por exemplo, é um fato que Júpiter é o maior planeta do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa.

Qual é a estrutura de um argumento?

Do ponto de vista da lógica, pode-se afirmar que um argumento é um conjunto de afirmações relacionadas de modo a obter uma conclusão válida. A estrutura mais elementar de um argumento é composta de duas premissas e uma conclusão.

Qual é a importância do argumento?

Argumentar é expressar razões sobre o que pensamos ou fazemos. Assim, compreender a argumentação é importante tanto para formularmos boas razões para as afirmações proferidas, quanto para avaliarmos as razões fornecidas por outros sobre suas ideias e ações.

Como identificar uma argumentação?

Como identificar uma argumentação? A argumentação não trabalha com fatos claros e evidentes, mas sim investiga fatos que geram opiniões diversas, sempre em busca de encontrar fundamentos para localizar a opinião mais coerente.

Qual é a melhor forma de argumentar?

Como você pode melhorar a sua argumentação? Primeiro, conheça o assunto, estude esse assunto, segundo, procure fontes confiáveis que tratem desse assunto, terceiro, use essas fontes para reforçar o seu ponto de vista. Mas, quatro, seja educado ao divergir da opinião da outra pessoa.

O que é uma boa argumentação?

Uma boa argumentação valida a ideia principal do autor e ajuda a convencer o leitor a perceber aquele ponto de vista. Sendo assim, é um recurso fundamental para quem deseja conseguir uma boa nota na redação de vestibulares e demais processos seletivos.

Quais são as características da argumentação?

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

O que falar no argumento 1?

O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado.

Quais são os pilares da argumentação?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

O que pode substituir a palavra argumento?

1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.

Para que serve os tipos de argumentos?

Ela serve para expor o raciocínio que sustenta uma tese (ponto de vista) e influenciar o interlocutor por meio de argumentos. Por isso, a argumentação é um recurso fundamental na construção do texto dissertativo-argumentativo, que exige a apresentação de uma tese e, posteriormente, a defesa desta ideia.

Como defender o seu argumento?

Principais dicas
  1. Compreenda bem o tema a ser abordado. ...
  2. Compreenda a posição da audiência em torno desse tema. ...
  3. Declare de forma evidente e direta a sua posição sobre o tema. ...
  4. Enquanto estiver trabalhando na sua pesquisa, faça uma lista dos argumentos e contra-argumentos em torno do seu ponto de vista. ...
  5. Seja objetivo.

Como argumentar em textos?

Dicas para fazer uma boa argumentação
  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Quais argumentos usar na redação?

Quais os melhores argumentos para redação?
  • Exemplificação.
  • Argumentação histórica.
  • Constatação.
  • Comparação.
  • Testemunho e argumento de autoridade.
  • Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas.
  • Argumento por raciocínio lógico.
  • Argumento por consenso.

Como ensinar os alunos a argumentar?

Incentive a participação de todos na discussão e criação dos argumentos. Essa atividade busca desenvolver a expressão oral dos alunos. Depois, organize os quatro alunos na frente da sala, de modo que fiquem um em frente ao outro. Lembre aos outros alunos que é importante fazer silêncio durante a discussão.

Artigo anterior
O que significa as bodas de algodão?
Artigo seguinte
Como defender com o goleiro no FIFA 22?