O que é um antipirético?

Perguntado por: Teresa Mélanie Macedo Branco Miranda  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

Antipirético ou antitérmico é um medicamento que previne ou reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Entretanto, eles não vão afetar a temperatura normal do corpo se uma pessoa que não tiver febre o ingerir.

O que é um medicamento antipirético?

Antitérmicos. Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são utilizados para combater a febre ao inibir o mecanismo que eleva a temperatura corporal. Alguns dos medicamentos mais conhecidos desse grupo são o ácido acetilsalicílico, a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol.

Qual a diferença entre antipirético e antitérmico?

Afinal, qual é o certo: antitérmico ou antipirético? Os medicamentos antitérmicos são a mesma coisa que os antipiréticos, ou seja, possuem o mesmo mecanismo de ação, apenas com nomenclaturas diferentes. Eles podem ser chamados de febrífugos ou ainda de antifebris.

O que são analgésicos e antipiréticos?

São medicamentos que agem no combate à dor (analgésicos) e também na diminuição da temperatura corpórea (antipiréticos). São exemplos de medicamentos analgésicos e antipiréticos, o ácido acetilsalicílico, a dipirona e o paracetamol.

Quais são os analgésicos antipiréticos?

Os analgésicos, antipiréticos (AA) e os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) cuja indicação inclui o uso em pediatria, segundo o Formulário Terapêutico Nacional13, a Anvisa e a FDA, são: ácido acetilsalicílico, paracetamol, ibuprofeno e dipirona.

O que é um antipirético?

30 questões relacionadas encontradas

Qual Analgésico não é Anti-inflamatório?

Existem também os analgésicos fracos como a codeína, a dipirona e o paracetamol. Esses só funcionam para dores moderadas ou leves, como dores de cabeça, pedra no rim, luxações e contusões. Porém, nenhuma dessas drogas é anti-inflamatória.

Quais os analgésicos mais conhecidos?

Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina); Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Ibupril), diclofenaco (Voltaren), ácido mefenâmico (Ponstan), cetoprofeno (Profenid, Algie), naproxeno (Flanax, Naxotec); Antiespasmódicos, como a escopolamina (Buscopan);

O que são analgésicos não opiáceos?

Os medicamentos não-opióides ou não narcóticos, como o acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), controlam a dor leve a moderada. Alguns podem ser comprados sem receita médica. O acetaminofeno alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não reduz a inflamação, assim como estes últimos.

O que são analgésicos de ação central?

Os relaxantes musculares de ação central são fármacos usados como coadjuvantes do repouso, da fisioterapia e de outras medidas para o alívio do desconforto associado a condições musculoesqueléticas dolorosas agudas.

Qual o mecanismo de ação dos analgésicos e antipiréticos?

Esses fármacos inibem cicloxigenases (COX-1 e COX-2), enzimas envolvidas na síntese de prostaglandinas, evitando assim sensibilização (hiperalgesia primária) de receptores periféricos de dor e produzindo antialgesia1.

Qual o melhor analgésico e Antitermico?

Analgésicos e Antitérmicos
  • Aspirina Adulto 500mg com 10 Comprimidos - Bayer. ...
  • Aspirina C Comprimidos Efervescentes com 2 Unidades Sabor Limão - Bayer. ...
  • Doralgina 300mg - Alívio Rápido para Dores de Cabeça - com 20 Drágeas. ...
  • Neosaldina - Alívio para Dores de Cabeça - com 10 drágeas.

O que é um remédio antitérmico?

As drogas indicadas para reduzir a medida do termômetro são os antitérmicos ou antipiréticos. No Brasil, os mais populares deles são a dipirona, o paracetamol, o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico.

O que significa Analgestico?

Fármaco ou substância que combate a dor atuando ao nível do sistema nervoso central. Os analgésicos dividem-se em narcóticos, antipiréticos e antiflogísticos.

O que faz o antipirético?

Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo "ignore" ou modula as funções do hipotálamo a diminuir a temperatura um aumento induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre. Contraditoriamente, a maioria dos antipiréticos são usados para outros fins.

Qual é o remédio mais forte para dor?

Analgésicos opioides
  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Quais os principais efeitos dos antipiréticos?

Efeito antipirético: reduz a temperatura corporal patologicamente elevada, e tem como mecanismo de ação a inibição da produção das prostaglandinas PGE2, produzida a partir de IL-1, no hipotálamo.

O que é ação central?

A ação divide-se em central (constituída pelos acontecimentos principais) e secundária (constituída pelos acontecimentos menos relevantes que valorizam a ação central).

O que são analgésicos de ação periférica?

Os de ação periférica aliviam a dor através da interferência direta com os mediadores bioquímicos que causam sensibilização das terminações nervosas no local da lesão, enquanto os de ação central alteram a percepção do S.N.C. e a reação à dor.

Quais são analgésicos?

Em linhas gerais, existem três classes de analgésicos: os comuns, como dipirona e paracetamol; os anti-inflamatórios, como aspirina, ibuprofeno e diclofenaco; e os opioides, como morfina, codeína e tramadol.

O que são opioides e não opioides?

Os opioides são utilizados individualmente ou associados com medicamentos não-opioides para o tratamento da dor moderada a severa. Os opioides são muito parecidos com substâncias naturais (endorfinas) produzidas pelo organismo para controlar a dor.

O que é um analgésico opiáceo?

Analgésicos opioides (algumas vezes chamados narcóticos) são eficazes para muitos tipos diferentes de dor. Geralmente são os analgésicos mais fortes. Os opioides são quimicamente relacionados à morfina, uma substância natural extraída da papoula.

Qual o analgésico mais forte sem receita?

Analgésicos que não precisam de receita
  • Aspirina.
  • Ibuprofeno (como Advil ou Motrin)
  • Naproxeno (como Flanax)
  • Meloxican (como Flamatec, Melocox)

Qual o melhor analgésico para dor?

Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Quais são os analgésicos narcóticos?

Analgésicos Narcóticos
  • Opióides endógenos: produzidos pelo próprio organismo, incluem as endorfinas e encefalinas.
  • Alcalóides do ópio: morfina, codeína.
  • Opióides semi-sintéticos: produzidos em parte de maneira artificial, como a hidroxicodona, a oximorfona e a oxicodona.

Qual a diferença de ação entre os analgésicos e os Anti-inflamatórios?

Eles agem inibindo a produção das substâncias que desencadeiam a reação inflamatória. Há dois tipos de remédios anti-inflamatórios: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — mais indicados para tratar dores leves a moderadas que são oriundas de inflamação, mas não regridem com a ação dos analgésicos.

Artigo anterior
Com quantos meses acaba a cólica do bebê?
Artigo seguinte
Quanto ganha um medico sem fronteiras?