O que é um aminoglicosídeo?

Perguntado por: Luciana Matos  |  Última atualização: 25. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Um aminoglicosídeo é um grupo de fármacos compostos de um grupo amino e um grupo glicosídeo. Os medicamentos desta classe são bactericidas, inibidores de síntese proteica das bactérias sensíveis. Foram isoladas de culturas dos microorganismos Streptomyces e Micromonospora.

Que são aminoglicosídeos?

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

Como atuam os aminoglicosídeos?

Os aminoglicosídeos agem impedindo que as bactérias produzam as proteínas que necessitam para crescer e se multiplicar.

Quais são os fármacos da classe dos aminoglicosídeos?

O grupo dos Aminoglicosídeos inclui a gentamicina, a tobramicina, a amicacina, a plazomicina, a estreptomicina, a paromomicina, a espectinomicina e a neomicina. Estes fármacos são utilizados principalmente no tratamento de infecções causadas por bactérias aeróbicas gram-negativas.

Porque os aminoglicosídeos são bactericidas?

Os aminoglicosídeos são drogas primariamente bactericidas por causarem alterações em proteínas sintetisadas pela bactéria, ao ligarem-se irreversivelmente aos ribossomas bacterianos. Podem também atuar de forma bacteriostática ao inibirem a síntese de proteínas.

Aminoglicosídeos | ANTIBIOTICOTERAPIA (Vídeo 5)

35 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 principais mecanismos de ação dos antibacterianos?

Os antibióticos têm vários mecanismos de ação, como:
  • Inibição da síntese da parede celular.
  • Aumento da permeabilidade da parede celular.
  • Interferência na síntese proteica e no metabolismo do ácido nucleico e outros processos metabólicos (p. ex., síntese de ácido fólico)

Qual é a função do bactericida?

Os bactericidas são produtos químicos cujo objetivo é eliminar as bactérias do ambiente. Sua principal função é impedir a contaminação do local, diminuindo a ação dos microrganismos e eliminando qualquer indício de bactérias.

Onde agem os aminoglicosídeos?

Como agem os aminoglicosídeos? Essas drogas atuam nos ribossomos na produção de proteínas pelas bactérias. Porém, diferentemente de muitos outros grupos de antibióticos que também atuam na síntese proteica e são bacteriostáticos, os aminoglicosídeos são rapidamente bactericidas.

Quais os principais efeitos adversos dos aminoglicosídeos?

Efeitos adversos dos aminoglicosídeos

Sinais e sintomas do dano vestibular são vertigem e ataxia. Doses elevadas administradas durante um longo período de tempo tipicamente geram mais preocupação com a toxicidade renal, mas mesmo doses baixas dadas por um curto período de tempo podem piorar a função renal.

Quem descobriu os aminoglicosídeos?

Um exemplo disto está a descoberta da classe de antibióticos denominados aminoglicosídeos, descoberto em 1939, pelo Departamento de Microbiologia da Unidade de Agricultura Experimental da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos (TAVARES, 2001).

Em que ano foi criado os aminoglicosídeos?

Os aminoglicosideos pertencem a uma das classes de antibióticos mais antigos, sendo a estreptomicina a primeira a ser descoberta, em 1944. Rapidamente, foi seguida pelo lançamento de outra série de substâncias similares, como neomicina, paromomicina, canamicina, gentamicina e tobramicina.

Qual o grupo da gentamicina?

A gentamicina pertence à classe dos aminoglicosídeos, e é um antibiótico natural de ação bactericida obtido a partir da fermentação da Micromonospora purpurea ou da Micromonospora echinospora e constitui uma mistura complexa que contém gentamicina C1, gentamicina C1-a e gentamicina C2.

Quais são os macrolídeos?

Os macrólidos incluem os seguintes:
  • Azitromicina.
  • Claritromicina.
  • Eritromicina.
  • Fidaxomicina.

O que é azitromicina e para que serve?

Azitromicina é um medicamento antibiótico, de uso oral, indicado para o tratamento de diversas infecções. Também conhecida como azitromicina di-hidratada, é comercializada em comprimidos revestidos com 500mg do princípio ativo, entre outros formatos.

Para que serve o antibiótico tetraciclina?

A tetraciclina está indicada para o tratamento de Acne vulgaris, infecções geniturinárias, gengivoestomatite, granuloma inguinal, linfogranuloma venéreo, otite média, faringite, pneumonia, sinusite, tifo, sífilis e outras infecções causadas por bactérias sensíveis à tetraciclina.

Para que serve o antibiótico gentamicina?

Sulfato de Gentamicina é indicado no tratamento de infecções externas do globo ocular e seus anexos, causadas por microorganismos sensíveis à gentamicina. É indicado também para o tratamento de conjuntivite, ceratite, ceratoconjuntivite, úlcera de córnea, blefarite, blefaroconjuntivite e dacriocistite.

Para que se da amoxicilina?

A amoxicilina pertence ao grupo dos antibióticos penicilânicos. O medicamento é usado no tratamento de uma gama de infecções causadas por bactérias, que podem manifestar-se nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

O que pode substituir a gentamicina?

Imicil 500mg + 500mg, caixa com 1 frasco-ampola com pó para solução de uso intravenoso.

Quais são os antibióticos beta lactâmicos?

Os Beta-Lactâmicos é uma ampla classe de antibióticos, que inclui os Carbapenens, Penicilinas, Monobactâmicos e as Cefalosporinas, sendo a classe mais utilizada nos dias de hoje.

Qual a diferença entre bacteriana e bactericida?

Os fármacos bactericidas matam a bactéria. Os fármacos bacteriostáticos inibem ou interrompem o crescimento bacteriano in vitro. Essas definições não são absolutas; os bacteriostáticos podem matar algumas espécies bacterianas e bactericidas só podem inibir o crescimento de algumas espécies bacterianas susceptíveis.

Quais antibióticos são bactericidas?

ANTIBIÓTICOS BACTERICIDAS E BACTERIOSTÁTICOS

São exemplos de drogas bactericidas os aminoglicosídios; quinolonas; penicilinas e cefalosporinas. As drogas bacteriostáticas não eliminam a bactéria completamente, apenas inibem seu crescimento não permitindo a evolução do estado infeccioso.

Qual o medicamento é um antibacteriano?

Exemplo: clorafenicol, tetraciclina, gentamicina, macrolideos e ampicilina. Ação sobre Gram positivas, detém maior seletividade por este grupo. Exemplos: Penicilinas, cefalosporinas, eritromicina e vancomicina.

Artigo anterior
Quais os signos que gostam mais de transar?
Artigo seguinte
Para que serve chá da folha-da-fortuna?