O que é um acesso na enfermagem?

Perguntado por: Rebeca Melo  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

O acesso venoso permite que sejam fornecidos medicamentos, hidratação, hemocomponentes e nutrientes de forma rápida aos pacientes, diretamente na corrente sanguínea. Por isso, constitui uma das principais vias de administração dessas substâncias em ambiente hospitalar.

O que significa acesso na enfermagem?

O cateter venoso central tem um comprimento e uma largura maior do que os cateteres periféricos comuns usados nas veias de locais como o braço, e são desenvolvidos para serem introduzidos em grandes veias do corpo, como a subclávia, localizada no tórax, a jugular, localizada no pescoço, ou a femoral, localizada na ...

O que é acesso na medicina?

O que é Acesso:

No contexto da medicina, um acesso indica um ataque súbito, um fenômeno patológico que aparece e desaparece de forma periódica, sendo que neste caso pode ser sinônimo de ataque ou crise.

O que é acesso venoso?

Define-se por acesso venoso central o posicionamento de um dispositivo apropriado de acesso vascular cuja extremidade atinja a veia cava superior ou inferior, independentemente do local da inserção.

Quais os tipos de acessos periféricos?

Acesso venoso periférico
  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

Como fazer punção venosa - Aula prática com o Professor Emerson Marques

28 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de acessos?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico. Cada um deles tem suas especificidades e indicações, que serão discutidas abaixo.

Quais são os vasos periféricos?

São as principais veias: basílica, cefálica, do dorso da mão, parva, safena magna e medianas do antebraço e cotovelo. É necessário também que se verifiquem os nove certos na administração medicamentosa, de acordo com o protocolo de segurança na administração de medicamentos do Ministério da Saúde.

Quais as indicações dos acessos venosos?

Quais as indicações do acesso venoso central?
  • Monitorização hemodinâmica;
  • Manutenção de uma via de infusão de soluções ou medicações;
  • Nutrição parenteral prolongada;
  • Quimioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Reposição rápida de fluidos ou sangue no trauma ou cirurgia;
  • Estimulação cardíaca artificial temporária;

Como pegar um acesso venoso?

4 Dicas Para Você, Enfermeira, Visualizar a Veia dos Pacientes
  1. Use um torniquete. Esse é um dos métodos que as enfermeiras mais utilizam para visualizarem melhor a veia dos pacientes. ...
  2. Apalpe a região utilizando técnicas adequadas. ...
  3. Peça para o paciente relaxar. ...
  4. Procure por outra veia.

Quanto tempo o paciente pode ficar com acesso venoso?

O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.

O que é dar acesso?

1. Permitir a passagem de; liberar o caminho; 2. Tornar possível, acessível.

Como substituir a palavra acesso?

Sinônimo de acesso
  1. entrada, ingresso, admissão, introdução. ...
  2. chegada, aproximação, avizinhação, avizinhamento, abeiramento, achegamento. ...
  3. passagem, trânsito, circulação, movimentação, afluência, afluxo, caminho. ...
  4. alcance, obtenção, aquisição, possibilidade, permissão. ...
  5. conexão, ligação, comunicação, logon, login.

Qual a diferença entre PICC e CVC?

Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior. Tanto as linhas CVC como PICC permitem o acesso venoso de longo prazo sem picadas frequentes de agulha.

O que é acesso Hipodermóclise?

Hipodermóclise: Um método alternativo para administração de fluidos e medicamentos pela via subcutânea.

Quanto tempo dura um acesso central?

O período máximo de tempo em que um cateter venoso central totalmente implantado pode permanecer no local ainda não foi determinado, mas tem sido relatado como sendo usado por até 5 anos.

Como achar uma veia com acesso difícil?

A identificação da veia para coleta de sangue pode ser feita por meio de observação, procurando uma veia calibrosa. Para facilitar, você pode orientar o paciente a abaixar o braço e abrir e fechar a mão, ou realizar uma massagem suave no membro superior dele, na direção do punho para o cotovelo.

O que fazer quando não consegui puncionar a veia?

A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faça a inserção lentamente mas de forma constante.

O que pode ajudar a achar a veia na hora de tirar sangue?

Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

Quais as indicações do acesso venoso periférico?

Indicações do Acesso Venoso Periférico

Algumas situações clínicas, como parada cardíaca, requerem tratamento com medicações intravenosas; os hemoderivados devem ser administrados por via intravenosa.

Quando o acesso venoso central é indicado?

O Acesso Venoso Central é um procedimento médico delicado recomendado para a medicação de remédios que não podem ser ingeridos ou inseridos convencionalmente na veia. Normalmente é indicado em cirurgias de grande porte ou naqueles pacientes mais graves, internados em unidades de terapia intensiva.

Para que serve a punção venosa?

A punção venosa consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia periférica, cujas principais indicações são administração de líquidos, medicamentos, hemoderivados, coleta de sangue para exames laboratoriais e para manutenção do acesso venoso no paciente.

O que é uma punção venosa periférica?

A punção venosa periférica trata-se de um procedimento invasivo comumente realizada por profissionais de enfermagem, sendo muito utilizada na assistência à pacientes submetidos à terapia endovenosa. Consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia superficial, de preferência de grande calibre.

Quais as veias que podem ser Puncionadas?

Os locais de punção em bebês e neonatos, geralmente são as veias na cabeça, dorso das mãos e dos pés, e do braço. A área escolhida para ser puncionada deve ser mantida imobilizada onde a visualização da veia pode ser melhorada aplicando um garroteamento por poucos segundos e/ou aquecendo ou friccionando a área.

O que deve conter na bandeja de acesso venoso periférico?

Bandeja • Luvas de procedimento; • Garrote; • Algodão; • Filme transparente estéril ou curativo estéril ou esparadrapo e gaze estéril • Dispositivo de punção venosa (cateter periférico flexível ou cateter agulhado tipo borboleta); • Seringa 10 mL; • Agulha 40 x 12 mm • 01 ampola de Solução Fisiológica 0,9%; • Extensor ...

Quais são os acessos centrais?

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

Artigo anterior
Qual o prazo máximo de vigência dos acordos e convenções coletivas de trabalho?
Artigo seguinte
O que é urbanização explique?