O que é um abstract?
Perguntado por: Rúben Pedro Esteves | Última atualização: 22. Februar 2022Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)
Um abstract é um breve resumo de um artigo de pesquisa, tese, revisão, conferência, proceeding ou qualquer análise aprofundada sobre um determinado assunto ou disciplina, e é frequentemente usado para ajudar o leitor a tomar conhecimento rapidamente do propósito do artigo.
O que é o abstract no artigo científico?
O abstract consiste em uma versão de Resumo em língua vernácula (obrigatório) para idioma de divulgação internacional e deve ser seguido das palavras-chave (keywords).
Qual a diferença entre abstract e resumo?
A ABNT define resumo e abstract da seguinte forma: “Uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão clara e rápida do conteúdo e das conclusões do trabalho” (ABNT, 2011, p. 4). O abstract, por sua vez, é uma versão do resumo em inglês. Mas não é uma tradução direta e literal.
Para que serve o abstract?
A principal função do Abstract, como destacam Motta-Roth e Hendges (2010), é permitir ao leitor conhecer previamente a pesquisa apresentada no artigo antes da leitura do texto integral, assim como, procurar convencê-lo de que o artigo é interessante e que os resultados apresentados são relevantes.
Como fazer o abstract de um resumo?
- A distância entre o título ABSTRACT e a primeira linha do resumo é de 1,5.
- O texto do abstract do TCC deve ser escrito em fonte no tamanho 12, justificado e com espaçamento simples entre as linhas.
O que é Abstract ? - O que é keyword? - Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento
Quais informações do trabalho devem ser postas no abstract?
Deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, assim como o método e a técnica empregada em sua elaboração. O resumo redigido na língua original do trabalho precede o texto, porém a tradução para o inglês "Abstract" deve ser inserido logo após o texto, antes da lista de referências bibliográficas.
Qual a função do resumo em língua estrangeira nos trabalhos científicos?
Ao escrevermos artigos científicos, nos deparamos com o gênero abstract, uma versão do resumo em língua estrangeira que serve para introduzir o leitor sobre o conteúdo do trabalho. ... Dessa forma, surge a necessidade de inspecionar os abstracts e verificar se existem erros de tradução presente.
O que se escreve num abstract?
- Planeje o texto do abstract conforme os pontos obrigatórios. ...
- Use o inglês instrumental para redigir. ...
- Não use ferramentas de tradução automática. ...
- Formate o seu abstract nas regras da ABNT. ...
- Aguarde o resumo em português ficar pronto. ...
- Evite abreviações.
Onde traduzir o abstract?
Google Tradutor
Ao finalizar o resumo, basta transcrevê-lo em outro idioma e você terá seu “abstract”, que nada mais é do que tudo que contém o resumo, inclusive, as palavras-chave transcritos em outro idioma, que normalmente é o inglês.
Onde fica o abstract no TCC?
O resumo de TCC ou abstract (termo em inglês) é uma parte fundamental do trabalho e nela deve estar, de maneira resumida, as informações gerais sobre o trabalho. O resumo aparece logo no início do trabalho, após o título.
Qual a diferença entre uma resenha é um resumo?
Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos. Isso pode ser feito de forma descritiva ou opinativa, a depender do seu tipo.
Como fazer um resumo de um trabalho acadêmico?
- Leia e releia o texto. ...
- Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto. ...
- Organize as ideias principais. ...
- Escreva o texto com suas palavras.
Quantas linhas tem que ter o resumo de um artigo?
São separadas entre si com ponto final e finalizadas também com ponto final. Quanto à sua extensão, o resumo devem ter: de 100 a 250 palavras (contanto com espaços). Palavras-chave: Normalizar. Artigo científico.
Qual a formatação do resumo de um artigo?
O resumo deve conter no máximo 250 palavras, em fonte Arial, tamanho 11, justificado, espaçamento entre linhas 1,5. ... Deve ser inserido de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo. Palavras-chave: Artigo, Formatação, Modelo.
Como referenciar artigo científico ABNT 2020?
SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.
O que não traduzir no Abstract?
Então seguem algumas dicas de cuidados ao tomar se você decidir se aventurar no seu próprio abstract: Em português vemos muitas construções como “É importante destacar que os dados…”. Evite traduzir como “It is important to highlight that…”. Prefira construções como “Such data is worth highlighting”.
Como fazer um resumo em língua estrangeira?
O Resumo em Língua Estrangeira é Elemento obrigatório conforme norma NBR-14724:2011, que deverá ser digitado em folha separada (em inglês Abstract; em espanhol Resumen; em francês Résumé), seguido das palavras-chave e/ou descritores, conforme os critérios de formatação detalhados no resumo de língua vernácula.
Como escrever um resumo em inglês?
- summary s (plural: summaries) A reunião começou com um resumo dos eventos atuais. ...
- overview s. O guia oferece um breve resumo das atrações da cidade. ...
- outline s (plural: outlines) A apresentação começa com um resumo da proposta. ...
- abstract s (plural: abstracts)
Qual a principal língua para as publicações científicas?
Ao publicar trabalhos ou mesmo comunicar descobertas científicas, pesquisadores de todo o mundo recorrem corriqueiramente ao inglês.
Como podemos denominar o nome do resumo na língua estrangeira?
O resumo pode ser denominado, por exemplo, Abstract se for em inglês, Resumen se for em espanhol, Résumé se for em francês, Riassunto se for em italiano e Zusammenfassung se for em alemão.
O que vem primeiro o resumo ou o sumário?
Deve ficar como último elemento pré-textual. Isto é, depois das listas de tabelas, figuras, siglas, etc., e antes do primeiro capítulo. ... Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. Ou seja, lista de tabaleas, figuras, resuma, abstract, etc., não devem estar presentes no sumário.
O que vem primeiro referências ou anexos?
Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc. Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
Qual deve ser a orientação da página em trabalhos científicos?
2. Formatação: O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (. doc ou . docx;) configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm).
Como se faz um resumo?
- faça anotações enquanto lê a matéria;
- marque os principais pontos a serem ressaltados;
- explique a matéria com suas próprias palavras;
- use bullet points para organizar;
- crie um mapa mental sempre que possível;
- evite digitar e escreva tudo à mão;
Por que estudar economia?