O que é transversalidade de gênero?

Perguntado por: Liliana Rafaela Carvalho Castro Mota  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

Segundo Mariana Mazzini Marcondes, a transversalidade de gênero nada mais é do que estratégia de atuação da estruturação da política para mulheres e igualdade de gênero, envolvendo um conjunto de instrumentos, organismos, instâncias e mecanismos de gestão e participação social.

O que é transversalidade das dimensões de gênero?

O conceito de transversalidade de gênero – ou gender maistreaming - emerge do contexto internacional do movimento de mulheres frente aos estados Nacionais e as instituições governamentais. A finalidade de seu uso foi visibilizar e pressionar para adoção de proposições para a melhoria das condições de vida das mulheres.

Qual o feminismo de gênero?

Homem casado ou viúvo, relativamente aos sogros ou pais do seu cônjuge. Feminino: nora.

O que é transversalidade nas políticas públicas?

A concepção de transversalidade no governo federal, de acordo com as orientações para elaboração dos programas dos diversos ministérios, podia ser traduzida como “uma forma de atuação horizontal que busca construir políticas públicas integradas, por meio de ações articuladas” (BRASIL, 2007, p. 17).

O que é uma política transversal?

Nesse sentido uma política transversal buscará responder a problemas afastando-se das estruturas hierarquizadas e tradicionais em vias de se construir um Estado Relacional, envolvendo diferentes atores sociais.

Temas Contemporâneos de Raça e Gênero - Políticas Públicas e Transversalidade de Gênero

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as políticas transversais?

Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho.

O que é uma ação transversal?

Definidas em julho de 2004 pelo Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais, as Ações Transversais são programas estratégicos do MCT que tinham ênfase na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do Governo Federal à época. Hoje a referência das Ações é o Programa Brasil Maior.

Como a transversalidade das políticas públicas contribuem ao acesso aos direitos humanos?

Conforme destaca o filósofo Bernard Stiegler, a transversalidade das políticas consiste na reorganização, na melhoria, no desenvolvimento e na avaliação de processos de decisão em todas as áreas políticas e de trabalho de uma organização, com o objetivo de incorporar a perspectiva dos direitos humanos de mulheres, ...

Quais são as políticas públicas no Brasil?

Quais são os tipos de políticas públicas existentes?
  • Políticas distributivas. ...
  • Políticas redistributivas. ...
  • Políticas constitutivas. ...
  • Políticas regulatórias. ...
  • Programa Brasil Alfabetizado. ...
  • EJA. ...
  • Prouni.

Quais são os gêneros que existe?

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

O que quer dizer a palavra transversalidade?

Que atravessa algo tendo alguma coisa como referente, não necessariamente, na oblíqua.

Quais são os tipos de políticas públicas?

Os tipos de políticas públicas
  • Políticas públicas distributivas. ...
  • Políticas públicas redistributivas. ...
  • Políticas públicas regulatórias. ...
  • Políticas públicas constitutivas.

Quais são as políticas públicas?

Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da so- ciedade (...).” ... Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral.

Quais são os exemplos de políticas públicas?

Podem existir muitos tipos políticas públicas, em todas as áreas, que são escolhidas conforme a necessidade local. São alguns exemplos: políticas de saúde, educação, assistência social, cultura, entre outras.

Qual a relação entre direitos humanos e as políticas públicas?

O tema das políticas públicas vem adquirindo importância no campo do direito. Isso se deve ao progressivo reconhecimento de que a efetividade dos direitos humanos demanda a consecução de políticas públicas. As políticas públicas, por sua vez, orientam-se pelos direitos a serem por meio delas efetivados.

Como as políticas públicas são ferramentas para assegurar os direitos humanos?

As políticas públicas, nesse ínterim, funcionam como esse instrumento. ... Desse processo é possível inferir que os Direitos Humanos são constituídos por, ao menos, duas dimensões interdependentes e indivisíveis, que são os direitos civis e políticos e os direitos econômicos e sociais.

Qual a importância de se conhecer sobre os direitos humanos para a construção de políticas públicas e para a prática profissional da saúde?

Incorporar a perspectiva de direitos humanos nas políticas de saúde é uma medida essencial para que se promova o respeito às diferenças e para que todos e cada um sintam-se verdadeiramente incluídos e acolhidos.

Qual a principal política pública relacionada ao serviço?

Já a Assistência Social é uma política pública, que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 compõe o tripé da Seguridade Social Brasileira, junto com a Saúde e a Previdência Social.

Quais são as políticas sociais brasileiras?

As Políticas Sociais instituídas no Brasil abrangem diferentes áreas e segmentos como a: transferência de renda, saúde, previdência/assistência social, habitação/urbanismo, saneamento básico, trabalho e renda, educação, desenvolvimento rural), bem como políticas sociais focalizadas conforme idade, gênero, etnia, grupos ...

Quais são as políticas sociais?

Alguns exemplos de políticas sociais incluem: pensões do governo, assistência social para os pobres, vale-alimentação, iniciativas de moradia a preços acessíveis, assistência médica, benefícios de desemprego, leis de igualdade de oportunidades, leis antidiscriminatórias e iniciativas políticas destinadas a beneficiar ...

São exemplos de políticas públicas distributivas?

Políticas públicas distributivas: sua a principal função é distribuir certos serviços, bens ou quantias a apenas uma parcela da população. Um exemplo seria o direcionamento de dinheiro público para áreas que sofrem com enchentes; na Educação, seriam as cotas.

O que são políticas públicas distributivas e redistributivas?

Políticas Distributivas: Desenvolvidas pelo Poder Legislativo, elas têm como objetivo a oferta de serviços do Estado e equipamentos. ... Políticas Redistributivas: Esse tipo de política pública visa à redistribuição da renda em forma de financiamento em serviços e equipamentos e, também, como recursos.

Quais os tipos de políticas públicas educacionais?

Entre esses aspectos, podemos citar: escola para todos, educação de qualidade, eliminação do déficit de aprendizagem, conciliação entre trabalho e atividades escolares, combate à evasão escolar, ambiente jovem e acolhedor, integração a iniciativas de combate à miséria e esclarecimento sobre o papel da escola.

Qual a finalidade da transversalidade?

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

O que é transversalizar?

substantivo feminino Característica ou estado de transversal, do que se apresenta de modo oblíquo (inclinado), quando comparado a um referente.

Artigo anterior
Pode colocar sal diretamente na afta?
Artigo seguinte
O que colocar no primeiro parágrafo de uma redação?