O que é tiflite?
Perguntado por: Renato Pacheco | Última atualização: 12. August 2021Pontuação: 4.9/5 (63 avaliações)
A tiflite é um nome comum que damos a toda e qualquer inflamação do ceco (região inicial do intestino grosso). Ela pode ser causada por sensibilidade a alguns alimentos, medicamentos, doenças inflamatórias intestinais como Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa, entre outras.
Como tratar a tiflite?
O tratamento consiste em repouso intestinal, mantendo o paciente inicialmente em jejum, hidratação endovenosa e colocação de sonda nasogátrica. Além destas medidas deve-se prontamente iniciar antibioticoterapia de amplo espectro e se necessário introdução de nutrição parenteral.
O que causa colite Neutropenica?
A colite neutropênica, também chamada tiflite, consiste em uma infla- mação transmural do ceco, cólon proximal e íleo terminal que ocorre em pacientes sob quimioterapia, com doenças hematológicas ou submetidos a transplante de medula óssea.
O que é uma pessoa Neutropenica?
Neutropenia é o nível muito baixo dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco, que ajuda no combate das infecções destruindo bactérias e fungos. Pacientes com neutropenia tem um risco aumentado de desenvolver infecções graves.
O que é dieta Neutropenica?
A dieta para imunidade baixa ou dieta neutropênica é um tipo de dieta que tem como objetivo fortalecer o sistema imune e diminuir o risco de infecção em pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido devido à leucemia, transplante de medula óssea ou tratamento quimioterápico, por exemplo.
Sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais
O que é inflamação do cólon?
São doenças crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas. As principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.
O que é Tiflite aguda?
A tiflite é um nome comum que damos a toda e qualquer inflamação do ceco (região inicial do intestino grosso). Ela pode ser causada por sensibilidade a alguns alimentos, medicamentos, doenças inflamatórias intestinais como Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa, entre outras.
O que causa a Apendagite?
A apendagite epiplóica (AE) é uma condição clínica incomum, benigna e autolimitada. Resulta da torção ou trombose venosa espontânea das veias que drenam os apêndices epiplóicos. Manifesta-se por dor abdominal aguda, localizada principalmente em quadrante inferior esquerdo (QIE).
Qual tratamento para Apendagite?
O tratamento da apendagite é conservador e ambulatorial e consiste na administração de analgésicos e anti-inflamatórios. A melhora completa dos sintomas ocorre em torno de 3 a 14 dias. A cirurgia só deve ser usada como forma de prevenir a recorrência e aderências ou para confirmação diagnóstica.
O que é gordura epiploica?
Os apêndices epiploicos são pequenos sacos preenchidos com gordura ao longo da superfície do cólon e reto superior. Eles podem se tornar inflamados como resultado de uma torção ou de uma trombose venosa.
O que é Adenite mesentérica infantil?
A adenite mesentérica, ou linfadenite mesentérica, é uma inflamação dos nódulos linfáticos do mesentério, ligados ao intestino, que resulta de uma infecção geralmente causada por bactéria ou vírus, levando ao surgimento de dor abdominal intensa, semelhante à de uma apendicite aguda.
O que é Ileite crônica?
A ileíte é um processo inflamatório que pode ser evidenciado na colonoscopia ou através da biópsia do íleo terminal. Pode ter várias causas, como doença inflamatória intestinal (doença de Crohn), uso de medicamentos (anti-inflamatórios, AAS, principalmente), infecções, dentre outros.
Quais os cuidados de enfermagem para colite?
O tratamento da colite depende da causa e, muitas vezes, é focado no alívio dos sintomas, nos cuidados de suporte e na manutenção de um controle adequado da hidratação e da dor. Antibióticos podem ser prescritos para tratar causas infecciosas de colite.
Quais são os tipos de doenças de intestino?
- doença de Crohn;
- síndrome do intestino irritável;
- retocolite ulcerosa;
- obstipação.
Como Desinflamar intestino naturalmente?
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.
Quais são as duas formas de doença intestinal inflamatória crônica?
O termo doenças inflamatórias intestinais inclui dois tipos diferentes de inflamação intestinal crônica: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. O que causa esta inflamação ainda não é conhecido.
Quais os cuidados da enfermagem na Doença de Crohn?
Durante a consulta de enfermagem à criança com Doença de Crohn, é importante o enfermeiro investigar principalmente sobre o aspecto das fezes (presença de sangramento, consistência, frequência, etc), hábitos alimentares, evolução do ganho de peso da criança e presença de alterações de pele.
Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com doenças do trato gastrointestinal?
Resumidamente as intervenções de enfermagem nas afecções gastrintestinais incluem: evitar a infecção, alivia a dor, reduzir a ansiedade, proporcionando cuidados adicionais de enfermagem e promover a orientação perceptiva e psicológica8.
Quanto tempo vive uma pessoa com Doença de Crohn?
Normalmente, as pessoas com doença inflamatória intestinal têm a mesma expectativa de vida de indivíduos sem essas doenças. É importante lembrar que, em sua maioria, as pessoas com DII têm uma vida plena, feliz e produtiva.
O que é ileíte crônica?
1) O que são Ileite e a Colite? São doenças inflamatórias dos intestinos. A Colite Ulcerativa afeta o intestino grosso. Na linguagem médica ela costuma ser mencionada pela sigla RCUI, que significa Retocolite Ulcerativa Inespecífica (deixar separado).
O que significa ileíte terminal?
A ileíte terminal é uma patologia inflamatória da porção terminal do íleon, caracterizando-se por um espessamento da parede intestinal superior a 3mm, frequentemente detectado em ecografia abdominal.
O que é ileíte regional?
Ileíte significa inflamação do íleo, que é a porção distal (final) do intestino delgado. No ano de 1932, quando o Dr. Burril B. Crohn e seus colegas identificaram pela primeira vez a Ileíte como doença, eles a chamaram de Ileíte Regional.
Quanto tempo dura uma adenite mesentérica?
A adenite mesentérica melhora em poucos dias na maioria dos casos, mesmo sem tratamento, tão logo desapareça a doença de base. Pacientes que tenham uma infecção bacteriana precisam tratar essa condição com antibióticos. Se forem necessários, podem ser dados analgésicos .
Quanto tempo dura adenite mesentérica?
A adenite mesentérica melhora em poucos dias na maioria dos casos, mesmo sem tratamento, em infecções virais, ou com tratamento antimicrobiano Em se tratando de infecção bacteriana. Em caso de dúvidas, a avaliação com o cirurgião pediátrico pode ser solicitada para a elucidação do correto diagnóstico.
Como saber se o linfonodo é maligno?
Os linfonodos benignos tendem a ser fusiformes ou alongados, e os malignos tendem a ser arredondados.
O que significa veneto em portugues?
O que é estereótipos?