O que é teoria do portão da dor?

Perguntado por: Madalena Araújo  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

Essa teoria explica por que se consegue usar os aparelhos elétricos de depilação, que puxam os pelos ao cortá-los, gerando um estímulo mecânico, sem sentir dor, porque os aparelhos, ao mesmo tempo, massageiam a pele, cancelando a eventual sensação de dor.

O que é a teoria da comporta da dor?

Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.

Como ocorre o mecanismo do portão da dor?

Em caso de dores agudas e imediatas, as fibras Aβ são acionadas, enquanto as dores mais duradoras e que incapacitam, ativam as fibras C. Tanyx foi criado com os estímulos elétricos na frequência exata da dor e age diretamente sobre as fibras Aβ, interrompendo assim o envio de estímulos e fechando o portão da dor.

Como ocorre a modulação da dor?

A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.

Quais são os componentes da dor?

A International Association for the Study of Pain (IASP), define dor como experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada a dano tecidual real ou potencial, apresentando dois componentes: percepção dolorosa e a reatividade emocional a dor (IASP, 1986).

Teoria do Portão de Controle da Dor | Sensação e Percepção #17

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas da dor?

Fisiologia da dor

Desse modo, pode-se afirmar que a dor chega ao córtex cerebral através de cinco fases: I) Transdução; II) Condução; III) Transmissão; IV) Percepção; V) Modulação.

Quais são os tipos de dor?

A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.

Como ocorre o processo de percepção da dor?

Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosenssorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos. A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).

Como a escala de dor deve ser aplicada?

Para a escala numérica, pede-se aos pacientes que classifiquem sua dor de 0 a 10 (0 = ausência de dor; 10 = “a pior dor imaginável”).

Como ocorre o processo de analgesia?

Como é feita a analgesia? Para que a analgesia seja realizada, a mulher precisará ter um acesso venoso para a aplicação de soro e medicamentos, se houver necessidade, e precisará ficar imóvel por alguns minutos para que o anestesista faça a punção na coluna.

Qual é a função da teoria comporta ou do portão da dor na percepção nociceptiva?

O portão regula o influxo de impulsos nociceptivos, mesmo antes de se criar uma percepção à dor. A variação na passagem dos potenciais de ação (nociceptivas) que o portão produz é determinada pela atividade das fibras grossas (A-alfa e A-beta) e finas (A-delta e C), e também por influências cognitivas.

Como acontece a supressão da dor?

Mecanismos de modulação da dor Apesar das evidências sobre a existência de meca- nismos supressores, desde o início deste século, foi com a apresentação da teoria de comporta por MELZACK & WALL, em 1965, segundo a qual a supressão da dor decorreria da inibição pré-sináptica na medula espinal, resultante da colisão ...

Como o TENS reduz a dor a partir da teoria da comporta da dor?

O efeito analgésico da TENS está respaldado na teoria das comportas, onde ocorre uma inibição pré-sináptica de interneurônios no corno dorsal da medula espinhal, e pela produção de opióides endógenos por parte do sistema nervoso central.

Quais os tipos de TENS descreva cada?

Dois tipos de TENS são usados clinicamente, TENS de baixa frequência (frequência de estimulação < 10 Hz) e TENS de alta frequência (frequência > 50 Hz) (AINSWORTH et al., 2006; SLUKA et al., 2006).

Quais são os mecanismo de ação da utilização da terapia manual no manejo da dor?

Mecanismos Centrais - Em diversos estudos, provou-se que a Terapia Manual conduz a uma diminuição da ativação do corno dorsal da medula espinhal, conduzindo a hipoalgesia, "descarga" aferente, modulação da atividade do motoneurónio e mudanças na atividade muscular.

Qual a diferença entre dor e nocicepção?

A dor pode também ser classificada segundo determinação temporal em dor aguda ou crônica. O componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo.

Para que utilizamos a escala de dor?

O uso da escala possibilitou que os enfermeiros percebessem a dor como o quinto sinal vital, permitiu-lhes acompanhar a eficácia do cuidado e humanizá-lo. Pode-se inferir que a avaliação da dor por meio de uma escala facilita a tomada de decisões do enfermeiro, favorecendo o cuidado atento às necessidades do paciente.

Como deve ser avaliada a dor?

O padrão da dor é avaliado pelo uso de palavras que descrevem o seu ritmo. O paciente será questionado se a dor é constante, intermitente ou breve, e ainda sobre a data e horário do seu início e quando foi oúltimo episódio. A determinação da localização da dor pode auxiliar na determinação de sua etiologia.

Como fazer uma avaliação de dor?

Para a avaliação da dor, são utilizados instrumentos específicos, definidos pelo enfermeiro de acordo sua avaliação, levando-se em consideração a condição clínica do paciente, faixa etária e nível de consciência.

Como ocorre a percepção da dor?

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

Quais são os 3 tipos de dor?

Tipos de Dor
  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

Quais os tipos mais comuns de dor?

Os Tipos mais Comuns de Dor
  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

Qual é a pior dor do mundo?

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos.

Qual escala de dor?

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".

Quais são as 7 fases do luto?

São eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
  • Primeiro estágio: negação. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro Estágio: negociação/barganha. ...
  • Quarto Estágio: depressão. ...
  • Quinto Estágio: aceitação.

Artigo anterior
Quais os efeitos da psilocibina?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de queimado?