Quais são os principais conteúdos de Educação Física?

Perguntado por: Andreia Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

Os conteúdos mais cobrados sobre Educação Física no ENEM desde 2009 são:
  • Práticas corporais e autonomia;
  • Padrão estético contemporâneo;
  • Esportes;
  • Exercício físico e saúde;
  • Corpo e expressão artística/cultural;
  • Danças;
  • Condicionamentos e esforços físicos;
  • Lutas;

Quais são os principais conteúdos da Educação Física?

O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (conheça as expectativas de aprendizagem).

Quais os conteúdos do Ensino da Educação Física Escolar?

Em relação aos conteúdos, os jogos e brincadeiras, esportes, as danças, as lutas e a ginástica constituem nos temas da cultura corporal de movimento e, é alvo da Educação Física nas escolas, são eles os conteúdos os quais a disciplina deve tratar de forma pedagógica, a fim de atingir os objetivos propostos (COLETIVO DE ...

Quais são os conteúdos da Educação Física do 1º ao 5º ano?

Realização de atividades lúdicas: jogos, brincadeiras e danças, envolvendo a integração de várias habilidades ( rastejar, correr, saltar, subir, descer, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, lançar etc.) utilizando os materiais disponíveis na escola (bola, arco, corda etc.).

Quais são os conteúdos de Educação Física do 7º ano?

Educação Física - 7º Ano - 2020
  • Aula 01 - A Linguagem do Corpo. ...
  • Aula 02 - Jogos Eletrônicos. ...
  • Aula 03 - Introdução aos Jogos Eletrônicos. ...
  • Aula 04 - Jogos Eletrônicos: Tecnologia com Sensor de Movimento. ...
  • Aula 05 - Jogos Eletrônicos de Nova Geração. ...
  • Aula 06 - Jogos Eletrônicos: Realidade Virtual.

Conteúdos da Educação Física - Marcos Neira

18 questões relacionadas encontradas

Quais os principais conteúdos da Educação Física no Ensino Médio e suas contribuições?

Nos PCNs - Introdução (2000) são propostos os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, e, nos PCNs/EM (1999) têm- se como conteúdos da EF: esporte, ginástica, jogos, lutas e dança, e referências à saúde, à qualidade de vida e à aptidão física.

Qual é o principal objetivo da Educação Física?

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.

Quais são os objetivos da educação?

O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...

Quais os conteúdos da Educação Física segundo a Bncc no ensino médio?

O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.

O que ensinar em Educação Física no ensino Médio?

(1999) a Educação Física no Ensino Médio deve proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento, que implicam na compreensão, reflexão, análises críticas, etc.

Qual é a importância da Educação Física no ensino médio?

A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais fazer com que o aluno conheça seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva (PCN, Educação Física, 1997).

Qual a importância da aula de Educação Física?

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

Qual a importância de Educação Física na escola?

Indo além do aspecto físico da prática

É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.

O que é Educação Física e qual a sua importância?

A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.

Como devem ser as aulas de Educação Física no ensino médio?

A proposta das DCEs (2008) é que o professor deve trabalhar com seus alunos todos os conteúdos estruturantes da Educação Física, sendo eles: Esporte, Jogos e Brincadeiras, Lutas, Ginástica e Dança, buscando contextualizar os conteúdos desenvolvidos e os relacionar, utilizando nas aulas os elementos articuladores.

Como fica as aulas de Educação Física no novo ensino médio?

Em relação ao ensino médio, pela determinação do governo, ficam restritas a 50 minutos de aula por semana a educação física, e apenas no 1° ano. Também reduz a uma aula por semana a filosofia, que consta como componente curricular obrigatório apenas no 1° ano. Sociologia e espanhol apenas no 2° ano.

Quantas aulas de educação física por semana?

Projeto de lei que estabelece carga horária mínima de duas horas de aulas de educação física por semana nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares de todo o país está pronto para inclusão na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Quais são os itinerários formativos do novo ensino médio?

Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Formação Técnica e Profissional.

Qual a implicação da reforma do ensino médio no trabalho do professor de educação física?

746, hoje Lei 13.415/17, e suas implicações no futuro da Educação Física. ... O estudo indica que a reforma do ensino médio implicará significativamente na Educação Física em três cam- pos: no seu ensino na educação básica, na formação do professor e no trabalho docente. Palavras-chave: Política Educacional.

Como deve ser as aulas de Educação Física?

Aula ideal de Educação Física
  • Ser num local apropriado, limpo, espaçoso, preferencialmente que a natureza estivesse por perto;
  • Ser atrativa, motivante, interessante, sociabilizadora, cativante, saudável, organizada, com um ambiente harmônico;

O que é a Educação Física?

Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).

O que é Educação Física resposta?

O que é Educação Física:

Consiste em um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas para promover o condicionamento físico de crianças, jovens e adultos através da prática de diferentes modalidades esportivas.

Qual é a importância da educação?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Tem aula de Educação Física no ensino médio?

No Ensino Médio, caracterizam dois grupos de alunos: os que vão identificar-se com a prática esportiva formal, e os que vão perceber na Educação Física sentidos vinculados ao lazer e bem-estar. Assim a Educação Física deve visar atender a esses interesses.

Como são chamados os conteúdos na BNCC?

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Artigo anterior
Qual é a origem do lápis?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre o iPad 7 é o 8?