O que é tempo de meia vida de uma droga?

Perguntado por: Rui Monteiro Brito  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

A meia-vida de uma droga é o tempo necessário para a concentração inicial cair à metade.

O que é tempo de Meia-vida qual a sua importância para a farmacologia?

Mas, o que é a meia-vida, afinal? A meia-vida (t 1/2): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.

O que significa maior meia vida?

Meia vida é o tempo que a droga leva para reduzir sua concentração no sangue à metade, sendo este um dos grandes definidores para sabermos de quanto em quanto tempo a medicação deve ser administrada (dosagem) a fim de manter no sangue uma concentração eficaz ao longo das 24horas.

O que é meia vida de um fármaco de um exemplo?

A meia-vida é uma identidade de cada medicamento, cada um tem a sua. Por exemplo, com um medicamento de 500 mg e meia-vida de 8h, teremos, após esse tempo e caso seja totalmente absorvido, metade da concentração do fármaco circulando, ou seja, 250 mg.

Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

revisão rápida de farmacologia #3: Meia-vida e estado de equilíbrio de um fármaco

19 questões relacionadas encontradas

Qual é o tempo de meia vida do césio 137?

Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons. Sua meia-vida, o tempo necessário para que sua atividade radiativa caia pela metade, é de trinta anos e, conforme se desintegra pela emissão radiativa, forma Bário-137.

O que é o tempo de meia vida de um elemento radioativo?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade.

O que é meia-vida de um antibiótico?

Outro conceito importante é a meia-vida do antimicrobiano, que corresponde ao tempo necessário para que a concentração sérica máxima, alcançada com a administração de uma dose padrão, se reduza à metade.

O que significa maior meia-vida de eliminação?

Esta "meia-vida de eliminação", frequentemente abreviada na literatura como t1/2b, indica como será a velocidade de desaparecimento do fármaco após administração de uma dose única ou após o término de um longo período de terapia; normalmente, esta também ocorre em um período que varia de 4 a 6 meias-vidas do fármaco.

Como saber o tempo de meia-vida?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

O que é meia-vida efetiva?

Em geral, a meia-vida efetiva é o tempo necessário para que a quantidade de um radionuclídeo específico no corpo diminua para metade do seu valor inicial, tanto pela eliminação por processos biológicos quanto pela deterioração radioativa.

Qual é a importância do tempo de meia vida?

A análise meia vida é importante para a manipulação de dejetos radioativos, pois sabendo o tempo de desintegração destes, será possível prever o momento seguro para que tal material seja considerado de baixo risco.

O que é tempo de meia vida de um fármaco e qual a sua importância para o esquema posológico dos medicamentos?

Meia-vida - a meia-vida (T1/2) é o tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco seja reduzida pela metade.

Como funciona meia vida?

A meia-vida de um elemento radioativo consiste no tempo em que uma amostra desse elemento leva para reduzir-se à metade. A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.

O que é meia-vida de eliminacao?

A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia-vida de eliminação permite calcular a frequência de doses necessária para manter a sua concentração plasmática dentro da faixa terapêutica.

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Qual o tempo de Meia-vida da amoxicilina?

A meia-vida de eliminação é de aproximadamente 1 hora. A principal via de eliminação da amoxicilina são os rins. Aproximadamente 60-70% de Amoxil® são excretados inalterados pela urina durante as primeiras 6 horas após a administração de uma dose-padrão.

Quais são os três ramos da farmacologia?

A área pode ser dividida em vários ramos, dentre eles estão: Farmacodinâmica: mecanismo de ação; Farmacocinética: destino do fármaco; Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos);

O que é tempo de meia-vida biológica?

A meia-vida biológica ou semi-vida biológica é o tempo necessário para que metade de uma substância seja removida do organismo por um processo químico ou físico.

Qual o tempo de vida do césio na atmosfera?

Uma vez que o Cs-137 entra na atmosfera, prontamente é absorvido pela água e, como consequência, pelo solo. O radioisótopo Cs-137 apresenta uma meia-vida de aproximadamente 30 anos.

Qual o tempo de meia vida do urânio?

Como a meia-vida do urânio-235 é de 713 milhões de anos e a do urânio-238 é de 4,5 bilhões de anos, o urânio-235 decai muito mais rapidamente e, portanto, é muito mais “consumido” que o urânio-238.

Qual é o tempo de meia vida do cobalto-60?

O Cobalto 60 é um emissor gama, com meia vida longa (5,26 anos) e boa penetração tecidual.

Qual a importância da biodisponibilidade de um fármaco?

A BIODISPONIBILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA

No momento de determinar quais serão as dosagens necessárias para que o fármaco faça afeito, a biodisponibilidade tem papel-chave. Seu estudo determina como cada medicamento deve ser consumido, aspectos de absorvência e meia-vida.

Qual a importância da propriedade de Lipofilicidade para um fármaco?

Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação. Dirigido por entropia (δG = δH – TδS). Moléculas hidrofóbicas tendem a se aglomerar em água.

Qual o tempo de meia vida do paracetamol?

Eliminação: em adultos a meia vida de eliminação do paracetamol é cerca de 2 a 3 horas e em crianças é cerca de 1,5 a 3 horas. Ela é aproximadamente uma hora mais longa em recém-nascidos e em pacientes cirróticos.

Artigo anterior
Quais são as extensões de arquivos de imagem?
Artigo seguinte
Quanto custa um LG K12 Plus?