Como contestar indeferimento do INSS?

Perguntado por: Martim Carneiro Marques  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

Pela internet, você precisa acessar o site da Ouvidoria do INSS. A reclamação por telefone também é feita pela Central de Atendimento 135. Depois que o Órgão Julgador Previdenciário der a decisão, ele tem 20 dias para devolver o processo para que o INSS passe a cumprir a decisão.

Como recorrer de um indeferimento do INSS?

Recurso Administrativo no INSS

Inicie o texto identificando o motivo do indeferimento, depois aponte o equívoco do INSS e solicite a reforma da decisão. A solicitação pode ser feita pelo app Meu INSS, na agência do INSS ou pelos correios destinada à Agência que emitiu o primeiro resultado.

Como contestar resultado do INSS?

Caso aquele que teve seu benefício indeferido, suspenso ou cortado e queira contestar perante ao INSS, poderá fazer pessoalmente ou através de um advogado, devendo acessar o site do MEUINSS e lá preencher um formulário e anexar o seu recurso administrativo.

Como contestar benefício negado?

Como contestar o Auxílio Emergencial no site Dataprev. A plataforma de contestação da Dataprev é a mesma lançada pela empresa para consultar o andamento da solicitação do Auxílio. Para realizar a contestação no site da Dataprev o cidadão deve acessar o endereço eletrônico https://consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Quando o INSS nega o benefício quem paga?

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência? Quando o trabalhador fica afastado por motivo de incapacidade, o empregador é o responsável por pagar o seu salário pelos primeiros 15 dias.

Auxílio-Doença: como recorrer da decisão de INDEFERIMENTO do INSS

28 questões relacionadas encontradas

O que acontece se o INSS Negar o afastamento?

Nessa possibilidade, o segurado que teve o benefício indeferido entrará com um recurso administrativo, diretamente na via administrativa do próprio INSS. E o Instituto deverá, obrigatoriamente, reanalisar o requerimento do benefício negado. Esse procedimento é feito pelo Portal do Meu INSS.

O que acontece caso o INSS nega o benefício é a empregada ainda Encontra-se doente qual a responsabilidade do empregador?

Fato é que se o trabalhador não está recebendo o benefício previdenciário, significa que ele não está com o contrato suspenso, sendo então responsabilidade do empregador o pagamento dos salários.

Quanto tempo demora uma contestação do INSS?

Etapas do processo judicial contra o INSS

Contestação pelo INSS contra o processo: até 120 dias; Réplica do Advogado contra a contestação: até 20 dias; Momento da perícia ou audiência (não são todos os processos em que é obrigatória esta fase): entre 30 e 180 dias cada uma delas (perícia e audiência);

Quantas vezes o INSS pode recorrer de uma decisão?

Pela legislação, o INSS tem 45 dias para dar uma resposta a um requerimento, prorrogáveis por mais 45. Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão.

Como fazer um pedido de recurso do INSS?

7 – Como protocolar o recurso no INSS?
  1. Você pode agendar um horário por telefone (pelo número do INSS: 135), comparecer presencialmente na agência na hora marcada e realizar o protocolo. ...
  2. Você pode fazer o protocolo digitalmente, por meio do site do Meu INSS.
  3. Você também pode protocolar o seu recurso pelos correios.

Como entrar com recurso contra o INSS?

Como fazer um recurso do auxilio doença indeferido?
  1. acessar o site do Meu INSS;
  2. fazer o login;
  3. clicar na opção Requerimentos;
  4. depois em Novo Requerimento;
  5. selecione Recurso de Benefício por Incapacidade;
  6. preencha o formulário online.

Quanto tempo o INSS têm para recorrer de uma sentença 2 grau?

O prazo para o INSS recorrer é de 30 dias (art. 10 da Lei nº 9.469 /97).

Quando o INSS não pode recorrer?

Pode ser o indeferimento de um pedido de aposentadoria, Auxílio-Doença, Pensão por Morte; Ou quando houve uma cessação de um benefício ativo, como, por exemplo, o INSS parar de pagar a Aposentadoria por Invalidez, alegando que a invalidez deixou de existir.

Quantas vezes posso pedir auxílio-doença?

A renovação poderá ocorrer por até duas vezes. E, após a segunda renovação, será necessário agendar novo pedido. Com as novas regras, caso o segurado não se sinta apto a retornar ao trabalho, terá que fazer um novo pedido 15 dias antes de cessar o recebimento do benefício de auxílio-doença.

O que significa contestação em um processo do INSS?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem contestar quando o seu benefício previdenciário for negado. Essa ação deve ser realizada através de um recurso administrativo. A ação é realizada de maneira online, sem intermediação judicial.

Quanto tempo demora para o INSS cumprir uma ordem judicial?

Além disso, a Lei nº 8.213/1991 estabelece que a autarquia previdenciária tem o prazo de 45 dias para implantar (pagar) o benefício após o seu deferimento. Sendo assim, o pedido poderia demorar até 105 dias (3 meses e 15 dias) para começar a receber o seu benefício.

Quando o benefício é concedido Quanto tempo para receber?

Apesar do prazo legal de 45 dias, atualmente, o período é de cerca de 120 dias para que o cidadão receba uma resposta, o que causa filas de espera. Ao longo da análise, é possível acompanhar o requerimento por meio do site do INSS ou por telefone.

O que ocorre quando o segurado empregado tem o seu auxílio-doença cessado e é impossibilitado pela empresa de retornar às suas atividades laborais?

A Justiça do Trabalho, de forma correta e coerente, nas situações em que o trabalhador tem o seu retorno ao trabalho impedido pela empresa após a cessação do benefício por incapacidade, está reconhecendo que o empregado tem direito à indenização pelos salários não pagos após a alta do INSS, ou seja, no período ...

O que fazer se o INSS indefere pedido de auxílio-doença?

Se o auxílio-doença foi indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve retornar ao trabalho imediatamente. Se não estiver em condições de assumir suas funções, o trabalhador deve comunicar a empresa sobre a decisão da Previdência Social e recorrer da decisão como mencionamos anteriormente.

Quando o INSS nega benefício a segurado a ação de deve ser proposta na Justiça do Trabalho?

Negado o benefício, não há impedimento ao segurado para que ingresse no Judiciário antes que eventual recurso seja examinado pela autarquia.

Quando o perito do INSS nega a incapacidade?

O que significa auxílio-doença indeferido por não constatação de incapacidade? Isso quer dizer que o INSS negou seu pedido de auxílio-doença e motivo de ter negado foi que o perito considerou que você não tem incapacidade para o trabalho.

Pode voltar ao trabalho antes da perícia?

Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu. Porém, a partir do retorno ao trabalho, você terá o benefício cancelado. A recuperação deve ser devidamente informada ao INSS para evitar problemas, como recebimento de valores indevidos.

Porque os perito do INSS nega benefício?

Ausência de atestado médico: quando você não entrega um atestado médico comprovando a incapacidade; Não cumpriu o período de carência: para receber a maioria dos benefícios por incapacidade, você deve ter contribuído ao INSS por pelo menos 12 meses (veja aqui mais informações).

Quantos dias o INSS têm para recorrer de uma sentença?

Contestação pelo INSS contra o processo: até 120 dias; Réplica do Advogado contra a contestação: até 20 dias; Momento da perícia ou audiência (não são todos os processos em que é obrigatória esta fase): entre 30 e 180 dias cada uma delas (perícia e audiência);

Artigo anterior
Qual é a composição química da palha de aço?
Artigo seguinte
Pode comer açúcar com pressão alta?