O que é tempo à disposição?

Perguntado por: Erica Juliana de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

Conforme dispõe o caput do artigo 4º da CLT, o tempo a disposição se trata do período efetivo que o empregado está aguardando ou executando ordens, ou seja, é o tempo que o empregado está efetivamente despendendo energia para seu trabalho ou aguardando ordens do seu empregador para executá-lo.

O que é o tempo à disposição do empregador?

O período em que o empregado está à disposição do empregador, trabalhando ou aguardando ordens, desde o momento em que se retira do estabelecimento é considerado jornada de trabalho. ...

O que não é considerado tempo à disposição?

4º, § 2º Por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos previsto no § 1º do art.

O que é tempo à disposição do empregador quais a exceções previstas na legislação?

Tempo à disposição do empregador. Aplicação da Súmula nº 118 do TST. Os dois intervalos de dez minutos cada, concedidos como pausa para café, não integram o intervalo intrajornada de uma hora e, sendo acrescidos ao final da jornada, configuram tempo à disposição do empregador.

O que são as horas in itinere?

O que são horas in itinere? O termo “itinere” tem origem no latim e em português pode ser traduzida como “itinerário”, “no caminho” ou “na estrada”. Assim, as horas in itinere nada mais são do que as horas que uma pessoa leva para chegar ao trabalho ou voltar do trabalho no fim do expediente.

TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

15 questões relacionadas encontradas

O que são horas in itinere como ficaram após a reforma?

Após a reforma trabalhista, continuam sendo devidas horas in itinere a todo trabalhador, urbano ou rural, que: (1) labore em local de difícil acesso ou não servido por transporte público regular em horário compatível com sua jornada e (2) utilize condução fornecida pelo empregador. E não há para o tempo demora!

Qual o valor de uma hora in itinere?

Como calcular as horas in itinere

Desta maneira, o adicional a ser quitado sobre elas precisa ser o mesmo determinado pelo sindicato da respectiva categoria profissional ou ainda usado o valor mínimo previsto em lei, que corresponde a 50% da hora salário.

É considerado tempo à disposição do empregador devendo ser computado na jornada de trabalho é remunerado como horas normais ou extraordinárias?

HORAS EXTRAS. CONFIGURAÇÃO. O tempo despendido em viagens atende, exclusivamente, aos interesses do empreendimento e, portanto, configuram tempo à disposição do empregador, nos termos do art. 4º da CLT, devendo, pois, ser remunerado como extras, ou ser computado para a devida compensação.

O que diz o artigo 7 da CLT?

7º, XIII, a jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais são asseguradas constitucionalmente. No caso de jornada extraordinária, será facultado à compensação nos prazos estabelecidos na lei, e quando não houver possibilidade de compensação, serão pagos o adicional de horas extras.

Quais são os períodos que não serão computados com extraordinário art 58 1o CLT?

§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.

O que diz a CLT sobre licença paternidade?

Portanto, somente com a promulgação da Constituição Federal é que o período de licença já previsto na CLT foi estendido de 1 (um) para 5 (cinco) dias, contando-se os 5 dias consecutivos a partir do dia útil ao da data de nascimento, de forma a absorver o dia autorizado pelo legislador previsto no art.

O que diz o artigo 8 da CLT?

Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, ...

O que diz o artigo 8 da Constituição Federal?

Sindicato.

VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

É considerado tempo à disposição do empregador o tempo despendido para troca de roupa ou uniforme quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa?

É Considerado tempo à disposição do Empregador a Troca de Uniforme no local da Prestação de Serviço. Com a Lei nº 13.467, de 2017, a famosa Reforma Trabalhista, alterou dentre outros vários artigos, o controverso artigo 4º, § 2º, inciso VII, da Consolidação das Leis Trabalhistas: Art.

O que diz o artigo 59 da CLT?

59 - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.] § 1º - A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.

O que diz o artigo 61 da CLT?

Artigo 61 da Consolidação das Leis Trabalhistas. Ocorrendo necessidade imperiosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.

Como receber horas in itinere?

Cediço que são requisitos básicos para o pagamento das horas in itinere: a utilização pelo empregado de transporte fornecido pelo empregador, e local de difícil acesso ou não servido por transporte público regular, exigidos tanto pela jurisprudência (Súmula 90, do TST), quanto pelo comando legal (art. 58, §2º, da CLT).

Como calcular horas in itinere PJE Calc?

Como efetuar um cálculo de Horas in itinere
  1. Preencha as informações iniciais do cálculo: nome, dados processuais, dados contratuais;
  2. Na lista de verbas para calcular, selecione "Horas in itinere" e clique em "Avançar" para ir até a próxima página:

Quando a empresa tem que pagar deslocamento?

Quando a empresa tem que pagar o deslocamento? A empresa precisa pagar o deslocamento do empregado para outra cidade quando ele viaja exclusivamente para cumprir deveres de trabalho. Se o seu funcionário viajou para cumprir compromissos referentes à empresa, então ele não deve arcar com qualquer despesa.

Como era e como ficou após a Reforma Trabalhista o pagamento das horas in itinere é a teoria do tempo à disposição do empregador?

A 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que, mesmo em contrato de trabalho firmado anteriormente à Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), não é devido o pagamento de horas de deslocamento (in itinere) a partir da entrada em vigor de tal lei (11/11/2017).

O que mudou após a Reforma Trabalhista com relação ao intervalo intrajornada?

A grande mudança que a Reforma Trabalhista trouxe sobre os intervalos para descanso e almoço foi em relação à sua duração. Segundo a nova regra instituída pela Lei Federal 13.467/17, o intervalo dos colaboradores que possuem uma jornada de mais de 6 horas pode ser reduzido para no mínimo 30 minutos.

Quais as mudanças ocorridas com relação as horas em que o trabalhador fica em transporte indo ao serviço?

Agora de acordo com a lei o tempo de deslocamento até a empresa, de qualquer forma não deve ser considerado parte da jornada de trabalho do colaborador, sem nenhuma exceção. Então nesses casos em que o colaborador recebe hora extra por estar no transporte da empresa, já não acontece mais.

Quais são as cláusulas pétreas?

As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

O que diz o artigo 9 da Constituição Federal?

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. § 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Quais são os direitos e garantias fundamentais?

Os direitos e garantias fundamentais estão divididos na Constituição Federal por temas específicos. São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º da CF), direitos sociais (do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13 da CF) e direitos políticos (artigos 14 ao 17 da CF).

Artigo anterior
Quem matou Hórus?
Artigo seguinte
Quem são os pais de Ronnie Von?