O que é sujeito suposto saber de Lacan?
Perguntado por: Fábio Isaac Assunção de Pinho | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)
Sabemos também que existe um nome para designar essa assimilação à cadeia: o sujeito suposto saber (LACAN, 1979). O sujeito suposto saber se refere ao conceito de inconsciente, relido a partir da submissão do sujeito à linguagem e tomado como fundamento da relação transferencial.
Como o analista institui o suposto saber?
A transferência pela falta e pelo amor
O Sujeito Suposto Saber decorre de uma atribuição ao Outro de algo que vem escamotear a sua falta estrutural, algo relativo ao saber — lá onde está a falta o sujeito coloca o saber, tal como Sócrates para Alcebíades e o analista para o analisante.
O que é o sujeito dividido para Lacan?
Na psicanálise, o sujeito dividido é posto a trabalho, o saber produzido se dá a partir disso. O estatuto da verdade é não todo, a verdade está no lugar de causa e sua incidência se dá por meio de seus efeitos.
O que é a transferência para Lacan?
Para Lacan, “a transferência é um fenômeno em que estão incluídos, juntos, o sujeito e o psicanalista”. Por consequência, não faria sentido distinguir a transferência, atribuída ao analisante, e a contratransferência, atribuída ao analista.
O que é analisante?
Se no curso de uma análise, o analisante descobre que quer ser analista, que existe uma “vontade de ser analista”, ele deverá levar essa tarefa adiante fora da análise – num agrupamento, numa instituição, numa escola de psicanálise, com uma transferência de trabalho.
O Sujeito suposto Saber e o desejo do analista- pilares da transferência
O que significa Matema?
MATEMA, do grego mathema, significa explicar, conhecer, entender. TICA, também do grego, vem de techne, que significa técnica ou arte.
O que é análise lacaniana?
A análise lacaniana é baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. O tratamento se torna menos rígido, focando no desejo e no sofrimento do analisando.
O que é manejo da transferência?
O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.
Quais os tipos de transferência psicanálise?
Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.
Qual a função da transferência no tratamento psicanalítico?
Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.
O que é o sujeito dividido?
A poesia, muitas vezes, apresenta de maneira clara e elegante as questões centrais da existência humana, das quais se ocupa também a psicanálise. Nessa composição poética, encontra-se expressa de maneira evidente o cerne da condição humana, nomeado pela psicanálise como “divisão subjetiva”. ...
Como está dividido o sujeito?
Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito.
O que é o sujeito para a psicanálise?
O sujeito, para a psicanálise, é aquele que se constitui na relação com o Outro através da linguagem. É em referência a essa ordem simbólica que se pode falar em sujeito e subjetividade a partir de Freud, e, em especial, após a produção teórica de Lacan.
Qual a diferença entre transferência e Contratransferencia?
A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...
O que é transferência positiva e negativa?
A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.
O que é transferência analítica?
A transferência é a manifestação de afetos transferidos durante o processo analítico. O paciente transfere para o analista, atitudes inaceitáveis que tendem a ser contidas. Por exemplo, uma paciente pode mostrar ciúmes de seu terapeuta, mas reprimir desejos relacionados a ele.
O que é manejo na psicanálise?
Em muitos de seus trabalhos Winnicott refere-se ao holding como a maneira de "sustentar" e de cuidar do paciente, sempre no sentido de aproximar-se de suas necessidades. Obviamente a gradação do manejo vai depender da patologia apresentada por cada paciente.
O que é manejo em psicanálise?
O sujeito faz sintomas para atender às determinações desse Outro, evidenciando sua posição subjetiva frente ao que o determina, no campo do Grande Outro da linguagem. Nessa via, trabalha-se em uma análise com vários elementos para apontar a posição subjetiva daquele que nos vem falar.
O que é manejo clínico psicologia?
O tema do manejo clínico é um vasto território que pode ser amplamente explorado e que abre caminho para compreendermos a criatividade envolvida no processo terapêutico, desvendando aspectos estruturais e psicodinâmicos do setting ou situação clínica.
Como funciona a terapia lacaniana?
Como funciona uma sessão
Com o intuito de explorar o inconsciente, durante as sessões, o paciente é induzido a falar abertamente, tudo o que vier em sua mente, sem ser interrompido. A duração de uma sessão pode variar de acordo com a análise individual de cada um. Mas, geralmente pode levar de 45 a 50 minutos.
Como é terapia lacaniana?
Um dos principais princípios da terapia lacaniana é a ausência de intervenção enquanto o analisado fala. O paciente precisa deixar que todas as suas impressões venham à tona durante a sua sessão. Para que isso ocorra, um terapeuta lacaniano evita se intrometer nesse processo de busca interior.
Qual a diferença entre Freud e Lacan?
» Freud – As descobertas da psicanálise à vida mental da pessoa inclui o inconsciente, a sexualidade, os sonhos e a nossa vida interna. » Lacan – Reformulou as bases da teoria freudiana, com a interação da filosofia e psicanálise.
O que significa o símbolo <> No Excel?
6. Diferente (<>) Símbolo responsável para retornar a confirmação se o valor ou referência é diferente de outra, como por exemplo: =A2<>B2 o resultado trará VERDADEIRO ou FALSO, quando o valor de A2 for diferente de B2.
O que é o conhecimento matemático?
O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contra-exemplos, as conjecturas, as criticas, os erros e os acertos. Mas ele é apresentado de forma descontextualizada, atemporal e geral, porque é preocupação do matemático comunicar resultados e não o processo pelo o qual o produziu.
Quais são os tipos de matemática?
Tipos de matemática
Entre os mais importantes estão: aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, cálculo diferencial, estatística e cálculo de probabilidades. A matemática também pode ser dividida em duas áreas gerais: pura e aplicada.
Quais são os elementos de uma política de crédito?
Quem são os exus da linha de Omulu?