Pode ser condenado pelo mesmo crime duas vezes?

Perguntado por: David Coelho de Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

O princípio ne bis in idem, que vem do direito romano e faz parte da tradição democrática do direito penal, nada mais é do que corolário do ideal de justiça, uma vez que determina que jamais alguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato.

Quando ocorre o bis in idem?

Bis in idem é uma expressão em latim que significa "duas vezes o mesmo" ou "repetição sobre o mesmo". O uso deste termo pode indicar a ação de repetir uma determinada atividade, metodologia ou cobrança.

Pode processar duas vezes?

Não pode haver processo criminal para discutir fatos em apreciação ou que foram definitivamente julgados em favor do imputado. Sobretudo em âmbito penal, não é possível haver dupla persecução para apurar eventos fáticos já examinados.

Pode ser julgado pelo mesmo crime?

Um réu não pode ser julgado e processado duas vezes pelo mesmo crime, exceto se a análise de seu caso for feita por jurisdições de dois países diferentes e o crime afetar as duas nações.

O que é o não bis in idem explique?

O princípio non bis in idem ou ne bis in idem significa que ninguém pode ser julgado mais do que uma vez pela prática do mesmo crime.

Réu processado e condenado duas vezes pelo mesmo fato: bis in idem - Prof. Rogério Sanches

22 questões relacionadas encontradas

O que é bis in idem no direito do trabalho?

“Segundo o princípio non bis in idem, assegura-se uma só pena para cada ato faltoso, sendo proibido à empresa aplicar duas penalidades ao empregado pela mesma falta cometida.

O que é bis in idem no direito administrativo?

Segundo o princípio do non bis idem, o mesmo fato não pode ensejar duas punições de mesma natureza, ou seja, dentre as esferas penal, civil e administrativa, o sujeito ativo de um ato ilícito somente poderá sofrer as sanções na respectiva esfera por uma única vez, respeitada a sanção correspondente, já prevista no ...

Pode um mesmo juiz julgar a ação penal e a cível sobre o mesmo fato?

Juiz pode julgar casos cíveis e penais de mesmo tema

Juiz de primeira instância não pode ser impedido de julgar ação penal sobre os mesmos fatos e pessoa citados em Ação Civil Pública já analisada por ele.

O que é julgamento duplo?

Em caso de duplo julgamento, prevalece sentença que transitou em julgado primeiro. Na hipótese de haver duas sentenças definitivas em ações penais distintas pelo mesmo fato, prevalece aquela que transitou em julgado primeiro.

O que é a exceção de coisa julgada?

A exceção de coisa julgada é a forma de defesa indireta contra o processo, visando a sua extinção, tendo em vista que idêntica causa já foi julgada, em outro foro.

Quantos vezes posso processar uma empresa?

Se a ação proposta já tem o transito em julgado, ou seja, já tem encerrado todos os atos processuais, é possível sim propor uma nova ação uma vez que o motivo é diferente. Caso a ação ainda esteja em curso é possível em fase recursal solicitar que o juiz considere a ação do outro agente.

Quantas vezes posso entrar com o mesmo processo?

2. Ter entrado na Justiça três vezes com a mesma causa. O parágrafo 3º do artigo 486 do Novo CPC define que apenas ocorre perempção quando a parte autora da demanda entra pela terceira vez na Justiça sobre o mesmo pedido e contra o mesmo réu.

Quantas vezes posso processar a mesma empresa?

Se os pedidos são diferentes, o consumidor pode entrar com uma ação no Juizado Especial e, depois, com outra na Vara Cível contra o fornecedor de serviços.

Qual Súmula do STJ que veta a ocorrência do bis in idem no direito penal?

"2 O uso de condenações distintas para caracterizar maus antecedentes e reincidência não configura bis in idem, nem viola a Súmula 241/STJ. POR FORÇA DO PRINCÍPIO NE BIS IN IDEM, É VEDADA A UTILIZAÇÃO DA MESMA CONDENAÇÃO PARA RECONHECER OS MAUS ANTECEDENTES E A REINCIDÊNCIA.

Qual o procedimento adotado pelo princípio do ne bis in idem no que se refere às penas diversas e idênticas desde que cumpridas no estrangeiro?

Em atenção ao princípio ne bis in idem, a pena cumprida no estrangeiro deve atenuar a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela ser computada, quando idênticas.

O que é o princípio da intranscendência?

Trata-se do conhecido princípio da intranscendência da pena – que também pode ser chamado de princípio da pessoalidade, personalidade ou intransmissibilidade da pena –, que garante que apenas a pessoa sentenciada poderá responder pelo crime que praticou.

Qual a consequência da litispendência?

Pode ser considerada como um vício processual, pois não pode ocorrer para que o procedimento se instaure validamente. Havendo litispendência, poderá haver extinção sem resolução de mérito de uma das demandas.

O que é litispendência no novo CPC?

A litispendência está fixada no Artigo 337 do Código de Processo Civil de 2015 (Novo CPC). Trata-se de um instituto criado pelo legislador para impedir que duas causas idênticas tramitem no Judiciário ao mesmo tempo. Assim, identificada sua ocorrência, o processo é extinto sem conhecimento de mérito.

O que é a coisa julgada?

O conceito de coisa julgada está previsto no artigo 502 do Código de Processo Civil, que a descreve como sendo uma autoridade que impede a modificação ou discussão de decisão de mérito da qual não cabe mais recursos.

É possível ajuizar novamente ação judicial por estes mesmos fatos?

ConJur - Justiça não pode julgar o mesmo processo em duas ações.

Faz coisa julgada no cível a sentença penal?

“Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhece ter sido o ato praticado em legítima defesa, estado de necessidade, excludente de crime, exercício regular de direito ou estrito cumprimento de dever legal.

Quando um juiz não pode julgar um caso?

O juiz também deve se considerar impedido de julgar caso tenha dado sentença ou decisão quando a ação tramitava na primeira instância; se tiver atuado como mandatário de qualquer uma das partes envolvidas na disputa, perito, órgão do Ministério Público, ou ainda se tiver prestado depoimento como testemunha do caso.

Quais são as penalidades disciplinares?

As modalidades de penalidades disciplinares são: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão e destituição de função comissionada.

É inadmissível segunda punição de servidor público?

É inadmissível segunda punição de servidor público, baseada no mesmo processo em que se fundou a primeira.

O que é litispendência administrativa?

O instituto da litispendência significa pendência de processo, sendo certo que o sistema jurídico pátrio, quer seja na seara judicial ou administrativa, não admite que haja uma ilegítima duplicação de atividades processuais em torno do mesmo objeto[3].

Artigo anterior
Como saber se o FGTS Tá liberado 2022?
Artigo seguinte
Como ficou conhecida a vinda da família real para o Brasil?