O que é sujeito e seus tipos?

Perguntado por: Isabela Miranda Neves  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

Resumo sobre sujeito É o termo sobre o qual se declara alguma coisa. Ele também é o elemento que concorda com o verbo. Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado. Há orações com sujeito inexistente, isto é, elas não possuem sujeito.

Quantos tipos de sujeito?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

O que é o sujeito de uma frase?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração. É o elemento que realiza ou que sofre a ação expressa pelo verbo no enunciado. O núcleo do sujeito é a base do sujeito, ou seja, o termo central sem o qual não seria possível entender o enunciado.

Como identificar os sujeitos das frases?

Para identificar o sujeito, devemos fazer o seguinte:
  1. Determinar o termo sobre o qual se declara alguma coisa. ...
  2. Fazer a pergunta: Quem é o cineasta brasileiro mais famoso? ...
  3. Verificar se o sujeito “Glauber Rocha” pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto.

O que é sujeito composto de exemplo?

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

O que é Sujeito e Quais são os Tipos de Sujeito? (Aprenda Agora Mesmo)

22 questões relacionadas encontradas

O que é sujeito simples e composto?

O sujeito simples tem apenas um único núcleo do sujeito. Geralmente, o núcleo do sujeito é formado por substantivo, pronome ou outra palavra substantivada. Mesmo que o sujeito da oração seja muito extenso (com muitos termos acessórios), o sujeito será simples quando houver apenas um único núcleo nele.

O que é o sujeito oculto exemplos?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Como classificar o sujeito e predicado?

O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, expresso ou oculto, indeterminado, e agente, paciente ou agente e paciente. O predicado pode ser classificado como nominal, verbal ou verbo-nominal.

Qual é a palavra principal do sujeito?

Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.

É o tipo de frase que ordena o sujeito?

Frases imperativas – Sua utilização pauta-se pelo objetivo pretendido pelo emissor em influenciar diretamente sobre o comportamento do interlocutor, ou seja, quando se quer dar uma ordem ou fazer um pedido.

Qual é a função principal do sujeito em uma oração?

Sujeito simples é uma das classificações dadas ao sujeito. O sujeito é a função sintática encarregada de informar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. Ele será simples quando for formado por apenas um núcleo e composto quando formado por dois ou mais núcleos.

Como se chama uma frase sem sujeito?

Ocorre oração sem sujeito quando temos um verbo impessoal. O verbo é impessoal quando: Indicar fenômenos da natureza (chover, nevar, amanhecer, etc.). Ex.: Anoiteceu muito cedo.

Como saber se o sujeito é simples?

Sujeito simples é aquele que apresenta apenas um núcleo. Para identificar o núcleo de um sujeito, é preciso localizar a palavra principal desse sujeito. Ela pode ser um substantivo, um termo substantivado ou um pronome. Além do sujeito simples, existe o sujeito composto, o qual possui dois ou mais núcleos.

Como saber qual é o predicado?

Predicado
  1. Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. ...
  2. O predicado pode ser classificado de duas formas:
  3. Predicado verbal: quando há presença de verbo transitivo direto ou indireto, que sempre indiquem AÇÃO.
  4. Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação.

O que é sujeito e predicado dê exemplos?

Sujeito é o termo da oração que indica o tópico da comunicação representado por pessoa ou coisa de que afirmamos ou negamos uma ação ou uma qualidade. O predicado é o comentário da comunicação, é tudo o que se diz na oração sobre o sujeito. Temos: Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado).

O que é um sujeito agente?

a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo. Exemplos: Maria preparou o jantar para todos. João viajou para São Paulo.

Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ...
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ...
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ...
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

O que é um sujeito elíptico?

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

O que é um sujeito sintático?

Contudo, pode-se definir sujeito como a palavra com a qual o verbo concorda e se flexiona, se o predicado for verbal, ou palavra da qual o nome concorda, se for predicado nominal. Esse será o sujeito sintático.

O que é sujeito simples composto indeterminado e oculto?

O sujeito simples tem apenas um núcleo. O sujeito composto tem mais de um núcleo. O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é. O sujeito indeterminado não aparece na frase e não se sabe quem é.

Artigo anterior
Quais são os tipos de aceleração?
Artigo seguinte
O que fazer para aumentar o apetite do meu bebê?