O que é SPDA e aterramento?

Perguntado por: Iris Jesus de Paiva  |  Última atualização: 25. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

O aterramento elétrico SPDA garante a segurança efetiva do local onde o sistema de para-raios está instalado. O aterramento elétrico SPDA pode utilizar a estrutura de aço das fundações, colunas, sapatas e baldrames das edificações.

O que é um sistema SPDA?

O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é um conjunto de estruturas e soluções que tem a função de proteger pessoas e construções diversas das ações dos raios. No SPDA, o projeto é feito para que haja captação e dissipação das descargas atmosféricas até a terra, em caminho seguro.

Quais os três tipos de SPDA?

  • SPDA pelo método convencional de Ponta Franklin.
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. A tecnologia do para-raios ionizante.
  • SPDA método de Gaiola de Faraday.
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

Qual a definição de aterramento?

Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Onde é aplicado o SPDA?

5.1.2.1.2 Em construções de alvenaria, ou de qualquer tipo sem armadura metálica interligada, deverá ser implantado um SPDA com descidas externas, que podem ser embutidas.

Como Fazer o Aterramento Residencial! TT, TN-S ou TN-C-S? Parte 01

23 questões relacionadas encontradas

Quem é obrigado a ter SPDA?

Quando o para-raios é obrigatório? Ainda conforme a norma, todos os edifícios com altura superior a 25 metros devem possuir um SPDA instalado, a fim de minimizar os danos causados por raios.

Quem é obrigado a fazer SPDA?

Todo estabelecimento com potência instalada superior 75KW precisa ter o sistema. O SPDA também é exigido pelo Corpo de Bombeiros, em prédios com altura superior a 30m e instalações comerciais/industriais com área construída maior que 1500m².

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:
  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

Quais os 3 objetivos do aterramento?

Fazer que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra; Proporcionar um caminho de escoamento para terra de descargas atmosféricas; ▪ Usar a terra como retorno de corrente no sistema MRT. Escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.

O que a falta de aterramento pode causar?

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

O que o SPDA protege?

Para se proteger uma estrutura contra danos físicos e risco de vida, há que se lançar mão de um SPDA. descargas nas linhas e/ou nas proximidades destas; E, limitar campo magnético acoplado diretamente aos aparelhos/equipamentos.

Quando é necessário instalar SPDA?

Sim. As leis estaduais de prevenção exigem que o SPDA seja instalado ou que se tenha um laudo que prove que o sistema não é necessário e ainda, liberando o funcionamento da edificação. A vistoria é feita pelo Corpo de Bombeiros estadual e na renovação do alvará será exigido o laudo de inspeção do SPDA.

O que é SPDA NR10?

Norma NR10: Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) A norma NR10 é um conjunto de regulamentações emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que estabelece os requisitos mínimos para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas e serviços de eletricidade.

Qual a diferença entre aterramento elétrico e SPDA?

Correntes envolvidas: o SPDA costuma lidar com correntes elétricas de alta magnitude, enquanto o aterramento lida com correntes provenientes de falhas elétricas, como é o caso de curtos-circuitos.

Qual a diferença entre para-raios e SPDA?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como para-raios, serve para proteger edificações, estruturas e equipamentos contra os efeitos nocivos das descargas atmosféricas, comumente chamadas de raios.

Qual o valor máximo de aterramento SPDA?

Outros parâmetros, ao contrário do que ainda pensam parte dos projetistas e instaladores, não são mais compulsórios, como a exigência do valor máximo de 10 ohms para a resistência de aterramento. Mas calma! Não se assuste se você já ouviu essa exigência por parte de um instalador ou projetista.

O que diz a Norma 5410 sobre aterramento?

NBR 5410 aterramento

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

Qual a norma de aterramento?

2. Aterramento das massas da instalação elétrica. Esse item trata da instalação do sistema de aterramento específico da residência e deve seguir as exigências da norma NBR 5410.

Qual é o melhor sistema de aterramento?

Os principais tipos de aterramento usados no Brasil são as variações do TN, sendo que o TN-S é considerado uma das opções mais seguras para instalações elétricas.

O que significa a sigla TT no aterramento?

O aterramento TT (Terra-Terra) é utilizado em sistemas onde o neutro não é conectado diretamente ao eletrodo de aterramento. Nesse tipo, o neutro é conectado a um ponto próprio, enquanto o condutor de proteção é conectado diretamente ao eletrodo de aterramento.

O que é aterramento TT ou TN?

No aterramento TN, por exemplo, o neutro é aterrado e conectado aos equipamentos via condutores de proteção. Já para o TT, o neutro e as massas dos equipamentos possuem aterramentos separados.

Qual a bitola do fio para fazer aterramento?

Segundo a tabela 58 da Norma, o cabo de terra deverá ter a mesma seção dos cabos de fase quando estes forem menores ou iguais a 16 mm. Sendo assim, se o cabo de fase é de 16 mm², o cabo de aterramento também deve ser de 16 mm².

Quem fiscaliza o SPDA?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) deve ser projetado para contribuir para a segurança e integridade da edificação, desempenhando função crucial na prevenção de danos e acidentes, por este motivo a BGF Consultoria realiza a execução de inspeção do SPDA.

Qual é a altura mínima para instalar para-raios?

Além disso, a Norma NBR 5419 define qual a exigência de para-raio e SPDA em condomínios. A altura mínima para instalar para-raios é de 25 metros. Mas, as construções em áreas com alta densidade de descargas elétricas são obrigadas a ter para-raios independente da altura.

Qual engenheiro pode assinar SPDA?

De acordo com a decisão judicial transitada em julgado nos autos do Mandado de Segurança 2002.34.00.006739-4, os engenheiros civis possuem atribuição para atividades de SPDA.

Artigo anterior
Quais os melhores perfumes importados de 2021?
Artigo seguinte
Qual o melhor perfume feminino sedutor?