Qual tratamento de luxação lateral?

Perguntado por: Tiago Neves  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

O tratamento das luxações laterais consiste no reposicionamento digital ou com o auxílio de um fórceps e posteriormente sua fixação com contenção flexível para evitar um excessivo movimento durante o período de cicatrização (ANDREASEN,2003).

O que é luxação lateral?

A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte.

Quais são os principais tipos de traumas e tratamentos na dentição decídua?

Os tipos de trauma são divididos em trauma de tecido dental (trinca de esmalte, fratura de esmalte, fratura de esmalte e dentina, fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar, fratura coronorradicular sem e com exposição pulpar, fratura radicular) e trauma de tecido periodontal ou de suporte (concussão, subluxação ...

Como tratar luxação no dente?

Na luxação extrusiva o tratamento consiste no reposicionamento do dente, que muitas vezes é conseguido com pouco ou nenhum desconforto dispensado, inclusive a infiltração anestésica. Reposicionado o dente, deve-se proceder à contenção com resina composta por três semanas (MARZOLA; BRAMANTE et al., 2005).

Qual a conduta em casos de fratura coronária de esmalte e dentina com exposição pulpar de até 2mm?

Quando a fratura se estende 2 mm além do limite gengival, a exodontia é o tratamento de escolha. Porém, se a criança colabora e a fratura está aquém do limite gengival, é possível optar por restauração com resina composta; c.

Quais são os sintomas da LUXAÇÃO PATELAR? Existe tratamento não-cirúrgico? | Dr Samuel Lopes

28 questões relacionadas encontradas

Como tratar fratura coronaria?

Algumas alternativas de tratamento têm sido propostas para a restauração de dentes fraturados, tais como a colagem do fragmento coronário, restauração com resina composta com ou sem pino, facetas ou coroas de porcelana, e o tratamento dependerá de alguns fatores, como a extensão e localização da fratura (ALMEIDA et al. ...

Qual conduta de tratamento em fratura corono radicular?

Os tratamentos propostos para fraturas coronorradiculares não complicadas consistem em remoção de fragmentos associado ao tratamento restaurador, ou em remoção de fragmentos, gengivectomia e tratamento restaurador, dependendo do caso.

O que é luxação no dente?

A luxação intrusiva é um tipo de traumatismo dentário em que o dente é deslocado para o interior do osso alveolar, devido à forças axiais provenientes de um impacto. É mais prevalente na dentição decídua, em função da maior porosidade e resiliência óssea.

O que significa dente luxado?

A luxação dentária é o deslocamento de um dente da sua posição normal devido a trauma grave. Um dente luxado precisa ser estabilizado com um fio ou uma placa composta e, possivelmente, receber terapia endodôntica dentro de 24 a 48 horas.

Como tratar trauma no dente?

- lavar o local do trauma com panos umedecidos com água filtrada; - aplicar gelo no local do trauma, protegendo a pele do contato direto com o frio; - coletar o dente avulsionado ou a coroa quebrada e acondicioná-lo em local adequado; - dirigir-se a ao consultório odontológico mais próximo o mais rápido possível.

Quais tipos de traumatismo?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Quais as principais alterações na dentição permanente em decorrência de trauma na dentição decídua?

As sequelas mais comuns na dentição decídua englobam a necrose pulpar, reabsorção radicular, alteração de cor, retenção prolongada e obliteração pulpar (ASSUNÇÃO; CUNHA; FERRELE, 2007; ANDREASEN, J.; ANDREASSEN, F.; ANDERSSON, L., 2007; MALMGREN et al., 2012) e nos casos mais graves, pode ocorrer até mesmo a perda do ...

Qual a característica clínica da luxação?

A luxação é o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem uma articulação, provocando dor intensa, limitação nos movimentos, inchaços e hematomas.

Como é a cirurgia de luxação de ombro?

Luxação do ombro - cirurgia

A operação de Latarjet consiste em formar um batente ósseo, fixando com 2 parafusos um pequeno enxerto transferido da coracóide e impedindo assim a luxação da cabeça. Atualmente, é possível efetuar ambas as cirurgias com recurso a técnicas minimamente invasivas, isto é, artroscopia.

Quanto tempo cura contusão?

O tempo de tratamento será estabelecido de acordo com a gravidade da lesão mas, normalmente varia de um a dois meses. O objetivo é manter a articulação imóvel, até que sua recuperação seja total.

O que causa trauma no dente?

As principais causas dos traumas nos dentes são colisões que acontecem de forma acidental, quedas, acidentes em práticas esportivas, estresse, desordem e maus tratos.

O que é um trauma no dente?

O traumatismo dentário é um problema comum que atinge crianças em todo mundo causado por um impacto externo sobre o tecido dental, e pode resultar em dor e danos emocionais à criança devido ao comprometimento estético.

O que causa trinca na raiz do dente?

Raízes quebradas ou fraturadas podem ser o resultado do enfraquecimento da estrutura dental por cárie dentária, infiltrações sob restaurações ou próteses dentárias, utilização inadequada de pinos metálicos, técnica incorreta para tratamento de canal (endodôntico), desgaste nas restaurações dentárias antigas com resina ...

O que fazer quando machuca a raiz do dente?

Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista. Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor.

O que é laceração gengival?

A laceração é uma lesão caracterizada por corte no tecido. A severidade dessas lesões pode estar associada à gravidade dos traumatismos, e a identificação do tipo e da severidade das lesões ajuda a definir o tratamento proposto6.

Qual a conduta para traumatismo dentário com fratura radicular ao nível de terço apical?

Em casos de fraturas radiculares do terço apical, o tratamento consiste em limpar a área com soro fisiológico, reposicionar e estabilizar o fragmento nos dentes vizinhos com uma contenção com fio rígido e resina (no mínimo 90 dias) e realizar alívio oclusal.

Qual é o tratamento preconizado em fraturas corono radiculares longitudinais?

Nas fraturas longitudinais ou oblíquas o tratamento de escolha é a exodontia. Já o prognóstico das fraturas transversais é o mais favorável que as demais. Realizar a proservação através de acompanhamento clínico e radiográfico durante um, três, quatro e seis meses e todos os anos.

Como estabilizar uma fratura?

Primeiros socorros em caso de fratura
  1. Manter o membro afetado em repouso, numa posição natural e confortável;
  2. Imobilizar as articulações que ficam acima e abaixo da lesão, com o uso de talas, como mostra as imagens. ...
  3. Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar;

O que é fratura coronaria?

A fratura coronária é o tipo de lesão mais comum, geralmente surgida do resultado de um acidente, prática desportiva ou violência. Na maioria dos traumatismos dentários um tratamento rápido e apropriado pode diminuir seu impacto, tanto do ponto de vista da saúde bucal como estético.

Artigo anterior
São representados por letras minúsculas do alfabeto grego?
Artigo seguinte
Porque dizem que 40 anos é a idade da loba?