O que é sociedade segundo o sociólogo Simmel?

Perguntado por: Vera Cátia de Neves  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). Dentro dessa perspectiva, o conceito de sociedade também muda, pois, na concepção corrente, uma sociedade é uma unidade que está limitada a um determinado território ou localidade.

O que é sociedade individualismo moderno e sociabilidade Segundo o sociólogo Simmel?

A sociedade, conforme Georg Simmel[1] (2006) demonstra, emerge a partir da formação de uma complexa rede de interação entre indivíduos, impulsionada por diversas motivações como paixão e desejo, que são exemplos do que esse berlinense atribui como constituintes das matérias e conteúdos da vida social.

Qual era o pensamento de Georg Simmel?

Georg Simmel visava uma Sociologia pura, uma espécie de teoria formal da sociedade que ele procurou demonstrar como fenômenos grupais. Apesar da intenção formal, verifica-se que sua concepção está ricamente saturada da visão histórica, como na Filosofia do Dinheiro ou na Filosofia da Moda.

Como o sociólogo alemão Georg Simmel explicava as diferenças na vida social nas cidades?

A cidade exalta a liberdade do indivíduo face aos grupos de pertença, liberdade sem amarras. Para Simmel a sociedade parte da interação entre os indivíduos e comporta uma distinção entre forma e conteúdo. ... Sendo assim o conflito não é patológico e tão pouco é negação da sociedade, mas sim condição de sua estruturação.

Qual teoria de análise influenciou Simmel para entender os fenômenos sociais?

Simmel desenvolveu a sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana (o neokantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da época) que distinguia a forma do conteúdo dos objetos de estudo do conhecimento humano.

Georg Simmel - Brasil Escola

26 questões relacionadas encontradas

Quem foi Georg Simmel qual foi o método de análise desenvolvido pelo sociólogo?

No que diz respeito à perspectiva sociológica, Simmel foi o fundador da chamada "sociologia formal" ou "sociologia das formas" e se diferenciou no campo do estudo dos fenômenos sociais em razão de seu interesse pela análise microssociológica, que se refere à investigação da sociedade, mas a partir das ações e reações ...

Quem foi Georg Simmel e quais suas contribuições para os estudos relacionados ao fenómeno urbano?

Georg Simmel foi um sociólogo alemão, diplomado na Universidade de Berlim, que analisou o comportamento individual nas metrópoles em seu ensaio “As metrópoles e avida mental” publicado em 1903. Simmel se torna referência, no tocante aos problemas e enfrentamentos da cidade moderna e seus indivíduos.

Quais diferenças Simmel aponta entre a vida urbana e a vida rural?

Contrastando com a vida rural, com seu lento fluxo de estímulos sensoriais e a vida psíquica pautada no aspecto emocional, as metrópoles exigiriam de seus habitantes uma sensibilidade e uma vida psíquica capazes de se adequarem às vicissitudes da velocidade e heterogeneidade de estímulos que estas apresentam (Simmel ...

Como Georg Simmel se refere a postura chama blasé desenvolvida pelos indivíduos que moram em cidades?

A atitude blasé seria o resultado dos estímulos que são impostos aos indivíduos devido às rápidas mudanças, mas também estaria ligada à intelectualidade metropolitana.

Qual era a preocupação de Georg Simmel com relação a viver no meio urbano?

Simmel trabalhava com a ideia que a grande variedade de estímulos constantes que um cidadão transpassa em seu cotidiano, como atravessar a rua, olhar para o semáforo, ouvir o vendedor, olhar os carros e demais visualizações presentes nas grandes cidades, faz que os moradores dos grandes centros urbanos assumam uma ...

Qual foi a teoria do estrangeiro de Georg Simmel?

Trata-se de tipos sociais por meio dos quais, como argumenta Simmel no caso do estrangeiro/estranho, “momentos que repelem e que distanciam configuram uma forma de estar junto e de unidade interativa” (Simmel 1992. 1992. Soziologie. Untersuchungen über die Formen der Vergesellschaftung [1908].

Quem foi Georg Simmel e quais foram as suas ideias fundamentais?

Simmel foi um dos primeiros sociólogos a adotar uma perspectiva relacional do social - buscando superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade -, o que lhe permitiu pensar a individualidade como um fenômeno, ligado às mudanças no padrão de relações sociais, que caracteriza a modernização da sociedade.

O que significa o conceito de atitude blasé proposto pelo autor Georg Simmel?

Simmel e a atitude blasé

De acordo com o sociólogo alemão George Simmel, a essência do comportamento blasé é a indiferença demonstrada no caso da distinção entre as coisas. Além disso, Simmel descreve o indivíduo blasé como sendo "incapaz de reagir a novos estímulos com as energias adequadas".

O que é o individualismo moderno?

A era moderna representa uma sociedade individualista e interesseira, cada individuo pensa em si mesmo, nas suas metas, nos seus interesses e ponto final, não importa o que vai acontecer com meu vizinho, com as pessoas da minha comunidade, o que importa é que preciso lucrar, alcançar, TER, alcançar meus objetivos.

Qual a definição de Sociologia sociedade e sociabilidade?

"Pode-se falar de sociabilidade desde que se encarem as relações desenvolvidas por indivíduos ou por grupos quando essas relações não se traduzem na formação de um grupo suscetível de funcionar como uma unidade de atividade" (Baechler).

Qual o conceito de intensificação da vida moderna Segundo Georg Simmel e quais as consequências para o indivíduo?

Simmel denominou de intensificação da vida nervosa a esse fenômeno da exposição do indivíduo à intensificação de estímulos, impressões e acontecimentos nas grandes cidades (podemos dizer, grosso modo, que o conceito de Simmel de intensificação da vida nervosa é o que a linguagem de senso comum nos dias de hoje chama de ...

Quais as perspectiva de Georg Simmel em relação as migrações?

Nesse caso, Simmel analisa as formas de socialização que se estabelecem dentro de um grupo migrante em contraste com o grupo fixo. Procura ainda compreender os efeitos que a migração produz nos membros do grupo sedentário. Por fim, refere-se especificamente aos migrantes nos seus trabalhos sobre os estrangeiros.

Como são as relações humanas nos centros urbanos?

Os espaços urbanos estimulam sensações diferenciadas, onde cada um extrai para si diferentes visões e atitudes para com o outro. Estas visões e atitudes interagem-se no ambiente social, recriando novos padrões de comportamento, novos grupos e novas formas de viver.

Como Wirth define o urbanismo?

(Wirth 1973 [1938]: 104). 23Quanto à questão do urbanismo, esta se refere principalmente à acentuação das características que definem o modo de vida associado com o crescimento das cidades e com as mudanças dos modos de vida reconhecidos como urbanos.

Como o desenvolvimento das grandes cidades influência na vida dos cidadãos?

A presença de espaços públicos seguros e atrativos proporciona uma vivência ampla e aberta da cidade, à medida em que as pessoas são impelidas a usufruir a rua e espaços de convívio. São áreas diretamente relacionadas à qualidade de vida nas cidades e que, se acessíveis, também fomentam a mobilidade ativa.

Quais são as características das grandes cidades?

Os grandes centros urbanos abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação, neles estão presentes universidades, centros de pesquisas, laboratórios, clínicas especializadas, além dos meios de comunicação de massa e revenda de produtos importados.

Quais foram os pontos importantes da análise de Simmel?

Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). Dentro dessa perspectiva, o conceito de sociedade também muda, pois, na concepção corrente, uma sociedade é uma unidade que está limitada a um determinado território ou localidade.

Quem foram os responsáveis pelo desenvolvimento da teoria sobre o meio urbano?

Robert Ezra Park, considerado o grande ícone e precursor dos estudos urbanos, Ernest Watson Burgess e Roderick Duncan McKenzie elaboraram o conceito de "ecologia humana", a fim de sustentar teoricamente os estudos de sociologia urbana.

Quem desenvolveu a teoria sobre o meio urbano?

Burgess e R. Mckenzie, que traçaram, no início deste século, as linhas básicas da análise do urbano. Estes autores são considerados os fundadores e orientadores da denominada Escola de Chicago ou Ecologia Humana.

Qual a obra publicada pelo sociólogo Georg Simmel e qual sua análise?

NA OBRA DO FILÓSOFO E SOCIÓLOGO ALEMÃO GEORG SIMMEL (1858-1918), FOI COMO UM PANO DE FUNDO DE SUAS ANÁLISES, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À MERCANTILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS. EM SUA OBRA PRINCIPAL “A FILOSOFIA DO DINHEIRO”, SIMMEL ESBOÇA UMA INTERPRETAÇÃO DA MODERNIDADE COMO TRAGÉDIA.

Artigo anterior
Qual é o procedimento do inquérito policial?
Artigo seguinte
Qual é a importância para a hermenêutica na aplicação do Direito?