O que é situação de fato e situação jurídica?

Perguntado por: Sofia Sá de Gaspar  |  Última atualização: 7. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

I – tratando-se de situação de fato, desde o momento em que o se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios; II – tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que esteja definitivamente constituída, nos termos de direito aplicável.

Qual a diferença entre fato e ato jurídico?

Em sentido estrito, fato jurídico vem a ser aquele que advém, em regra, de fenômeno natural, sem intervenção da vontade humana e que produz efeito jurídico. Classifica-se em ordinário e extraordinário. Já o ato jurídico é aquele que depende da vontade humana.

O que é considerado fato?

Fato jurídico é todo acontecimento relevante para o direito e suscetível de regulação pela norma jurídica.

O que significa fatos jurídicos?

Os fatos jurídicos são ações ou vivências naturais cotidianas que geram um impacto e/ou repercussão direta ou indireta na ciência jurídica. Isto é, ele é um acontecimento relevante para o Direito, que gera alguma modificação dos direitos ou deveres, ou que tem uma associação direta com ações jurídicas.

O que é fato jurídico exemplos?

Evento da natureza que traz consequências jurídicas. A exemplo da morte, nascimento com vida, eventos de força maior como terremotos, enchentes, decurso do tempo.

[ Direito Tributário ] Fato Gerador e Obrigação Tributária

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de fato jurídico?

Nessa classificação há duas sub-classificações. São elas: Ato jurídico em sentido amplo (lícito) e os atos ilícitos.

Como identificar um fato jurídico?

Dessa forma, os fatos jurídicos possuem três características básicas, a saber: Decorrem de uma ação humana ou da natureza; Produzem conseqüências de direito, instituídas pelas normas jurídicas; É um acontecimento externo, decorrendo de uma situação fática ou real.

O que é questão de fato no direito?

Decidir se um fato está ou não provado, questão de fato é; decidir se êsse fato tem esta ou aquela qualificação, questão de direito é, não questão de fato.

O que são fatos e fundamentos jurídicos?

Os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido

Os fundamentos jurídicos são o direito ferido ao qual o autor quer a proteção, baseado na legislação, doutrinas, súmulas e jurisprudências. É recomendado que esse item seja divido em dois tópicos: “dos fatos” e “do direito”, para facilitar a leitura e o entendimento.

O que é um fato jurídico natural?

Conceito. Fatos naturais ou fatos jurídicos em sentido estrito são acontecimentos naturais que reverberam na esfera jurídica. Esses fatos acontecem independentemente da vontade humana. Os fatos naturais podem ser classificados em fatos naturais ordinários e fatos naturais extraordinários .

O que é fato Cite exemplos?

O fato é um acontecimento, uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores. Veja o exemplo: A médica prescreveu um remédio ao paciente. A opinião é um ponto de vista a respeito de um fato.

Quais são as três características de um fato?

Fatos sociais

No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Quais são os elementos do fato?

São elementos do fato típico a conduta, o resultado, o nexo causal entre a conduta e o resultado e a tipicidade. Na falta de qualquer destes elementos, o fato passa a ser atípico e, por conseguinte, não há crime.

Quanto aos fatos jurídicos é correto afirmar que?

A resposta correta é a alternativa "e". Fatos jurídicos são eventos decorrentes da natureza ou da atividade humana capazes de criar, modificar, transferir ou extinguir direitos.

O que é um fundamento jurídico?

É a ligação dos fatos jurídicos (fatos que motivam que alguém) com uma determinada ação, sob o enfoque correspondente de sua doutrina e sua jurisprudência, OU SEJA, é a ligação do fato interpretado pelo agente do direito ligado Ao fundamento no ordenamento jurídico positivo constitucional, que por vez, deverá ser ...

O que significa fundamentos jurídicos?

Fundamentos do direito são os princípios e bases que sustentam o sistema jurídico de um país. Esses fundamentos são essenciais para a organização e funcionamento do sistema legal, fornecendo as diretrizes e limites para a aplicação das leis, a administração da justiça e a proteção dos direitos e liberdades individuais.

O que são questões de fato?

Questão material, consistente em verificação de fato, apreciação de provas, por oposição à questão de direito.

O que é uma questão jurídica?

São aquelas em que se que se pleiteia direitos tutelados pelo Direito Civil, como, por exemplo, questões relativas ao direito de família, sucessões, obrigações, contratos e direitos reais, títulos de crédito e falência, ressarcimento de danos materiais ou morais, etc.

O que é um fato processual?

O fato jurídico processual é espécie de fato jurídico processualizado . Há fatos jurídicos processualizados em ramos formalizados do Direito; os fatos jurídicos processuais, nada obstante, se caracterizam por gravitarem no âmbito da prestação da atividade jurisdicional do Estado-juiz.

Qual a diferença entre questões de fato e de direito?

Não é 'o direito' que se distingue de 'o fato', pois o direito é a síntese normativo-material em que o 'facto' é também elemento, aquela síntese que justamente a distinção problemática criticamente prepara e fundamenta.

O que é um fato jurídico lato sensu?

Termo : “Fato jurídico lato sensu”

Fato que tem relevância jurídica e pode ser tanto um fato natural quanto um ato humano, abrangendo atos jurídicos e fatos jurídicos em sentido estrito.

Quais são os 4 elementos do fato típico?

Para que haja fato típico, são necessários quatro elementos, a conduta, o resultado, a relação de causalidade ou nexo causal e a tipicidade. A conduta é o primeiro elemento do fato típico, e nada mais é do que o comportamento humano, é a ação ou omissão do sujeito que da causa ao fato típico.

O que é fato crime?

Fato típico é um termo utilizado no direito para descrever uma conduta humana que é considerada crime ou contravenção penal. Ele é definido como a descrição de uma ação ou omissão que, de acordo com a lei, é proibida e sancionada com pena privativa de liberdade, multa ou outra sanção prevista na legislação.

O que é um fato ilícito?

Fatos ilícitos são fatos jurídicos que, ao se concretizarem (por ação ou omissão), violam uma norma jurídica causando prejuízos a um terceiro.

O que pode ser considerado um fato social?

Um fato social, de acordo com a sociologia, é um fenômeno que ocorre na sociedade e que possui uma existência independente das vontades individuais. Ele é caracterizado por ser externo ao indivíduo e coercitivo, ou seja, exerce influência sobre os indivíduos e impõe certas normas, valores e comportamentos.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para deixar o cabelo crescer?
Artigo seguinte
Como tomar Fluconazol para Candidíase na boca?