O que é Síndrome de Haff?
Perguntado por: Ariana Rocha Cunha | Última atualização: 2. Februar 2022Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)
Síndrome de Haff é um problema de saúde que se caracteriza por dor muscular intensa que se inicia de maneira abrupta em menos de 24 horas após a ingestão de pescado.
O que causa doença de Haff?
A síndrome de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão.
Qual sintomas da síndrome de Haff?
- Dor e rigidez nos músculos, que é muito forte e surge de repente;
- Urina muito escura, marrom ou preta, semelhante à cor do café;
- Dormência;
- Perda da força;
Como tratar síndrome de Haff?
A síndrome de Haff não apresenta tratamento específico, sendo o ele voltado para o alívio dos sintomas e tratamento de complicações. Como os pacientes podem apresentar insuficiência renal, é importante que a função dos rins seja monitorada.
Quais peixes podem causar a síndrome de Haff?
A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.
OQUE É A SÍNDROME DE HAFF?
Como evitar a síndrome de Haff?
Como se prevenir desta síndrome? “Nesse momento, o que se pode fazer é comer menos peixe, tentar evitar grandes quantidades de pescado para conter a ingestão da toxina, caso ela esteja presente.
Como o peixe adquire a toxina?
Os cientistas não sabem dizer como o pescado adquire a toxina, mas suspeitam que seu surgimento esteja ligado a mudanças no ecossistema, desde a presença de toxinas de cianobactérias, que chegam ao peixe pela cadeia alimentar, até a existência de metais pesados nos rios e lagos.
Qual toxina causa síndrome de Haff?
A doença de Haff é uma doença emergente que foi inicialmente descrita há menos de um século. Ela é caracterizada por sintomas de rabdomiólise associados com ingestão de peixe de água doce. (1) Acredita-se que uma toxina induza à rabdomiólise e cause a doença,(2) embora nenhuma toxina tenha sido identificada.
Como tratar doença da urina preta?
Doença de Haff
Conheça outros sintomas indicativos da doença de Haff.
O que é a síndrome da urina preta?
Segundo os debatedores, a redução drástica na demanda por pescados em municípios do Pará e do Amazonas ocorre em meio a suspeitas de casos da Síndrome de Haff – popularmente conhecida como “doença da urina preta” –, causada por uma toxina que pode ser encontrada em espécies de peixes e crustáceos.
Qual peixe transmite a doença da urina preta?
De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão.
Qual é o peixe que está contaminado?
Nos estados, os peixes Piraptinga, Pacu, Tambaqui, Badajo e Arabaiana estão entre as espécies com suspeitas de contaminar e, consequentemente, ocasionar a doença.
Como o peixe se contamina com a doença de Haff?
Ao ingerir o pescado mesmo cozido, se estiver presente, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro dessas fibras no sangue, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins, podendo em casos graves ocasionar falência renal e cardíaca e levar a óbito.
Por que o cozimento do pescado não é capaz de evitar a doença de Haff?
De acordo com Tiago Lôbo, não há um antídoto ou uma forma de identificar a toxina nos peixes. "A toxina não modifica a cor do peixe, o cheiro ou o gosto. Também é termoestável, ou seja, não é destruída em altas temperaturas de cozimento. Por isso a gente não vai conseguir identificar", afirmou o infectologista.
Qual é o peixe Arabaiana?
Arabaiana e badejo são pescados em alto mar. A doença que acometeu as duas mulheres é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes e crustáceos. A substância gera danos no sistema muscular e em órgãos como rins.
Onde vive o peixe arabaiana?
Espécie pelágica, encontrada junto a ilhas oceânicas e muito raramente nas proximidades da costa. Pode formar cardumes, mas em geral os indivíduos são solitários.
Qual o nome do peixe que pode matar?
O Pterois volitans, conhecido popularmente como peixe-leão, é uma espécie nativa do Oceano Indo-Pacífico, que chegou ao Caribe aproximadamente na década de 90, por introdução humana acidental.
Qual o verdadeiro nome do peixe olho de boi?
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina). Peixe de escamas; corpo alongado, robusto e um pouco comprimido; pedúnculo caudal com quilha dérmica. A coloração é prateada, azul esverdeado escuro, clareando nos flancos e no ventre.
Quais as medidas preventivas para evitar infecções bacterianas causadas por consumo de pescado?
Ferver os mariscos durante 5 a 15 minutos antes do consumo. 3. Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos, para reduzir as chances de contaminação cruzada. 4.
Quanto tempo demora tatuagem cicatrizar?
Quem é o pai do Midoriya?