O que e sindrome de burnout?

Perguntado por: Iris Leticia Rocha Silva  |  Última atualização: 27. Dezember 2021
Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

O que a Síndrome de Burnout pode causar?

Cansaço excessivo, físico e mental; Dor de cabeça frequente; Fadiga e dores musculares; Pressão alta e alteração nos batimentos cardíacos.

Quais são os estágios da Síndrome de Burnout?

Depressão, esgotamento físico e mental, sentimento de incapacidade e até pensamentos suicidas: esses são alguns dos indícios da Síndrome de Burnout, um transtorno cada vez mais comum se caracteriza por um estresse devastador, extremo, superior à capacidade pessoal de lidar com questões do dia a dia de modo eficiente, e ...

Como tratar a Síndrome de Burnout?

Descansar e dar tempo para recarregar suas energias fora do trabalho (usar tempo livre para fazer coisas agradáveis fora do trabalho, buscar apoio da família e amigos, fazer exercícios, etc.) também é importante para a recuperação do burnout.

Estou com Síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout costuma ter três principais características: exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação da redução da capacidade profissional. Em outras palavras, se você está se sentindo exausto, incapaz e odeia o que faz, alerta vermelho: pode ser preciso procurar ajuda.

O Que é Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento

29 questões relacionadas encontradas

Como identificar a Síndrome de Burnout?

Quais os sintomas do Burnout?
  1. distúrbios do sono;
  2. dores musculares e de cabeça;
  3. irritabilidade;
  4. alterações de humor;
  5. falhas de memória;
  6. dificuldade de concentração;
  7. falta de apetite;
  8. agressividade;

Quanto tempo dura o Burnout?

Segundo a profissional, a doença é caracterizada por “sintomas de exaustão mental, físico e emocional por pelo menos 15 dias, por uma situação específica que já dura mais de seis meses”.

Quais os três componentes da Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional.

Como prevenir a Síndrome de Burnout?

Dicas para você evitar o Burnout
  1. Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.
  2. Mantenha uma rotina saudável de sono, dormindo pelo menos 8 horas por noite.
  3. Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.
  4. Faça atividades fora da rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.

Qual a CID da Síndrome de Burnout?

Sim. A síndrome de Burnout está inserida no capítulo XXI da categoria que se refere aos problemas relacionados com a organização de seu modo de vida (Z73), descrita na Classificação Internacional de Doenças (CID10), versão 2010, pelo código Z73. 0 Burn-out (estado de exaustão vital).

Quando surgiu a Síndrome de Burnout?

1974: Vítima do problema, o alemão Herbert Freudenberger faz a primeira descrição científica da síndrome de burnout. 1981: A psicóloga americana Christina Maslach cria um questionário para identificar o grau de estresse ocupacional.

Quem tem Síndrome de Burnout pode se aposentar?

Portanto, para que a síndrome de burnout seja considerada suficiente para conceder ao segurado a aposentadoria é necessário que esse empregado tenha um laudo médico comprovando que sua situação de saúde, ou seja, os danos sofridos em relação à doença são irreversíveis e ele não possui condições de continuar trabalhando ...

Como evitar a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho?

Dicas para evitar a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho
  1. Evitar julgamentos;
  2. Reconhecer emoções desconfortáveis;
  3. Identificar necessidades não atendidas;
  4. Viabilizar a convivência.

O que é burnout e como podemos Enfrentá-lo?

Sensação de exaustão completa no trabalho, inferioridade em relação aos demais colegas, isolamento, angústia para ir trabalhar e a impressão de que nada do que você faz é satisfatório. O conjunto de sintomas como esses tem nome: síndrome de burnout.

Quais os sintomas de exaustão emocional?

Os principais sintomas
  • Insônia: pode parecer contraditório, mas indivíduos com tendência à exaustão emocional enfrentam dificuldades para dormir. ...
  • Irritabilidade: mal-humor e perda do autocontrole são sinais de uma possível exaustão emocional. ...
  • Cansaço físico: o indivíduo sente cansaço constantemente.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Sintomas físicos da ansiedade:
  • Sudorese.
  • Falta de ar.
  • Hiperventilação.
  • Boca seca.
  • Formigamento.
  • Náusea.
  • "Borboletas" no estômago.
  • Ondas de calor.

Como diferenciar a síndrome de Burnout e a depressão?

Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

Como se origina a síndrome no ambiente de trabalho?

A Síndrome é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado de estresse profissional. É uma resposta à tensão crônica no trabalho, gerada a partir do contato direto e excessivo com outras pessoas, devido à tensão emocional constante, atenção concentrada e grande responsabilidade profissional.

Quais são as consequências do burnout para as organizações?

Essas condições causadas por um ambiente de trabalho tóxico podem desencadear a síndrome em seus funcionários, gerando graves consequências também para a organização, como: desvalorização do trabalho; falta de segurança no emprego; queda da produtividade de toda a equipe.

Como evitar o esgotamento profissional?

Confira 7 dicas da gestora empresarial Andrea Deis para evitar o esgotamento profissional:
  1. Aprenda a administrar o seu tempo.
  2. Repense sobre seus valores e perceba como está lidando com eles.
  3. Estabeleça prioridades.
  4. Aprenda a lidar com o vício do sucesso.
  5. Ninguém está livre das frustrações. ...
  6. ...

Quem tem Síndrome de Burnout pode trabalhar?

“Se comprovada por atestado médico a síndrome de Burnout autoriza o empregado a faltar ao trabalho sem prejuízo de sua remuneração, afastando-se de suas atividades para tratar do esgotamento profissional.

O que dá mais dias de atestado?

As pessoas passam grande parte de seus dias no trabalho.
...
Veja 6 doenças que mais causam afastamento do trabalho
  • Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Dorsalgia. ...
  • LER. ...
  • Hérnia de disco. ...
  • Varizes.

Quais são os requisitos legais exigidos para a concessão do benefício previdenciário de aposentadoria por incapacidade permanente aposentadoria por invalidez?

A condição de incapacidade para o trabalho deve ser permanente e devidamente comprovada por meio de um laudo médico pericial. Além de se tornar incapaz de executar suas atividades atuais, o trabalhador também precisa comprovar que não pode ser reabilitado para outra função.

Quem tem mais Burnout?

Em geral, pesquisas ligam baixas rendas a altos níveis de estresse e a uma saúde mental ruim. Mas vários estudos também já mostraram mais especificamente que incidências de burnout entre mulheres são maiores por causa de diferenças em condições de trabalho e do impacto do gênero no avanço profissional.

Quantas pessoas tem Síndrome de Burnout?

Um estudo realizado pela PEBMED (portal de saúde), publicado em novembro de 2020, revela que 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de Síndrome de Burnout no período da pandemia. A prevalência foi de 79% entre médicos, 74% entre enfermeiros e 64% entre técnicos de enfermagem.

Artigo anterior
O que é o esoterismo?
Artigo seguinte
O que é alquimia?