Quanto mais indica o quê?
Perguntado por: Isaac Emanuel Carvalho de Mota | Última atualização: 5. März 2025Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)
h) Proporcionais – são aquelas que iniciam uma oração que indica gradação ou proporcionalidade: à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais/menos... tanto mais/menos, quanto mais/menos...mais/menos. Exemplos: Quanto mais estudo, mais preparada fico para a prova.
Qual a conjunção de quanto mais?
Proporcionais: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de proporção. As principais conjunções subordinativas adverbiais proporcionais são “à medida que”, “quanto mais... mais”, “quanto menos... menos”, “tanto quanto”. Exemplos: “Parece até que, quanto menos você sabe, menos você sofre.”
O que o termo mas indica?
Já o termo “mas” é utilizado como conjunção adversativa. Seu significado carrega uma ideia de oposição, sendo sinônimo de outras conjunções como “porém”, “todavia” ou “contudo”. Também pode ser entendido como substantivo, carregando uma ideia de defeito, ou como advérbio, dando ênfase a uma afirmação.
O que a conjunção mas indica?
A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.
Quando mais é advérbio?
A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.
Cannabis Sativa x Cannabis Indica: Entenda as diferenças | Canabinologia
Quando mais é pronome?
→ Uso do “mais” como pronome indefinido, indicando quantidade. Tinha mais problemas para resolver. Veja também: Onde ou aonde — qual a diferença?
Qual é a classificação de mais?
A palavra “mas” é comumente usada como uma conjunção adversativa ou, ainda, como um substantivo. Já a palavra “mais” é usada como um advérbio de intensidade.
Quando mas é conjunção aditiva?
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
É mas tarde ou mais tarde?
Uma dica básica e muito útil é sempre utilizar a oposição para descobrir se o correto, em determinadas situações, é escrever "mas" ou "mais". Ou seja, se o oposto da palavra for "menos", o certo sempre será "mais", se não for, o correto é "mas".
Quanto mais ou tanto mais?
Conclui-se que é igualmente correcto dizer: «quanto maior a casa, tanto mais quartos tem» e «quanto maior a casa, mais quartos tem». A supressão da conjunção tanto é, contudo, mais usual.
Quando mais é conjunção?
Quando usar mais? Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos.
Quanto mais é proporcional?
h) Proporcionais – são aquelas que iniciam uma oração que indica gradação ou proporcionalidade: à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais/menos... tanto mais/menos, quanto mais/menos...mais/menos. Exemplos: Quanto mais estudo, mais preparada fico para a prova.
Quais são as 18 conjunções?
Tipos de conectivos e; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...
Qual é a função mais?
Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.
Quando mais é adjetivo?
Quando usar “mais”? A palavra "mais", escrita com vogal I no meio, é um advérbio; portanto, é usada para caracterizar a ação de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Esse advérbio é de intensidade, indicando maior ênfase daquilo que caracteriza ou maior quantidade de algo. Nesses casos, "mais" é antônimo de "menos".
Como saber se é pronome ou advérbio?
pronomes (substituem ou acompanham termos); verbos (materializam ações, estados, fenômenos); advérbios (circunstanciam); interjeições (expressam sensações humanas);
O que acontece se não pagar multa de energia?
Quais são as etapas de produção dos remédios?