O que é servidão de passagem exemplo?

Perguntado por: Joana Miriam Simões Ramos Sá  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

Como exemplos, tem-se a passagem de cabos aéreos de energia elétrica, tubulações subterrâneas de água ou esgoto, entre outros. São estas servidões dotadas de algum ônus e que dependendo da restrição imposta por sua natureza, terá ela ou não indenização.

Como descrever uma servidão de passagem?

A servidão se consubstanciará na passagem a ser feita na nesga de terras de propriedade do SERVIENTE que corresponderá a (.......) metros de cumprimento, contando-se a partir do portão a ser colocado de frente para a Rua "A", até o imóvel pertencente ao DOMINANTE.

O que caracteriza uma servidão de passagem?

Servidão de passagem ou de trânsito é um direito, decorrente de um ato de vontade, concedido pelo proprietário de um terreno ao(s) seu(s) vizinho(s) de transitar(em) em local estabelecido em sua propriedade, por conveniência de acesso.

Quem tem direito a servidão de passagem?

O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Servidão de Passagem X Passagem Forçada

15 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características da servidão?

A servidão tem natureza jurídica de direito real sobre coisa alheia de gozo ou fruição. É um direito exercido sobre uma coisa imóvel pertencente a outrem, uma vez que não se admite servidão sobre coisa própria. Nisso a servidão se distingue da propriedade, que é um direito real sobre coisa própria.

O que é servidão no imóvel?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

O que é direito de servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

Qual a medida da servidão de passagem?

O usual nesses casos é uma largura mínima de 2,5 metros.

O que é uma servidão de passagem em quais casos é permitida?

O direito de passagem nasce da imposição da lei em proveito somente dos prédios encravados, o que vale dizer que a servidão de passagem só pode ser determinada pela necessidade de se obter saída útil do prédio tido como encravado para a via pública através do prédio serviente.

Qual a diferença entre passagem forçada e servidão de passagem?

Enquanto servidão de passagem é direito real de gozo ou fruição, a passagem forçada é direito de vizinhança.

Não é necessário o registro de servidão?

Resposta: O direito real de servidão somente se obtém mediante o registro do título no Registro de Imóveis competente, como previsto no art. 167, inciso I, item 6, da Lei dos Registros Público.

Qual é a largura de uma estrada de servidão?

Art. 8º- A largura das estradas, incluindo a faixa de domínio será: a) No mínimo de 20 metros para estrada principal; b) No mínimo de 17 metros para estrada secundária; c) No mínimo de 10 metros para estrada vicinal. Art.

Qual a largura de uma servidão rural?

As estradas secundárias, que iniciam e terminam em vias principais, deverão ter no mínimo 10 metros de largura, e as terciárias, que iniciam em estradas secundárias e terminam em propriedades rurais, deverão ter no mínimo 08 metros.

Como regularizar uma servidão de passagem?

A formalização imediata da servidão de passagem requer forma escrita, através de Escritura Pública de Cessão de Servidão de Passagem, a qual deve ser firmada no tabelionato e depois averbada na matrícula do imóvel serviente, no Registro de Imóveis.

Para que serve a servidão?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. O objetivo da servidão é tornar a propriedade do prédio dominante mais útil ou condizente com sua finalidade. Em contrapartida, o prédio serviente tem seu uso parcialmente restringido.

O que é a servidão predial?

A servidão predial, ou simplesmente servidão, é definida como o direito real sobre coisa imóvel, "constituído em favor de um prédio (o dominante), sobre outro prédio pertencente a dono diverso (o serviente)" 5.

Como fechar uma servidão?

Art. 1.384. A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.

Quem é o dono da servidão?

A servidão não se presume, pois, constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Quais as principais características das servidões prediais?

Servidões prediais são as restrições às faculdades de uso e gozo que sofre a propriedade em benefício de alguém; é o direito real constituído em favor de um prédio (dominante), sobre outro prédio (serviente), pertencente a dono diverso (Lafayette); é um direito real de fruição ou gozo de coisa imóvel alheia, limitado e ...

Quais são as principais diferenças entre escravidão e servidão?

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

Como se classifica as servidões?

2.5 - Classificação das Servidões

Basicamente existem vários tipos de classificação, entre elas: contínuas e descontínuas; aparentes e não aparentes; urbanas e rústicas; e, positivas e negativas.

Qual o tamanho de uma servidão?

Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.

Qual a largura da estrada?

De acordo com a nova legislação, para as estradas gerais, a largura total estipulada é de 10 metros, sendo quatro metros para a passagem de veículos em cada sentido e mais dois de acostamento, um de cada lado. Para as estradas secundárias, a largura total é de oito metros.

O que é servidão de passagem Rural?

Por outro lado, a servidão de passagem é um ato voluntário entre os proprietários, em prol do imóvel (dominante), que ocorre através da utilização de uma fração do outro imóvel (serviente), para criação de um caminho de acesso ao anterior, aumentando sua utilidade.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para cárie evoluir?
Artigo seguinte
O que faz um Dev full stack?