O que é Serviço Social contemporâneo?
Perguntado por: Edgar Ferreira Oliveira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)
Ele refere-se à reprodução das forças produtivas sociais do trabalho e das relações de produção na sua globalidade, envolvendo sujeitos e suas lutas sociais, as relações de poder e os antagonismos de classes.
O que é contemporaneidade no Serviço Social?
Os desafios do Serviço Social na contemporaneidade
A complexidade da realidade social na contemporaneidade traz para o Serviço Social novos desafios para a intervenção profissional, exigindo uma redefinição nos parâmetros teóricos, metodológicos, éticos e políticos.
Quais os desafios do Serviço Social na contemporaneidade?
- 1- Ampliação das equipes de referência. ...
- 2- Articulação intersetorial. ...
- 3- Superação de subalternidade. ...
- 4- Execução da política de forma articulada. ...
- 5- Garantia de Secretarias próprias e adequação de suas nomenclaturas. ...
- 7- Regulamentação dos benefícios eventuais.
Como é o Serviço Social na atualidade?
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho; ou seja, no mundo do trabalho e sua inserção foi resultante das transformações históricas, sociais, políticas e econômicas. E a questão social é matéria prima do trabalho do assistente social.
Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?
IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.
Serviço Social: FHTM - O Serviço Social na Contemporaneidade | AULA GRÁTIS
Qual é o objeto de trabalho do assistente social?
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?
O trabalho da/o Assistente Social é pautado pela defesa e garantia dos direitos sociais para todos/as. A/O profissional viabiliza a melhoria das condições de vida de usuários/as no enfrentamento de desigualdades e acesso às políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais.
O que mudou no Serviço Social?
Uma das grandes mudanças se refere ao avanço da tecnologia e da inserção desta no processo industrial produtivo. Diminuiu o número de operários nas fábricas, e aumentou o número de processos automatizados baseados em princípios da robótica e computação.
Qual a importância da defesa do Serviço Social na atualidade?
A natureza da atuação do serviço social é engajada na luta social e faz a defesa de uma sociedade pautada pelos princípios da igualdade e da liberdade, da justiça social e das políticas públicas.
Quais são os novos desafios do Serviço Social frente à realidade brasileira?
As últimas décadas vêm exigindo do Serviço Social um esforço de decifrar as novas dinâmicas familiares, o mundo do trabalho, as desigualdades matizadas nas relações de gênero, etnia e raça, sexualidade, as múltiplas formas de violência entre outras questões.
Quais os principais desafios demandas e respostas do assistente social na contemporaneidade?
A intensificação do ritmo do trabalho, reforçada pela inserção da tecnologia nos espaços de trabalho, o acúmulo de tarefas, as péssimas condições de trabalho, os vínculos temporários, os baixos salários, o contingenciamento de recursos direcionados às políticas sociais tem se apresentado na realidade como limites para ...
Quais os desafios para o trabalho do assistente social?
Segundo Iamamoto, “Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar, efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.” ( IAMAMOTO, 2009).
Qual o papel do assistente social na sociedade capitalista contemporânea?
Os assistentes sociais estão exercendo suas atribuições e competências profissionais submetidos a contratos temporários, terceirizados, subcontratados, de modo que sua autonomia e estratégias profissionais têm sido comprometidas pelas condições objetivas de sua inserção no mercado de trabalho.
Qual a diferença entre assistência social e assistente social?
Ou seja, a assistência social tem como premissa acompanhar o cidadão que precisa de uma assistência até que ele ganhe autonomia para seguir sua vida com dignidade. Já o assistencialismo busca prover uma necessidade momentânea, sem criar um vínculo com o assistido.
Quais os reflexos do movimento de reconceituação na prática profissional na contemporaneidade?
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
Quais Fundamentos da Sociologia contemporânea pode contribuir com o Serviço Social?
Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem ...
Qual a importância da intervenção profissional do assistente social para a sociedade?
A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...
O que o assistente social defende?
Lutar por Direitos, Romper com a Desigualdade como forma de protes- to e indignação diante da barbárie capitalista que reitera a desigualdade social, e defende o fortalecimento dos movimentos sociais or- ganizados em defesa dos direitos da clas- se trabalhadora e de uma sociedade livre e emancipada.
Qual a importância do profissional do Serviço Social para a garantia do Estado Democrático de Direito no Brasil?
A finalidade do profissional é a garantia de direitos, a emancipação política e humana, é a construção de uma nova ordem societária, é o fortalecimento da cidadania e da democracia.
Como era o Serviço Social antigamente?
O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
Qual é o salário de um assistente social?
Salário médio de Serviço Social
O site Trabalha Brasil mostra que um assistente social recém-formado, que atua em uma organização pequena, recebe aproximadamente R$ 1.660,88 por mês. Já um profissional de nível pleno, que trabalha em uma empresa de tamanho médio, ganha o dobro: R$ 3.373,66.
Por que o Serviço Social rompe com o conservadorismo?
O declínio da ditadura militar, a instalação da constituição de 1988 e a conciliação de ideias de profissionais Assistentes Sociais marcaram o fim do conservadorismo na profissão.
Quais são as atribuições do assistente social?
São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.
Quais são as atividades desenvolvidas pelo Serviço Social?
Suas incumbências envolvem o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais que proporcionem o bem-estar e a integração do indivíduo na sociedade. Exclusão social, habitação, gênero, fome, menores abandonados e população penitenciária são algumas de suas principais preocupações.
Qual a relação do Serviço Social enquanto profissão com capitalismo?
De acordo com Martinelli (2005) a origem do Serviço Social como profissão tem, pois, a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão sub- jacentes – alienação, contradição, antagonismo – na medida em que a profissão foi engendrada e desenvolvida nesse teia de relações contraditórias.
Quando usar o top coat?
O que a Aloína causa?