O que é seroma tardio?

Perguntado por: Diogo Raúl Almeida Pinho Gaspar  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

Como eliminar seroma tardio?

Sendo um seroma sem etiologia definida, sendo o diagnóstico de suma importância, o tratamento é quase sempre cirúrgico:
  1. Retirada do implante.
  2. Capsulectomia radical.
  3. Substituição do implante, ou às vezes do plano de inclusão.
  4. Compressão suave pós-operatória.
  5. Acompanhamento freqüente.

O que o seroma pode causar?

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.

O que é um seroma tardio?

O seroma tardio, que ocorre após mamoplastias com próteses de silicone tem como causa principal trauma na região da mama ( como um acidente automibilístico por exemplo) e deve ser acompanhado com exames de imagem por seu Cirurgião Plástico.

Quantos dias um seroma demora pra acabar?

O seroma pequeno pode ser reabsorvido naturalmente pela pele, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias, entretanto, em alguns casos, é necessária a realização de uma punção com seringa pelo médico.

Seroma Na Mama: O Que Você Precisa Saber Para Tratar (2019)

32 questões relacionadas encontradas

O que fazer para diminuir o seroma?

O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.

O que fazer para eliminar o seroma?

As estratégias consideradas efetivas para prevenção de seroma foram o uso de drenos de sucção fechados; a manutenção dos drenos até seu volume de drenagem reduzir-se ao mínimo; a obtenção de um gradiente de pressão elevado nos drenos; o uso de dissecção com lâmina ou ultrassônica em vez do cautério; a dissecção do ...

É normal ter seroma?

Apesar de ser algo natural, relacionado à reação de "defesa" do corpo, o seroma, ou acúmulo de líquido debaixo da pele, é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente daquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como ocorre na lipoaspiração, na abdominoplastia e na ...

Qual é a cor do seroma?

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

Como é a dor da contratura capsular?

Fique atenta aos sintomas

Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios. Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo uma seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulamentos na região da próteses, e claro, dor.

Como fica o peito com seroma?

O seroma é o acúmulo de líquido na área operada. Isso pode ocorrer em qualquer tipo de cirurgia, sendo pouco frequente nas mamoplastias de aumento (silicone). Entretanto, por vir acompanhado de aumento e assimetria mamária, dor e desconforto, provoca grande ansiedade nas pacientes que o desenvolvem.

É normal ficar mais duro no local do corte da cirurgia?

Olá. O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

É normal sair secreção dos pontos?

Não é possível dizer prontamente se é uma ocorrência normal, somente a análise do paciente é que pode concluir. É importante descartar um processo infeccioso no local da cicatriz cirúrgica.

Como saber se o seroma está encapsulado?

Sintomas
  1. Abaulamento local;
  2. Sensação de deslocamento de líquido na região operada;
  3. O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido;
  4. Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.

Como saber se os pontos de dentro abriram?

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Como saber se a cirurgia está inflamada por dentro?

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência no local. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

Como eliminar seroma naturalmente?

Tratamento caseiro do seroma

Em geral, o seroma não exige tratamentos. Seromas pequenos são absorvidos naturalmente pelo organismo. O uso de cintas compressivas após uma cirurgia é a melhor forma de evitar o surgimento do seroma ou combatê-lo assim que surgir.

O que acontece se eu não tirar os pontos da cirurgia?

O que acontece se não retirar os pontos

Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.

É normal vazar líquido de cirurgia?

Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes e torná-las pouco estéticas. Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.

Como eliminar líquido após cirurgia?

Dicas para desinchar após uma cirurgia
  1. Alimente-se bem. ...
  2. Use a cinta compressora para desinchar após uma cirurgia. ...
  3. Tome água e chás diuréticos. ...
  4. Faça drenagem linfática. ...
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia. ...
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo. ...
  7. Faça compressas frias ou geladas.

Quanto tempo é normal sair secreção de uma cirurgia?

Nos primeiros dias, em geral até uns 30 dias, fica saindo uma secreção. Isso é normal. Para dar mais detalhes seria necessário examinar, mas pela sua descrição parece estar tudo correndo dentro do esperado.

Como saber se os pontos estão cicatrizando bem?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Por que a cicatriz fica dura?

É importante ter em mente que durante o primeiro ano as fases intermediárias da cicatriz trazem um aspecto avermelhado e muitas vezes endurecido. Isso se dá devido a chegada de maior quantidade de sangue no local para reparar o tecido e a quantidade de colágeno que está sendo formado para dar resistência à cicatriz.

Como saber se a cirurgia está sarando?

Sinais como coceira, dor, elevação, vermelhidão e endurecimento após o 1º mês podem indicar que a cicatriz está com alguma alteração.

O que é flutuação na cicatriz?

Consiste no acúmulo abaixo da pele (e extravasamento pela cicatriz) de um líquido semelhante ao plasma sanguíneo. Quando ocorre, aparece após alguns dias da cirurgia e desaparece totalmente com dias ou semanas.

Artigo anterior
Quais são as desvantagens do transporte aquaviário fluvial?
Artigo seguinte
O quê fundamental 2?