O que é serifa e sans serif?

Perguntado por: Sebastião Micael Garcia de Rocha  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk) ou gothik.

O que é serifa e para que serve?

As serifas são bem mais do que apenas design. Elas funcionam para conduzir o texto, guiando os olhos do leitor em um fluxo horizontal. Durante a leitura, nosso cérebro não decifra letra por letra e sim palavras ou conjuntos delas.

Quais fontes são sans serif?

Entre as fontes sans serif encontram-se: Arial, Arial Narrow, Arial Rounded MT Bold, Century Gothic, Chicago, Helvetica, Geneva, Impact, Monaco, MS Sans Serif, Tahoma, Trebuchet MS e Verdana.

Quais são as fontes com serifa?

Principais Fontes de Letras com Serifa
  1. Cinzel.
  2. Apple.
  3. Deluce.
  4. Day Roman.
  5. Vinegar.
  6. Vogue.
  7. Canvas.
  8. Edition.

Quando não usar serifa?

Normalmente, fontes serifadas são usadas em materiais impressora, enquanto que as não serifadas são usadas em conteúdos digitais. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra, pois muitos designers desenvolve várias técnicas procurando novos formas de utilizar a tipografia das letras em seus produtos.

Qual a diferença entre SERIF e SANS-SERIF? Escolha a FONTE perfeita para seu projeto l TIPOGRAFIA

19 questões relacionadas encontradas

Por que usar tipografia sem serifa?

As fontes Sans Serif apareceram na Inglaterra durante os anos 1820 a 1830. Não possuem prolongamentos nas hastes e geralmente têm uma aparência limpa, simples e moderna. Fontes sem serifa transmitem modernidade e liberdade, são mais objetivas, joviais e minimalistas. É bastante utilizada na Web.

Quais fontes são melhor utilizadas em um título?

As fontes sem serifa (ou sans-serif) não apresentam esses traços a mais na ponta de suas linhas. Essa é a razão pela qual elas são vistas como fontes mais modernas e atuais. São mais utilizadas em títulos, chamadas e nos textos digitais.

O que é fonte com serifa?

Com traços prolongados nas extremidades das letras, a fonte serifada pode ser facilmente encontrada em jornais impressos e revistas, já que facilita leituras longas. Clássica e popular, a serifa tem um caráter mais conservador e costuma representar tradição, respeito e sofisticação.

O que são fontes com serifa e fontes sem serifa em quais casos são utilizados as fontes com serifa em quais casos são utilizados as fontes sem serifa?

Serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras, visto com frequência em fontes como a Times New Roman, que portanto é uma fonte Serifada veja o exemplo abaixo: Desta forma as fontes chamadas Sans-Serif, ou seja, sem serifa, são aquelas que não possuem esses traços e alongamentos.

Porque a fonte Comic Sans e odiada?

Barbara Chaparro, pesquisadora que liderou o estudo de 2006, diz que a Comic Sans é informal: não tem serifa e as histórias em quadrinhos são sua referência — e nunca foi elaborada para contextos sérios. Toda essa irritação com a fonte começou quando ela passou a ser usada em situações inadequadas.

Qual é a fonte da letra do Google?

O Google usa Open Sans em alguns de seus sites e em seus anúncios impressos e na web. Open Sans Condensed, sua fonte irmã aqui, também detém o décimo terceiro lugar mais popular no Google Fonts.

Qual é a fonte das legendas de filmes?

As três fontes mais populares para legendas são Unvers 45, Antique Olive e Tiresias. Todas as três são finas, no estilo sans serif e devem ser usadas na forma padrão, ou seja, sem negrito ou itálico.

Quem criou a serifa?

O primeiro tipo sem serifa, porém, foi publicado por William Caslon IV em meados de 1816. O tipo somente tinha caixas altas (capitais) e não se sabe claramente como surgiram suas formas inusitadas para o período. Considera-se hoje que como desenho esta sans serif tinha pouco valor.

O que são fontes serifadas e não serifadas?

As fontes de letras serif (serifadas) são bastante utilizadas em textos corridos, que direcionam a leitura e fazem com que as palavras sejam lidas de forma completa, unindo as letras. Estas diferem das não serifadas, em que as letras são lidas de forma individual.

O que cada tipo de fonte transmite?

Cada fonte tem personalidade e caráter distinto, então tome cuidado com essa escolha. Algumas fontes transmitem elegância, outras são mais informais e tradicionais. Fontes serifadas têm pequenos traços e prolongamentos nas hastes de cada letra. Elas transmitem a ideia de tradição, clássico.

Qual é a fonte mais usada?

– A campeã é a fonte Helvetica. Ela é a mais explorada por profissionais (e também por não profissionais) em design gráfico.

Qual a melhor fonte de texto?

Lista de Fontes HTML – As 20 Melhores Fontes Web Seguras
  • Arial. Arial é uma fonte da família Sans-serif e é uma das mais usadas no mundo. ...
  • Times New Roman. Essa fonte HTML é uma variação da velha fonte Times do grupo Serif. ...
  • Helvética. Designers geralmente adoram a Helvética. ...
  • Times. ...
  • Courier New. ...
  • Verdana. ...
  • Courier. ...
  • Arial Narrow.

Qual a fonte mais utilizada em certificados?

Fontes serif clássicas, como Baskerville, Caslon e Garamond, mantêm seus certificados com aparência tradicional, mas legível. Para obter um certificado de estilo mais moderno, considere algumas das fontes clássicas sem serifa, como Avant Garde, Futura e Optima.

Qual a psicologia das fontes serifadas?

Psicologia das fontes serifadas: as fontes serifadas são populares entre empresas que buscam retratar uma marca elegante e sofisticada. Os logotipos com esses tipos de fontes evocam tradição, respeito e confiança.

Qual a fonte da legenda da Netflix?

Qualquer conteúdo da Netflix pode ser visto com a fonte Comic Sans, quando as legendas são ativadas.

Qual o tamanho da fonte para legendas?

Não se admite figura sem título; Centralizar imagem, título, legenda e fonte; Utilizar fonte tamanho 10; Na parte inferior citar a fonte (mesmo que seja o próprio autor do trabalho);

O quê é legenda de um filme?

Já no jornalismo, legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação a partir da matéria que a acompanha.

Que tipo de fonte é essa?

WhatTheFont é o nome de uma das ferramentas que identifica mais facilmente a fonte usada em determinado texto. Tudo o que você precisa é fazer um screenshot do trecho que contém o tipo de letra que precisa ser identificada e deixar que o WhatTheFont faça o resto.

Artigo anterior
Quais são os elementos do balanço social?
Artigo seguinte
Como é ter um Ragdoll?