O que é ser uma pessoa resiliente?

Perguntado por: Igor Castro de Loureiro  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para ...

O que significa ser uma pessoa resiliente?

O que é Resiliência:

A palavra resiliência tem sido muito utilizada para descrever o comportamento humano. Na área da psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência difícil.

Como saber se uma pessoa é resiliente?

Veja quais são as 9 características das pessoas altamente resilientes:
  1. Elas têm grande capacidade de adaptação. ...
  2. Elas esperam que as coisas sempre terminem bem. ...
  3. Elas criam emoções positivas em épocas de crise. ...
  4. Elas aprendem continuamente com a experiência de vida. ...
  5. Elas sabem se defender. ...
  6. Elas têm uma sólida autoestima.

O que é resiliência e exemplos?

Quando vemos uma criança brincando que cai e se machuca, se ela começa a chorar, mas logo esquece o incômodo e volta a brincar, esse já é um sinal de resiliência. Por essa razão o aprendizado nessa idade é tão intenso: as crianças são bastante resilientes.

O que fazer para ser uma pessoa resiliente?

Como se tornar uma pessoa mais resiliente
  1. Procure alta performance na comunicação. Pessoas que são comunicativas e assertivas conseguem lidar melhor com as diferenças, sejam entre outros indivíduos ou do próprio ambiente em que vivem. ...
  2. Encare as mudanças como algo positivo. ...
  3. Defina seus objetivos. ...
  4. Aprecie a si mesmo.

7 Pontos de Uma Pessoa Resiliente | Luiz Fernando Garcia

25 questões relacionadas encontradas

É possível se tornar resiliente?

Os pesquisadores britânicos, doutores Michael Pluess e Aneta Tunariu, afirmam que cada um de nós tem a capacidade para ser resiliente. Isso depende das fontes emocionais e pessoas que adquirimos ao longo da vida. “Muitas pesquisas sugerem que existem um componente genético para ser resiliente ou não resiliente.

Quais as vantagens de ser sempre uma pessoa resiliente?

8 benefícios mentais e emocionais que você terá ao desenvolver a resiliência
  • Maior capacidade de adaptação. ...
  • Pensamento positivo. ...
  • Capacidade de vencer momentos de crise. ...
  • Aprender mais com as experiências de vida. ...
  • Saber se defender melhor. ...
  • Maior autoestima. ...
  • Criação de relacionamentos saudáveis. ...
  • Ganho de criatividade.

Qual o sinônimo de resiliência?

8 sinônimos de resiliência para 2 sentidos da palavra resiliência: Reação positiva face às adversidades: 1 superação, recuperação, resistência, força, invulnerabilidade, inatacabilidade, estoicismo.

Como usar o termo resiliência?

A palavra resiliência usualmente é utilizada para se referir capacidade que um indivíduo ou organização tem de superar momentos ou situações difíceis e principalmente a capacidade de enfrentar essas situações e outras adversidades. No Brasil, o uso do conceito de resiliência é recente.

O que é resiliência de exemplos práticos de como ser uma pessoa resiliente?

A resiliência nada mais é do que a capacidade humana de superar as adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar. ... Separamos 3 exemplos de pessoas resilientes que "comeram o pão que o diabo amassou", mas que conseguiram dar a volta por cima e se tornar ícones mundiais!

Sou uma pessoa resiliente Porquê?

Para a psicologia, ser resiliente é ter a capacidade de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado. ... Se você é capaz de se recuperar desses momentos, aprendendo com cada experiência, pode se considerar uma pessoa resiliente.

O que impede uma pessoa de ser resiliente?

Pesquisas indicam que nossos comportamentos seguem padrões, e quase sempre repetimos esses padrões, principalmente quando estamos enfrentando situações de stress e conflitos. ... São esses dois tipos de comportamento que impedem a pessoa de ter um olhar resiliente diante da situação.

O que a Bíblia fala sobre resiliência?

1:20). A Bíblia relata no livro de Jó que tanto a sabedoria quanto os bens de Jó foram alargados, tudo era maior do que o estado original. ... Tudo posso naquele que me fortalece (13).” Essa fala representa uma das maiores demonstrações de Resiliência Espiritual relatada na Bíblia.

O que é ser resiliente para a psicologia?

A resiliência caracteriza-se pela capacidade de um determinado sujeito ou grupo passar por uma situação adversa, conseguir superá-la e sair dela fortalecido.

O que é uma pessoa mentalmente resiliente?

Quem é resiliente é mentalmente e emocionalmente flexível. Não se inibe diante das contradições das personalidades dos demais. Pode ser, ao mesmo tempo, forte e delicado, sereno e emotivo, sério e divertido… mas, especialmente, consegue estruturar pensamentos negativos que permitam alcançar resoluções positivas.

Qual o adjetivo de resiliente?

adjetivo Que possui resiliência, capacidade de voltar à sua forma original, depois de ser alvo de deformação ou choque; flexível.

Quais as características de uma pessoa com alta resiliência?

Pessoas resilientes são flexíveis tanto mental quanto emocionalmente. Sentem-se muito confortáveis em utilizar qualidades e comportamentos aparentemente opostos. São indivíduos que têm facilidade em ser ao mesmo tempo lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis.

O que é uma fé resiliente?

A resiliência é entendida como capacidade para superar situações adversas e a experiência de fé alavancando, como algo a mais que uma pessoa possui para ser resiliente.

Qual o símbolo da resiliência?

A flor de lótus representa o poder da resistência psicológica como capacidade para transformar a adversidade em potencialidade.

Qual o versículo de hoje?

"Senhor, tem misericórdia de nós; pois em ti esperamos! Sê tu a nossa força cada manhã, nossa salvação na hora do perigo." Somos pecadores, erramos e buscamos o perdão diariamente. A palavra do Senhor se faz morada e, com ela, ganhamos força para sair de aflições e encontrar a paz.

O que não é resiliência?

São Paulo - Quando os problemas no trabalho são muito difíceis de superar, causando transtornos emocionais e até físicos, é sinal de que está faltando resiliência na vida profissional. Em alguns casos, a dificuldade de lidar com adversidades pode provocar sintomas de ansiedade, depressão e até mesmo problemas físicos.

O que significa falta de resiliência?

A pessoa com resiliência baixa é incapaz de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os sentimentos de outras pessoas. Tem muita dificuldade em lidar com esses sentimentos no dia a dia. Não lida nada bem com suas emoções.

Qual a importância da resiliência para a vida dentro e fora da escola?

Já está claro que resiliência é fundamental para a aprendizagem, mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude. ... Dentre tais habilidades, resiliência foi destacada exatamente por permitir a alunos e professores lidar com o estresse inerente às transformações dos novos tempos.

Qual a importância da resiliência emocional?

Uma pessoa resiliente é mais equilibrada emocionalmente, porque aprende a ver as coisas sobre outra perspectiva mais prática e otimista. Além disso, busca maneiras de liberar as angústias do dia a dia meditando, praticando exercícios físicos, se dedicando a um hobby ou fazendo terapia.

O que é resiliência e qual é sua importância para nossa vida pessoal e profissional?

Na área do desenvolvimento pessoal, o conceito de resiliência é utilizado para caracterizar a atitude de adaptação à mudança, superação de problemas e dificuldades ou a capacidade de resistir à pressão de situações adversas, sem que isso cause impacto psicológico, emocional ou físico.

Artigo anterior
Qual a diferença entre autismo leve e moderado?
Artigo seguinte
Porque a partir é separado?