O que é ser uma pessoa perversa?

Perguntado por: Catarina Laura Melo Miranda  |  Última atualização: 8. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior. Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas sexuais entendidas como "desvios".

O que é ser perversa?

Que tem péssimas qualidades morais.

O que o perverso não suporta?

O perverso não tolera a dúvida. Por se situarem no período edípico, tanto o perverso quanto o histérico terão a percepção de um terceiro. O histérico, ao querer ser desejado, não suporta que o outro deseje outra coisa que não ele, neste caso se sentindo no lugar de excluído.

Quais são os sintomas da perversão?

Além disso, é preciso observar os sintomas que se manifestam no quadro de perversão. Dentre os principais sintomas, destacam-se o comportamento manipulador, compulsivo e sedutor. Geralmente, são pessoas que gostam de dissimular e não sentem nenhum remorso ou culpa por suas atitudes.

O que é um sujeito perverso?

O sujeito perverso tem seu modo particular de entrada na ordem do simbólico, ele é marcado por seu mecanismo de negação, o desmentido da castração, dessa forma, o sujeito mantem a fantasia de que a lei da castração não é aplicada a ele, isso Page 10 317 CADERNOS DE PSICOLOGIA, Juiz de Fora, v. 2, n. 4, p. 308- 327, jul ...

Como age a pessoa perversa?

15 questões relacionadas encontradas

Quais as características de uma pessoa perversa?

A perversão é então descrita como uma defesa contra a psicose, a fragmentação do eu. Mais comumente, porém, é afirmada como o negativo da neurose, ou seja, como aquilo que a neurose suprime para se constituir enquanto tal.

Quais os tipos de perversão?

A partir de 1850, os manuais de psiquiatria elaboraram a primeira lista oficial das perversões com os seguintes itens: incesto, homossexualidade, zoofilia, pedofilia, pederastia, fetichismo, sado-masoquismo, transvestismo, narcisismo, auto-erotismo, coprofilia, necrofilia, exibicionismo, voyeurismo, mutilações sexuais.

Como agem os perversos?

A pessoa perversa busca o prazer continuamente, tanto em seus comportamentos como em suas fantasias. Normalmente, este desvio de comportamento começa a se estruturar ainda na infância, se desenvolvendo na fase adulta.

Como o perverso sofre?

Já o perverso, não sofre com as apreensões, inibições, recriminações e frustrações que angustiam o sujeito neurótico, pois ele age em busca de uma resposta ao desejo, ele sabe o que ele quer e não se interroga.

O que a Bíblia fala sobre os perversos?

O pecado fala ao perverso lá no fundo do seu coração. O perverso não aprende a temer a Deus. Ele se julga muito importante e pensa que Deus não descobrirá o seu pecado e não o condenará.

Quando os perversos estão no poder?

Quando os perversos estão no poder, o pecado se multiplica, mas os justos verão sua queda.

Porque o Senhor detesta o perverso?

Provérbios 3:32 Nova Almeida Atualizada (NAA)

porque o SENHOR detesta o perverso, mas aos retos trata com intimidade.

O que é perversão ou psicopatia?

A psicopatia e a perversão são consideradas modos de organização do funcionamento psíquico com uma natureza bastante específica e complexa, que pelas suas características são distinguidas das neuroses e das psicoses enquadrando-se na estrutura dos estados-limite.

Qual a origem da perversão?

Oriundo da teologia moral cristã, este termo refere-se em sua origem, segundo Mario Fleig, “a todas as formas de pecar quanto ao sexo. A suposição de uma lei natural que imprime à sexualidade o objetivo único da procriação introduz o sentido de perversão como inversão do suposto natural ”7.

Qual a diferença entre pervertido e perverso?

"Pervertido" é o particípio de perverter (corromper, depravar, desvirtuar). Ex.: Celular flagra pervertido no ônibus. "Perverso" é adjetivo, e significa malvado, maldoso, cruel. Ex.: Aquele homem era perverso com sua mulher.

Qual é a diferença entre perversão e perversidade?

Parte da definição do conceito de “perversão” depende do jogo que essa noção permite estabelecer com um outro conceito, isto é, o conceito de “perversidade”, o qual se inscreve no domínio “jurídico-moral” em vez de no domínio “teológico-moral” (tanto que podem ser distinguidos plenamente no século XIX).

O que é perversão para a psicologia?

A escolha da palavra perversão para nomear uma estrutura clínica caracterizada por um desvio sexual, denota um sentido pejorativo próprio de sua origem em latim: "ato ou efeito de perverter(-se); corrupção, depravação e desmoralização" (Aurélio:1318)1 Embora em psicanálise se fale da perversão apenas em relação à ...

Qual a diferença entre neurose psicose e perversão?

É importante destacar que Freud opõe neurose e psicose com relação ao modo pelo qual ambas lidam com a negativa (Verleugnung), mecanismo em geral associado à perversão: "a neurose não recusa a realidade, apenas não quer saber nada sobre ela; a psicose a recusa e procura substituí-la" (p. 282).

O que é uma estrutura perversa?

A estrutura perversa, porém, não designa, uma conduta e/ou um desvio de caráter. Trata-se de um modo de estabelecimento de laço com o Outro. Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma modalidade de resposta ao confronto com a diferença sexual e com a falta do Outro.

Como lidar com um narcisista perverso?

Procure desabafar com uma pessoa de confiança que tenha a distância necessária do que te está a acontecer para te ajudar a ver as coisas com clareza. Também se recomenda o apoio psicológico porque a ligação com o perverso narcisita deve ser cortada de imediato.

Qual a principal característica da perversão ou psicopatia?

Assim definindo o “psicopata” (“perverso para Freud”) como indivíduo cronicamente antissocial, que está sempre associado a crimes e contravenções, não aprendendo nem com a experiência, nem com a punição e que não mantém nenhuma ligação real com qualquer pessoa, grupo ou padrão.

O que é perversão de acordo com Freud?

Seguindo a ideia de que a perversão se refere às transgressões da função sexual visando o prazer, na busca de satisfação em diversos objetos parciais, Freud dirige sua reflexão para as parafilias, como o fetichismo, o exibicionismo, o voyeurismo, e sobretudo o sadismo e o masoquismo.

O que faz uma pessoa psicopata?

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

O que significa dizer que a perversão e O negativo da neurose?

Para Freud (1901/1996g), portanto, a neurose seria o negativo da perversão no momento em que aquela se constitui de exacerbado recalcamento do conteúdo sexual, ao passo de que, na última, tal conte- údo aparece de forma clara, ausente do sentimento de nojo ou culpa.

O que acontece quando um psicopata é rejeitado?

Um psicopata é conhecido por sua habilidade em manipular as pessoas ao seu redor. Quando é rejeitado, ele pode tentar usar suas habilidades manipulativas para tentar reverter a situação. Isso pode incluir chantagem emocional, promessas vazias e até mesmo ameaças.

Artigo anterior
O que é um halo solar?
Artigo seguinte
Quem recebe pensão alimentícia tem direito ao 13o salário?