O que é ser antiético e aético?

Perguntado por: Joana Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Ética é reflexiva. Amoral – desconhece e descumpre a moral. Imoral – conhece e descumpre as regras. Antiético = aético – descumpre regras éticas ou virtudes, dentro do campo de um código profissional.

O que é uma pessoa aético?

O sufixo A exprime negação. Logo, aética significa não - ético, anti - ético, uma pessoa que não age de acordo com uma boa conduta.

O que é ser uma pessoa antiética?

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Dessa forma, uma pessoa antiética é aquela que vai contra tudo que um grupo ou organização faz. É o movimento oposto.

O que é uma pessoa antiética Cite alguns exemplos?

Levar um objeto da empresa para casa, tirar vantagem de um colega e divulgar informações falsas são apenas alguns exemplos do que podemos chamar de comportamento antiético. Infelizmente, alguns já são tão recorrentes, principalmente nas empresas, que acabam sendo ignorados por boa parte das pessoas.

Que atitudes podem ser considerados antiético?

E 10 exemplos de atitudes antiéticas: Costume de furar fila; adquirir produtos piratas ou frutos de roubo; pegar um objeto emprestado e não devolver; falar alto ao celular dentro de lugares públicos; ser grosseiro e ofensivo; obter vantagem em cima do sofrimento ou desvantagem do próximo; limpar a calçada com a ...

LEANDRO KARNAL - O que é ser ético?

36 questões relacionadas encontradas

O que é um ser amoral?

Vitória: a) "Amoral - que é destituído de moralidade. Ex.: 'Esse indivíduo é um amoral'. Não confundir com imoral, cujo significado é: contrário à moral, desonesto. Ex.: 'À polícia compete reprimir as práticas imorais'".

O que significa a palavra susceptível?

1. Que envolve possibilidade de certa coisa (ex.: esta matéria é susceptível de referendo). 2. Que é capaz de experimentar certas modificações ou de adquirir determinadas propriedades (ex.: o ouro é susceptível de se valorizar nos próximos tempos).

O que é moral e imoral?

O termo amoral (desprovido de moral; sem noção de moral; sem julgamento moral) não significa o mesmo que imoral, que designa aquele ou aquilo que é contrário à moral e aos bons costumes; devasso; indecente; vergonhoso.

Quais são os exemplos de moral?

Exemplos de valores morais
  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. ...
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. ...
  • Igualdade. ...
  • Tolerância. ...
  • Solidariedade.

Qual a diferença entre a moral e o moral?

A moral é o conjunto das normas de conduta ou os princípios que regem os bons costumes de uma sociedade e que são convencionados como válidos. Exemplo: Respeite a moral de nossa família. A moral de um país está expressa por suas leis.

O que é um ato não moral?

Aquilo que não pode ser julgado como moral ou imoral, aquele que não pode ser julgado desta forma por não conhecer os conceitos de moralidade.

Qual o sinônimo de susceptível?

1 apto, capaz, passível, sujeito, suscetível, vulnerável. Que tem tendência para alguma coisa: 2 chegado, dado, disposto, inclinado, predisposto, propenso.

O que é ser uma pessoa tolerante?

A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.

Qual é a origem da palavra suscetível?

Etimologia (origem da palavra suscetível). Do latim susceptibilis, "apto para experimentar".

O que é amoral exemplos?

Amoral é, por exemplo, aquele que, involuntariamente, como acontece na incapacidade mental, não reconhece nem pratica os princípios morais estabelecidos, e que são reguladores da vida em sociedade. - Como psiquiatra, devo preservar um juízo amoral sobre o que me é contado pelos pacientes.

O que é um comportamento amoral?

Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética.

O que é uma situação amoral?

O que é Amoral:

Amoral é aquilo que está fora da moral, ou seja, é aquilo que é neutro no que se refere à ética. Em um sentido prático, um indivíduo amoral vive sem as condições subjetivas exigidas para que os seus atos ou juízos sejam morais.

O que é tolerância exemplos?

Disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir de outras pessoas, ainda que sejam diferentes dos nossos; complacência. Liberação de uma regra, preceito, norma; licença: tolerância de prazo. Favor feito a alguém em determinadas circunstâncias: isto não é um direito, é uma tolerância.

Quais são as atitudes de uma pessoa tolerante?

Como ser mais tolerante: dicas
  • Ouvir mais o que os outros têm a dizer.
  • Respeitar a opinião do outro.
  • Fazer uma autoavaliação.
  • Se colocar no lugar do outro.
  • Ter paciência com os outros.
  • Ser um pacificador.
  • Deixar o mau humor de lado no trabalho.

O que pode ser considerado um exemplo de atitude tolerante?

Quem tem opção sexual diferente, quem torce para time diferente, quem gosta de coisas diferentes. Aceitar as diferenças significa entender que o mundo não é formado pelo nosso reflexo. Aceitar é ser tolerante, é ter respeito pelo outro e essa atitude só faz bem tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.

O que é sucessíveis?

Que ou quem pode suceder a outrem como herdeiro ou com qualquer outro título (ex.: parente sucessível; se já tiver falecido um dos beneficiários, a sua parte é paga aos seus sucessíveis).

O que significa a palavra incumbe?

Significado de incumbir

Atribuir ou conceder uma incumbência a; dar uma tarefa, uma obrigação a; encarregar ou encarregar-se: incumbiu ao marido a tarefa de fazê-la feliz; a vida incumbe-se de sarar velhas feridas. Ser do domínio de; competir: aos filhos incumbe a responsabilidade de estudar.

O que é ser uma pessoa escrupulosa?

Que tem escrúpulo; meticuloso; hesitante; cuidadoso; pontual. Plural: escrupulosos |ó|.

Como pode ser caracterizado o ato moral?

Para que o ato possa ser considerado moralmente bom deve partir de um princípio bom, ser executado com instrumentos (meio) bons e direcionar-se para um fim bom. Portanto o começo o meio e o fim devem ser mantidos pelo mesmo norte: o bem.

Qual a diferença entre a ética e a moral?

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

Artigo anterior
Quais os maiores heróis gregos?
Artigo seguinte
Quando os prazos judiciais voltam a correr?